I Liga – Suárez volta a dar vitória ao Sporting nos descontos antes do Dragão

by | Feb 1, 2026 | Desporto

 

Redação, 01 fev 2026 (Lusa) – O calcanhar de Luis Suárez, que voltou a marcar nos descontos, deixou hoje o Sporting à condição a quatro pontos do líder FC Porto, uma semana antes da visita ao Dragão, na 20.ª jornada da I Liga de futebol.

Em Alvalade, com muitas dificuldades e também com muita chuva, o Sporting bateu o Nacional por 2-1, com Suárez, tal como já tinha acontecido em Arouca (2-1) na última ronda, a fazer o golo da vitória em tempo extra, desta vez aos 90+6 minutos, após centro de Alisson.

Este resultado deixa os bicampeões nacionais com 51 pontos, contra 55 do FC Porto, que na segunda-feira joga com o Casa Pia, em Rio Maior, no duelo que fecha a jornada.

Suárez, que leva 18 golos na I Liga e 25 em todas as competições, voltou a ser determinante, já que os ‘leões’ estavam proibidos de perder pontos a pouco dias do embate com o FC Porto no Dragão, em 09 fevereiro, jogo que promete ter um peso bem grande nas contas finais da luta pelo título.

Antes do gesto artístico do internacional colombiano, Pedro Gonçalves, de regresso à titularidade após lesão, tinha dado vantagem ao Sporting, aos 72 minutos, que o paraguaio Alan Nuñez anulou, aos 76, em novo lance em que o guarda-redes Rui Silva ficou mal na ‘fotografia’.

Além da vitória, a equipa de Rui Borges manteve Luis Suárez disponível para o clássico no Dragão, já que o colombiano falhava o jogo caso tivesse visto um cartão amarelo, mas passou a ter uma nova polémica com o capitão Hjulmand, que subitamente ficou de fora do jogo com o Nacional.

A imprensa desportiva avançou que o médio dinamarquês terá ficado desagrado com a direção do Sporting, que alegadamente rejeitou uma proposta do Atlético Madrid para uma transferência já neste mercado de inverno.

Destaque ainda para Faye, extremo contratado pelo Sporting em janeiro e que fez a sua estreia pela equipa ‘leonina’, ao ser lançado na segunda parte.

Já o Nacional, manteve-se no quarteto que partilha o 11.º posto, todos com 20 pontos.

Em Tondela, o Benfica confirmou o adeus à luta pelo título, com um empate a zero na casa do penúltimo classificado, resultado que deixa já os ‘encarnados’ a cinco pontos do segundo posto e pode aumentar para 12 a diferença para o FC Porto.

Desta vez, nem Pavlidis, o melhor marcador da I Liga, com 19 golos, salvou o Benfica, no dia em que o internacional português Bruma regressou à competição na equipa de José Mourinho depois de longa paragem devido a lesão.

O Tondela manteve-se no 17.º e penúltimo lugar, agora com 13 pontos.

No primeiro jogo do dia, O Gil Vicente recuperou provisoriamente o quarto lugar, ao golear o Famalicão por 5-0, com dois golos do suplente Gustavo Varela, perante uma equipa forasteira que atuou com menos uma unidade a partir dos 42 minutos por expulsão de Mathias de Amorim devido a agressão.

Murilo, aos 44 minutos, de penálti, Jonathan Buatu, aos 53, Gustavo Varela, aos 80 e 84, e Santi García, aos 90, foram os nomes da goleada gilista.

O Gil Vicente passou a somar 34 pontos, mais um do que o Sporting de Braga, que se desloca na segunda-feira ao reduto do lanterna-vermelha AVS, enquanto o Famalicão, que vinha de dois triunfos, manteve-se em sétimo, com 29.

 

 

0 Comments

Related Articles