Notícias, Desporto

by | Feb 11, 2026 | Desporto

 

Mau tempo: FPF admite reforço de verba para ajudar clubes afetados

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, admitiu segunda-feira em Leiria a possibilidade de haver um reforço da verba para apoio aos clubes afetados pelas recentes intempéries.

As candidaturas ao Fundo de Apoio Urgente às Catástrofes Naturais da FPF, no valor de 100 mil euros, abriram na sexta-feira, abrangendo clubes, sociedades desportivas e associações.

Hoje, durante uma visita à Academia da União das Freguesias de Parceiros e Azoia/Associação de Futebol de Leiria para avaliar os efeitos do mau tempo, Pedro Proença disse haver possibilidade de ir mais além, “se houver necessidade”.

“A FPF não se substitui ao Estado nem aos municípios. A FPF tem as suas limitações e o que fez foi uma primeira abordagem daquilo que foi a disponibilidade financeira momentânea. Esta verba não estava orçamentada, mas fomos capazes de encontrar um valor que pudesse acolher as primeiras necessidades”, afirmou, em resposta a críticas surgidas de responsáveis de clubes das zonas afetadas, que consideraram escasso o valor, dada a dimensão dos prejuízos.

Em Leiria, Pedro Proença admitiu que a FPF poderá rever o apoio: “Se houver necessidade, teremos de encontrar forma de fazer um reforço deste modelo financeiro de acompanhamento, tendo a noção clara que os fundos são finitos”.

Proença acrescentou acreditar que, a nível governamental, “ninguém irá criar limitações para que esses apoios possam acontecer”.

“Não quero tecer comentários sobre o que será a decisão política sobre o tema. Tenho a plena convicção, e conhecendo a senhora ministra [do Desporto], que tudo se fará para podermos minimizar esta catástrofe para o desporto nacional”, reforçou.

A presença na Academia da União das Freguesias de Parceiros e Azoia/Associação de Futebol de Leiria foi justificada pelo facto da FPF ter investido na construção do complexo, parcipalmente destruído pela depressão Kristin.

Mas a visita, feita “de forma simbólica”, teve como objetivo assinalar o “todo o envolvimento solidário com que o país se tem envolvido em função desta calamidade”.

Da parte da FPF, além da ativação do Fundo de Apoio Urgente às Catástrofes Naturais, também foram abertas as portas da Cidade do Futebol, que “a União de Leiria pode utilizar, de modo a que as competições profissionais não tivessem uma interrupção”.

Pedro Proença anunciou também a realização de um jogo de Portugal no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, em 10 de junho, antes da equipa das ‘quinas’ partir para o Mundial2026. A receita reverterá para os clubes do distrito de Leiria afetados.


 

Stephen Eustáquio cedido pelo FC Porto aos norte-americanos do Los Angeles FC

O futebolista Stephen Eustáquio foi emprestado pelo FC Porto ao Los Angeles FC até ao final da temporada, com o emblema do campeonato norte-americano de futebol (MLS) a garantir uma opção de compra definitiva.

O clube californiano terá assim a possibilidade de adquirir a totalidade dos direitos económicos do atleta por 7,25 ME e, segundo o FC Porto, a operação não contou com quaisquer custos de intermediação.

“O Stephen é um médio de topo, com uma extensiva experiência internacional, que saberá o que é preciso para levar este clube para o próximo nível”, garantiu o diretor geral do novo clube do internacional canadiano, John Thorrington, em nota divulgada no sítio dos norte-americanos na internet.

Em quatro anos no FC Porto, vindo do Paços de Ferreira, Stephen Eustáquio fez 156 jogos, contribuindo com 12 golos e 10 assistências, e conquistou um campeonato, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e duas Supertaças Cândido de Oliveira.

Porém, o jogador, de 29 anos, perdeu espaço nas escolhas iniciais com o técnico Francesco Farioli, na presente temporada, aquando da chegada de Victor Froholdt, com apenas 184 minutos somados no campeonato.


 

José Faria assume comando técnico do Farense até final da época

O treinador José Faria assumiu o comando do Farense, tendo assinado contrato até final da época, quase cinco meses depois de o técnico deixar o primodivisionário Estrela da Amadora.

José Faria, de 39 anos, sucede a Pedro Neto, treinador interino durante cinco jornadas, sem ter somado qualquer vitória, depois de a temporada ter começado com Jorge Silas no banco dos algarvios, que se assumiram como candidatos à subida e ocupam agora o 17.º e penúltimo posto.

O novo ‘timoneiro’ do Farense tem vínculo até final da época. José Faria iniciou o percurso de treinador no Leixões, no qual orientou as equipas de sub-19, sub-23 e B. No Estrela da Amadora, foi coordenador de formação e treinador-adjunto antes de ter assumido o comando técnico do plantel principal, na temporada passada, garantindo a permanência na I Liga.

 

0 Comments

Related Articles