Departamento de Educação de MA promoveu encontro com comunicação social multicultural

by | Jan 28, 2026 | Notícias das comunidades

 

No passado dia 15 de janeiro, na State House em Boston, MA, o secretário da Educação, Patrick Tutwiler, promoveu um evento de comunicação social multicultural na sede do governo estadual destinado a apresentar a sua equipa a diversos meios de comunicação multilingues que servem comunidades em todo o estado de Massachusetts, à qual Portuguese Times marcou presença.

O evento contou com a presença do secretário Tutwiler e dos três comissários de educação do estado, sendo abordados temas como:

– Investimentos e crescimento na educação pré-escolar e creches

– Recomendações para os requisitos de conclusão do ensino secundário

– Ensino superior gratuito e acessível e níveis históricos de ajuda financeira

De referir que o Patrick Tutwiler, principal conselheiro da governadora Maura Healey em assuntos educacionais ajudando a moldar a agenda educativa do estado, dirige o Gabinete Executivo de Educação (EOE), que supervisiona a educação pré-escolar, o ensino básico e secundário e o ensino superior.

 

Destaques da EOE em 2025:

  • Copresidente do Conselho Estadual de Graduação K-12 da Governadora Healey para garantir que todos os estudantes de Massachusetts se formem com as competências necessárias para terem sucesso na faculdade, carreiras e vida cívica e demonstrem essas qualidades através de um conjunto consistente de expectativas em todo o Estado
  • Copresidente da Task Force de Combate à Fome da Governadora Healey, trabalhando para mitigar os cortes federais no SNAP e adotar soluções a longo prazo
  • Publicou orientações conjuntas com a Procuradora-Geral Andrea Joy Campbell para apoiar

as instituições de ensino superior e K-12 de Massachusetts no seu trabalho para promover a igualdade de acesso e representação na educação

  • A Governadora Healey sancionou o Projeto de Lei de Proteção da Equidade na Educação, que acrescentou garantias ao direito à Educação pública no estado para todos os alunos, independentemente do seu estatuto de imigração, cidadania ou deficiência.
  • ​​Tutwiler e todos os comissários de educação continuaram a manifestar-se contra o desmantelamento do Departamento de Educação dos EUA.

 

Presente também na mesa redonda, Amy Kershaw, comissária do Departamento de Educação Infantil e Cuidados (CEE) de Massachusetts.

A comissária Kershaw está empenhada em colaborar com o diversificado setor da educação pré-escolar e dos cuidados para promover uma economia forte e equitativa para o estado e o acesso a experiências de aprendizagem de alta qualidade para as crianças e as suas famílias.

Destaques do EEC em 2025:

  • Aumentou o número de vagas licenciadas em creches em mais de 7.600, com a capacidade total para atender quase 265.000 crianças em todo o estado
  • Aumentou o número de programas de creche licenciados em 450, com mais de 9.150 programas licenciados e financiados pelo EEC em todo o estado
  • Investiu 1,06 mil milhões de dólares em Assistência Financeira para Creches para ajudar quase 70.000 famílias a pagar a inscrição em creches, apoiando mais 10.000 crianças.
  • Commonwealth Pre-School Partnership Initiative (CPPI): Manteve o acesso alargado do estado a pré-escolar de alta qualidade, apoiando aproximadamente 220 salas de pré-escolar e 3.200 vagas para crianças em escolas públicas, creches familiares.

YMCAs, Head Start e outros programas pré-escolares comunitários

  • Investimentos de Capital: Concedidos 2,7 milhões de dólares 
  • Mais de 150 programas de cuidados infantis familiares em Massachusetts, através da primeira ronda do novo Programa de Subsídios de Capital para Cuidados Infantis Familiares; foram concedidos 14,1 milhões de dólares em financiamento de capital para renovar 28 instalações de creches e programas de atividades extracurriculares.
  • Quase 600 alunos foram apoiados para se tornarem educadores de infância através de bolsas de estudo para a Educação Pré-escolar.
  • Massachusetts recebeu 5 milhões de dólares do Departamento do Trabalho dos EUA para estágios de educadores de infância, apoiando 275 estágios, a maior verba que o programa de estágios já recebeu. Até março de 2025, o EEC e o DAS apoiaram a inscrição de mais de 350 estagiários ao longo da duração de 8 programas de estágio.
  • Em março, a Força-Tarefa Interagências de Educação Infantil e Cuidados Infantis divulgou o seu relatório do primeiro ano com 29 a 31 recomendações práticas destinadas a impulsionar o acesso, a acessibilidade, a equidade, a qualidade, o desenvolvimento da força de trabalho e as condições de negócio sustentáveis para a educação pré-escolar e os cuidados infantis em Massachusetts.

