Athletic Bilbau – Sporting, declarações

by | Jan 28, 2026 | Desporto

Bilbau, Espanha, 28 jan 2026 (Lusa) – Declarações na ‘flash-interview’ da Sport TV após o jogo Athletic Bilbau-Sporting (2-3) da oitava e última jornada da fase de liga da Liga dos Campeões de futebol, disputado hoje no Estádio San Mamés, em Bilbau:

– Rui Borges (treinador do Sporting): “Deixar uma palavra de agradecimento aos milhares de sportinguistas que hoje não puderam estar aqui, mas que em casa nos passaram esta energia.

Não existem palavras para descrever os jogadores, eles são incríveis. Só uma grande equipa e um grande coletivo é que nos trazia até aqui a lutar por este objetivo e depois a conquistá-lo. Soubemos reagir e a acreditar até ao fim. Por tudo que fizemos nesta fase, foi muito merecida esta conquista.

A atitude competitiva mudou da primeira para a segunda parte e a malta que entrou foi importante. Não existem palavras para descrever estes rapazes.

Faltava energia, estávamos lentos a tomar decisões e falhámos muitos passes. Isso originou perigo. Tínhamos de ser mais agressivos a nível ofensivo, para passar a primeira zona de pressão, chegar ao meio-campo ofensivo e depois tentar dar a volta ao resultado. Fomos claramente melhores na segunda parte do que na primeira.

Ganhámos algum respirar no nosso calendário e agora é focar no Nacional. Depois temos tempo de nos focar na ‘Champions’. Seja com quem for, vamo-nos bater, competir e tentar marcar o nosso caminho de forma bonita”.

– Pedro Gonçalves (jogador do Sporting): “É história. Este clube é feito de história. Tentámos dar o nosso melhor, pelo clube e por Portugal. Ficámos contentes por passar nos oito primeiros e espero que os adeptos, que não puderam estar aqui, estejam orgulhosos.

Alisson também entrou e teve mais impacto que eu, marcou um golo. São todos importantes, temos muitos jogos pela frente e, jogue quem jogar, vamos dar o máximo. O grupo vai estar sempre em primeiro.

Nos ‘oitavos’ vamos tentar jogar para ganhar. A última vez que estive nos ‘oitavos’ levei cinco. Agora é esperar pelo sorteio e vamos já pensar no jogo com o Nacional. O campeonato é a nossa ‘Champions’ como o mister já disse”.

– Francisco Trincão (jogador do Sporting): “Incrível. É um apuramento histórico para o Sporting e para o futebol português. Demonstrámos que somos tão grandes como os maiores da Europa e agora é festejar e aproveitar o momento.

Todos os jogos são difíceis, estávamos como dificuldades em sair, mas depois melhorámos. Nestes jogos temos de saber sofrer. Na segunda parte foi diferente, fizemos os nossos golos e foi merecido. Agora é festejar e desfrutar do momento”.

– Eduardo Quaresma (jogador do Sporting): “Agradecer a todos os que me apoiaram, recuperei bem. Foi um jogo menos conseguido na primeira parte, estávamos nervosos e não tínhamos bola. Na segunda, mostrámos personalidade e metemos o adversário lá atrás. É o lema deste clube, de lutar até ao fim, e agora é festejar esta passagem histórica nos oito primeiros da ‘Champions’.

O banco [de suplentes], em todos os jogos, ajuda muito, todos ajudaram e deram alguma energia. Estamos todos de parabéns, porque fizemos um bom jogo, contra um grande adversário e em casa deles. Agora é continuar a trabalhar.

Este percurso é muito bom. Somos o Sporting e não nos vergamos a ninguém. Sabemos que temos equipas mais fortes que nós na ‘Champions’, mas lutamos com as nossas armas e não temos medo. Merecemos estar nos oito primeiros.

Não gosto de jogar com máscara, afeta um pouco. É uma questão médica e tenho de cumprir. Durante seis semanas vou ser o homem da máscara”.

– Fresneda (jogador do Sporting): “Foi um jogo muito complicado, sabíamos que era difícil jogar aqui. Também foi a minha primeira vez a ganhar neste estádio. Muito feliz pela equipa e agora é olhar para a frente e para o próximo jogo.

Esta equipa é uma família, que luta toda junta até ao fim. Fizemos uma boa primeira fase e agora é pensar no que vem a seguir.

É importante passar aos oitavos, descansamos duas semanas do play-off, pensamos na Taça de Portugal e na I Liga, e depois logo vamos voltar a pensar na ‘Champions’.

É um orgulho ter ficado nos oito primeiros. Agora temos de continuar a lutar nos jogos seguintes seja com quem for”.

0 Comments

Related Articles