Lisboa, 04 fev 2026 (Lusa) – Hoje é quarta-feira, 04 de fevereiro, trigésimo quinto dia do ano, Dia Mundial do Cancro e Dia Internacional da Fraternidade Humana. Faltam 331 dias para o final de 2026.
Este dia é dedicado ao missionário e mártir São João de Brito e à Beata Maria de Mattias, fundadora das Irmãs Adoradoras do Preciosíssimo Sangue.
Nos céus, a Lua encontra-se na fase minguante. Quarto minguante, dia 09, às 12:43.
O Sol nasce às 07:40 e o ocaso regista-se às 18:02.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:43 e às 17:14, a baixa-mar às 10:40 e às 22:50.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário, destacando-se o pioneiro da aviação Charles Lindbergh (1902), a atriz Ida Lupino (1918) e a antiga Presidente da Argentina Isabel Peron (1931).
Nesta data, em 1693, o missionário português João de Brito era martirizado na Índia.
Em 1783, terminava a guerra da independência entre os recém-criados EUA e a coroa inglesa. ´
Em 1837, o edifício do Colégio dos Nobres era destinado à Escola Politécnica de Lisboa.
Em 1938, Adolfo Hitler, chanceler da Alemanha, assumia o controlo das forças armadas.
Em 1961, o MPLA iniciava a luta armada pela independência de Angola.
Em 1974, Patricia Hearst, 19 anos, era raptada por guerrilheiros urbanos na Califórnia.
Em 1975, era inaugurada, em Lisboa, a sede da Sociedade Portuguesa de Autores.
Em 1985, era inaugurado, em Lisboa, o Museu Nacional do Teatro e, no Reino Unido, 2.200 mineiros regressavam ao trabalho, depois de 11 meses de greve.
Em 1991, no vigésimo dia de guerra no Golfo, era bombardeada a Guarda Republicana iraquiana.
Em 1992, morria, com 54 anos, a pianista e compositora portuguesa Constança Capdeville, natural de Barcelona, há largos anos residente em Portugal.
Em 1996, Paulo Guerra vencia a 33.ª edição da Taça dos Campeões Europeus de Crosse.
Em 1998, a Assembleia da República aprovava o projeto de Lei da Juventude Socialista para a despenalização da prática de aborto até às 10 semanas.
Em 2000, o Presidente austríaco, Thomas Kleist, dava posse ao governo de coligação entre os democratas cristãos de Wolfgang Schuessel e o partido radical de direita de Joerg Haider, suscitando a aplicação de sanções pelos 14 parceiros da União Europeia (UE).
Em 2001, morria, aos 78 anos, o músico e compositor francês de origem grega Iannis Xenakis.
Em 2003, era proclamado o novo Estado da Sérvia-Montenegro, pelo presidente do Parlamento jugoslavo, que aprovara a extinção da República Federativa da Jugoslávia, constituída 74 anos antes.
Em 2004, era lançado O Facebook, por Mark Zuckerberg e os seus colegas de quarto.
Morria, aos 73 anos, a escritora brasileira Hilda Hilst, autora de “Cascos e Carícias”.
Em 2005, no Iraque, era raptada a jornalista italiana Giuliana Sgrena, do jornal Il Manifesto.
O sargento norte-americano Javal Davis, da cadeia de Abu Ghraib, em Bagdad, era condenado a seis meses de prisão e ao afastamento do Exército.
Em 2006, a Agência Internacional de Energia Atómica remetia o dossier nuclear iraniano para o Conselho de Segurança da ONU.
Morria, aos 85 anos, Betty Friedan, psicóloga norte-americana, uma das fundadoras do feminismo moderno, autora do manifesto “The Feminine Mystique” (A Mística Feminina).
Em 2007, a China lança na Zâmbia uma zona de cooperação económica e comercial em África, a primeira das cinco que pretende estabelecer no continente.
Morria, aos 72 anos, Barbara McNair, atriz e cantora norte-americana.
Morria, aos 72 anos, Carlos Silva, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
Em 2008, a NASA divulgava a canção dos Beatles “Across the Universe” no cosmos, uma estreia absoluta, para celebrar simultaneamente o cinquentenário da agência espacial norte-americana e o nascimento do grupo britânico.
Morria, aos 77 anos, o lendário percussionista cubano Tata Guines num hospital de Havana. O “Rei do Tambor”, como era conhecido, tinha sido hospitalizado na sequência de uma infeção renal, cancelando uma digressão pela Europa.
