Almanaque, 31 de janeiro

by | Jan 31, 2026 | Noticias de Portugal

 

Lisboa, 31 jan 2026 (Lusa) – Hoje é sábado, 31 de janeiro, trigésimo primeiro dia do ano. Dia Mundial do Mágico e Dia Nacional do Sargento. Faltam 335 dias para o final de 2026.

Este dia é dedicado a São João Bosco, Confessor, e a São Pedro Nolasco, Confessor.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a fase plena. Lua cheia, dia 01 de fevereiro, às 22:09.

O Sol nasce às 07:43 e o ocaso regista-se às 17:57.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 01:42, a às 14:14, a baixa-mar, às 07:47 e às 20:02.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário, destacando-se o compositor austríaco Franz Schubert (1797), o romancista norte-americano Norman Mailer (1923), a bailarina russa Ana Pavlova (1885), o compositor norte-americano Philip Glass (1937), o cineasta Derek Jarman (1942) e a atriz Minnie Driver (1970).

 

Nesta data, em 1606, o conspirador inglês Guy Fawkes era executado em Londres.

Em 1891, verificava-se a tentativa de revolta republicana no Porto.

Em 1950, o Presidente norte-americano, Harry Truman, aprovava a produção da bomba de hidrogénio.

Em 1958, os EUA lançavam, de Cabo Canaveral, Florida, o primeiro satélite artificial Explorer 1.

Em 1962, os ministros dos Negócios Estrangeiros da Organização dos Estados Americanos votavam a expulsão de Cuba do sistema interamericano.

Em 1986, o Presidente vitalício do Haiti, Jean-Claude Duvalier, impunha o estado de sítio.

Em 1988, terminava, na Póvoa de Varzim, o VIII Congresso do CDS, marcado pelo regresso de Diogo Freitas do Amaral à liderança do partido.

Em 1989, morria, aos 69 anos, o escritor Fernando Namora, autor de “Retalhos da Vida de Um Médico” e “Rio Triste”.

Em 1990, as autoridades portuguesas revelavam ter em sua posse documentos que provavam a responsabilidade do petroleiro Aragon na maré negra da Ilha de Porto Santo.

Em 1992, as autoridades de Pequim garantiam ao governador de Macau que a pena de morte, em vigor na China, não seria extensível ao território, após o termo da administração portuguesa.

Em 1994, tomava posse o novo Presidente da Argélia, General Liamine Zéroual.

Em 2001, um Tribunal escocês condenava a prisão perpétua um dos dois cidadãos líbios acusados do atentado de Lockerbie, em dezembro de 1988.

Em 2004, o X Congresso da CGTP elegia o novo Conselho Nacional, elevando para 147 o número de membros.

Em 2005, o Instituto de Meteorologia verificava que Portugal tinha atravessado o mês de janeiro mais seco entre os 100 anos anteriores.

O filme “Mar Adentro”, de Alejandro Amenábar, era distinguido com 14 prémios Goya, troféu da Academia de Cinema de Espanha.

Em 2006, era dada por concluída a acusação no âmbito do processo Apito Dourado, com a constituição de 29 arguidos, na esmagadora maioria, por crimes ocorridos no âmbito da atividade desportiva ou com ela relacionados.

Morria, aos 80 anos, a Moira Shearer, bailarina britânica, protagonista de “Os Sapatos Vermelhos”, de Michael Powell e Emeric Pressburger.

Terminava a fase de ligação à Internet em banda larga das escolas públicas do país.

Em 2007, era publicada em Diário da República a portaria que cria o Código Hospitalar Nacional do Medicamento – CHNM.

Morria, aos 77 anos, Adelaide Tambo, ativista da luta contra o apartheid, na África do Sul, viúva do antigo líder do ANC Oliver Tambo.

Morria, aos 70 anos, Cerqueira da Rocha, advogado, opositor do antigo regime.

Em 2008, os portugueses passavam a poder encontrar objetos perdidos no portal Perdidos e Achados e denunciar um crime no sistema Queixa Electrónica.

O argentino Diego Armando Maradona pedia perdão pelo famoso golo marcado com a “mão de Deus” à Inglaterra no Mundial de futebol do México em 1986, numa entrevista publicada no jornal inglês “The Sun”.

A Fundação Champalimaud inaugurava na Índia um centro de investigação dedicado à reconstrução de tecidos dos olhos a partir de células estaminais adultas, permitindo aos pacientes recuperar a visão.

Ficava concluída em todo o país a reorganização territorial das forças de segurança, com o fim do processo de transferência do policiamento em 37 freguesias dos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal.

Morria, aos 91 anos, o escritor e dirigente político chileno Volodia Teitelboim Volosky, numa clínica de Santiago, em consequência de uma crise respiratória.

Em 2010, morria, aos 78 anos, Manuel Serra, histórico do Partido Socialista, fundador da Frente Socialista Popular, vítima de doença prolongada.

Morria, aos 76 anos, o escritor e jornalista argentino Tomas Eloy Martinez, em Buenos Aires.

Em 2011, morria, aos 115 anos, Eunice Sanborn, a mulher mais velha do mundo, nos Estados Unidos. A anciã norte-americana ostentou o título apenas durante cerca de três meses, depois da morte de Eugenie Blanchard, uma religiosa nascida na ilha de Guadalupe que morreu a 04 de novembro, com 114 anos.

Em 2014, Vasco Graça Moura era condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada no final de um colóquio que juntou ensaístas, escritores e investigadores, numa homenagem ao escritor.

Em 2015, a Austrália conquistava pela primeira vez a Taça Asiática de futebol, ao derrotar a Coreia do Sul, por 2-1, após prolongamento, na final disputada em Sydney.

Em 2017, morria, aos 67 anos, John Wetton, músico britânico vocalista dos Asia.

Em 2020, o Reino Unido saía da União Europeia.

Morria, aos 92 anos, James Dunn, cônsul australiano em Díli entre 1962 e 1964 e um dos maiores lutadores pela autodeterminação timorense, autor do livro “East Timor: A People Betrayed” de 1984.

Morria, aos 92 anos, Mary Higgins Clark, escritora norte-americana, conhecida como a “rainha do suspense”.

Em 2023, morria, aos 106 anos, Cleonice Berardinelli, académica, investigadora e escritora brasileira, especialista da literatura de língua portuguesa. Condecorada com as insígnias da Ordem do Infante D. Henrique e da Ordem de Sant’Iago da Espada”.

Em 2025, as tropas norte-coreanas posicionadas na região russa de Kursk “foram retiradas” devido às pesadas perdas infligidas pelo Exército ucraniano, indicava um porta-voz das forças especiais de Kiev.

(Fonte: Informação de dados astronómicos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Instituto Hidrográfico)

 

 

0 Comments

Related Articles