Teve lugar no passado domingo, 1 de fevereiro, na sede da União Portuguesa Beneficente em Pawtucket a cerimónia de tomada de posse para mais um mandato de Jorge Pacheco, que fez história ao presidir à passagem dos 100 anos daquela organização que se notabilizou no apoio aos associados.
Quando não havia seguros de saúde e mortuários era ali que acabavam por encontrar o apoio necessário. E que passados 100 anos ainda hoje existem.
Jorge Pacheco fez história ao celebrar os 100. Mas não o fez com a finalidade de encerrar o árduo trabalho dos antigos presidentes, mas pelo contrário prosseguir a sua obra, que além de manter o apoio aos associados é uma mais valia para a presença de Portugal em terras americanas.
São 100 anos divididos em 14 sucursais que a idade dos seus componentes, o falecimento sucessivo dos mais idosos, obrigaram a convergir o trabalho na sede geral desde janeiro de 2022.
“Nestes 100+1 espero que nunca se abandonem os bons princípios e as origens desta tão nobre organização. Terá de ser com os olhos postos no futuro, pensando em modernidade algo que atraia a nossa juventude para que sejam os seguidores desta obra magnifica”, foram palavras de Jorge Pacheco na passagem dos 100 anos.
Os 100 +1 anos da União Portuguesa Beneficente enquadram-se no já longo leque das presenças centenárias em Rhode Island. E aqui Jorge Pacheco e todos os destemidos e arrojados colaboradores são o exemplo real da presença lusa em Rhode Island.
Desde a primeira sede na Central Avenue que a maioria desconhece até à atual sede na Benefit Street vai um trajeto cimentado pelo entusiasmo dos seus fundadores que criaram as condições para se passar o centenário.
Construiu-se uma ponte entre o passado, o presente e o futuro.
Recordamos a passagem pela sede na Central Avenue. O banquete dos 75 anos com Jorge Almeida no salão da igreja de Santo António em Pawtucket. A inauguração da nova e atual sede com Victor Andrade. Agora os 100 com Jorge Pacheco.
Corpos diretivos 2026
Presidente……………Jorge Pacheco
Hora Social………………José Alberto Silva
Cultura e Desporto………………Juvenália Pacheco
Secretária………….Isabel Silva
2.ª Secretária………..Zita Leal
Tesoureira………………..Maria Fátima Rodrigues
Recebedora…………….Ana Paula Silva
Fiscais
Adelino Martins, Fátima Silva, Jason Silva
Junta de Saúde Patrocinia Andrade
Apelos e Julgamentos
Paulo da Silva, Alberto Silva, António Moreira
Cozinheiro……….Manuel Silva






0 Comments