Em 2009, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, utilizava pela sétima vez o veto político, desde o início do mandato, ao não promulgar o projeto do PS de alteração da Lei eleitoral para a Assembleia da República que previa o fim do voto por correspondência dos emigrantes.
Morria, aos 62 anos, Lux Interior, vocalista dos norte-americanos The Cramps.
Em 2010, morria, aos 95 anos, o “pai” do cinema chinês de animação, Te Wei.
Morria, aos 91 anos, o antigo guarda-redes e árbitro internacional português Aníbal de Oliveira.
Em 2012, Telma Monteiro conseguia a primeira medalha de ouro da sua carreira no Grand Slam de Paris, em -57 kg, ao vencer a campeã mundial, a judoca japonesa Aiko Sato, em apenas nove segundos.
Morria, aos 78 anos, István Csurka, controverso escritor e fundador do partido de extrema-direita húngaro MIEP.
Em 2013, morria, aos 71 anos, Reg Presley, vocalista da banda rock britânica “The Troggs”.
Em 2016, os Estados Unidos e 11 outros países assinavam, na Nova Zelândia, o Acordo de Associação Transpacífico, para a criação de uma maior zona livre de comércio do mundo.
Em 2017, morria, aos 91 anos, Georgette Ferreira, ex-deputada do PCP e dirigente do comité central do partido.
Em 2018, os Philadelphia Eagles conquistavam pela primeira vez o Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano, ao baterem os detentores em título New England Patriots por 41-33, em Minneapolis, Minnesota.
Em 2020, morria, aos 95 anos, Daniel Toroitich arap Moi, Presidente do Quénia (1978-2002).
Morria, aos 97 anos, Manuel Machado Sá Marques, médico e antifascista, antigo presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.
Morria, aos 22 anos, em Kampala, Abadi Hadis, atleta etíope, medalha de bronze no Mundial de corta-mato de 2017 e um de apenas cinco homens na história do atletismo que conseguiram correr três distâncias abaixo dos tempos de referência (5.000 metros abaixo de 13 minutos, os 10.000 abaixo de 27 e a meia maratona abaixo de 59).
Em 2023, a curta-metragem “O homem do lixo”, de Laura Gonçalves, vencia o prémio de melhor filme de animação do Festival de Cinema de Clermont-Ferrand (França), numa edição em que o realizador Ary Zara saiu duplamente premiado.
A Força Aérea dos Estados Unidos abatia o alegado balão espião chinês que sobrevoava o país, logo que o aparelho ficou sobre as águas do Oceano Atlântico.
Em 2024, a coligação PSD/CDS-PP/PPM vencia as eleições regionais dos Açores, com 42,08 por cento dos votos mas fica a três deputados da maioria absoluta. O PS obtém 35,91 por cento dos votos, o Chega consegue 9,19 por cento dos votos, o BE 2,54 por cento, o IL, 2,15 por cento e o PAN 1,65 por cento dos votos.
Jorge Nuno Pinto da Costa, de 86 anos, anunciava que iria recandidatar-se à presidência do FC Porto “Sou candidato à presidência do FC Porto”, nas eleições dos órgãos sociais do clube para o quadriénio 2024-2028.
Morria, aos 91 anos, Rui Patrício, último ministro dos Negócios Estrangeiros do Estado Novo.
Morria, aos 82 anos, Hage Geingob, Presidente da Namíbia desde 2015, principal responsável pelo início das conversações com a Alemanha sobre a revisão das atrocidades cometidas pelo Império Alemão durante o período colonial, entre 1884 e 1915, e possíveis compensações.
Em 2025, morria, aos 88 anos, Shah Karim al Hussaini, príncipe Aga Khan, fundador e presidente da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), líder espiritual dos muçulmanos xiitas ismaelitas. Escolheu Lisboa para sede mundial da comunidade ismaelita, “Imamat Ismaili”.
Morria, aos 87 anos, Maria Teresa Horta, escritora, poeta e jornalista. Juntamente com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, fez parte do grupo “Três Marias” que escreveu as “Novas Cartas Portuguesas”, obra proibida pela ditadura do Estado Novo. Foi incluída numa lista elaborada pela estação pública britânica BBC de 100 mulheres mais influentes e inspiradoras de todo o mundo, que incluía artistas, ativistas, advogadas ou cientistas.
(Fonte: Informação de dados astronómicos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Instituto Hidrográfico)






0 Comments