 

Pedro Martinez, que se tornou 25º comissário do Departamento de Educação Primária e Secundária de Massachusetts, foi outras das entidades presentes neste evento, com mais de duas décadas na liderança de sistemas, incluindo 12 anos como superintendente.

 

DESE Destaques de 2025: 

Lançamento da Literacia:

Forneceu financiamento e assistência técnica a 46 distritos escolares, ajudando 204 escolas a avançarem para o ensino da leitura baseado na evidência, ofereceu desenvolvimento profissional gratuito em literacia inicial para 500 educadores através dos primeiros Institutos de Lançamento da Alfabetização, com outros 1.300 a serem atendidos este inverno e no próximo verão.

  • Tutoria intensiva: Garantiu 25 milhões de dólares para fornecer tutoria intensiva e gratuita em literacia inicial para 272 escolas primárias, utilizou o financiamento federal do ESSER para fornecer tutoria em matemática para 3.237 alunos em 145 escolas
  • Reinventando o Ensino Secundário: Durante o ano letivo de 2024-25, mais de 1 em cada 4 alunos do ensino secundário —ou 80.377 alunos — participaram num Programa de Preparação para a Faculdade e Carreira em Massachusetts, através de educação técnica profissional, Ensino Superior Antecipado ou uma Inovação Percurso de Carreira.
  • Aprovados 18 novos programas de ensino técnico profissional (CTE) em 16 escolas secundárias, apoiando mais 900 alunos por ano no acesso à aprendizagem ligada à carreira; a Governadora

Healey sancionou um orçamento suplementar que incluía 100 milhões de dólares para subsídios de capital para CTE que irão acrescentar mais de 3.000 vagas em três anos; Regulamentos CTE atualizados para oferecer a todos os alunos mais oportunidades de admissão nas escolas e programas de CTE

  • Anunciadas 18 novas parcerias de Early College, permitindo que 1.400 alunos adicionais do ensino secundário de Massachusetts inscrever-se em programas de Early College no próximo ano letivo.

Dados divulgados que mostram que 66% dos participantes do Early College se matriculam na faculdade imediatamente após a licenciatura, principalmente nas universidades públicas e faculdades comunitárias do estado

  • Refeições escolares gratuitas universais: Com o apoio de uma combinação de financiamento estadual e federal, 7 em cada 10 alunos em Massachusetts tomam o pequeno-almoço ou almoço gratuito e saudável na escola.

 

Departamento de Ensino Superior

 

O comissário Noe Ortega liderou o Departamento de Ensino Superior (DHE) durante um período de investimento histórico por parte da Assembleia Legislativa do Estado e da Administração Healey-Driscoll na acessibilidade e no acesso ao ensino superior para todos os estudantes de MA.

 

Destaques do DHE em 2025:

 

  • Auxílio Financeiro: Os dados divulgados mostram que, com a expansão do auxílio financeiro, poupámos 110 milhões de dólares a 34.000 estudantes em custos de ensino superior.
  • Mais de 7.730 alunos de rendimentos médios viram as suas propinas e taxas reduzidas para metade.
  • Mais de 26.600 alunos de baixos rendimentos tiveram as suas propinas, taxas, livros e materiais escolares pagos por ajuda financeira estadual e federal.
  • Matrículas: As matrículas no ensino superior público regressaram aos níveis pré-pandemia, crescendo 5,7% face ao semestre anterior, atingindo quase 175.000 estudantes. O crescimento foi impulsionado pelo aumento das matrículas nas faculdades comunitárias, que cresceram 11,4% em relação ao outono anterior e 38,5% face a 2022.
  • O outono de 2025 marcou o segundo ano de gratuitidade nas faculdades comunitárias, independentemente da idade ou nível de rendimento.
  • Através da expansão do auxílio financeiro, os estudantes elegíveis para a Bolsa Pell em Massachusetts recebem isenção de propinas e taxas nas faculdades e universidades públicas estatais de dois e quatro anos.

Go Higher: Lançou a marca e a campanha publicitária “Go Higher” para aumentar a exposição ao ensino superior, melhorar o fluxo de informação e sensibilizar para os apoios financeiros e institucionais que ajudam os estudantes a imaginarem-se na faculdade.

  • Divulgou pela primeira vez dados estatais mostrando que, cinco anos após a licenciatura, os licenciados das faculdades ou universidades públicas de Massachusetts ganham de 20.000 a 30.000 dólares a mais por ano do que os seus colegas que não frequentaram o ensino superior.

0 Comments

Related Articles