PALCUS promove viagem de imersão a Portugal destinado a jovens luso-americanos

by | Jan 28, 2026 | Notícias das comunidades

 

A Portuguese American Leadership Council of the United States (PALCUS), cuja diretora é Katherine Soares, está a desenvolver um programa destinado aos jovens que queiram aprofundar os seus conhecimentos sobre Portugal, costumes, tradições e cultura em geral. Em entrevista à WJFD, conduzida por Jorge Morais, Katherine explicou ao pormenor o que pretende com este programa:

“O programa Heritage (Património) Portugal destina-se a jovens luso-americanos entre os 18 e 35 anos de idade para uma imersão a Portugal, abrangendo elementos do passado, presente e futuro: a cultura e as raizes portuguesas, a situação atual do país e o seu desenvolvimento e oportunidades futuras. O impacto deste programa é um espírito renovado e reforçado de pertença, relações e energia, fruto do sentimento de herança comum. Além disso, surgirão novas ideias, criatividade, investimento, conectividade e oportunidades para os anos e gerações vindouras”, esclarece Soares, que adianta mais pormenores, nomeadamente como os interessados queiram inscrever-se:

“Este programa é realizado anualmente com o mínimo de seis participantes e este ano o prazo para inscrição termina este sábado, 31 de janeiro, e será concretizado de 18 a 30 de maio deste ano, numa viagem com saída de Newark, NJ, com destino ao Porto e que tem início no norte de Portugal, passando, para além do Porto, diversas localidades do Minho, Coimbra, Óbidos, Fátima, Lisboa e nos últimos três dias na ilha de São Miguel”, sublinha Katherine Soares, adiantando que os interessados deverão enviar o seu currículo profissional ou académico, referências de professores, etc… e as despesas de deslocação e alojamento estão totalmente cobertas.

Os formulários devem ser preenchidos visitando o site da PALCUS: www.palcus.org através de um link nesta página.

Kelsey De Andrade Almérico, uma jovem que foi contemplada com este programa em 2024, aconselha os jovens a abraçarem este projeto, uma vez que a sua experiência foi extremamente positiva e enriquecedora culturalmente. “Sendo luso-americana de terceira geração, o programa Heritage Portugal foi de facto uma experiência transformadora, que veio colmatar uma lacuna cultural que sentia e me ligou profundamente às minhas raizes açorianas, pois que através deste programa adquiri uma maior compreensão e orgulho pela cultura, pelas tradições e pela ligação à comunidade luso-americana”.

Por sua vez Sara Moline fez também questão de salientar a excelente ideia da PALCUS. “A música Over The Rainbow resume o que senti quando a PALCUS me presenteou com a oportunidade de realizar um sonho de vida. O Heritage Portugal 24 foi uma aventura incrível que me permitiu finalmente conectar-me com a minha cultura a um nível mais profundo e encontrar a comunidade que gostaria de ter tido quando era criança”.

Katherine Soares adianta sobre este programa: “O Heritage Portugal vai assim impulsionar a próxima geração a dar continuidade à herança lusa partilhada nas suas mãos, mentes e corações. Terão um sentido de pertença, um sentido de comunidade partilhada, transmitirão melhor os nossos valores e a nossa herança viverá através deles. Os programas da PALCUS, e especialmente o Heritage Portugal, devido ao seu impacto a longo prazo, são assim uma oportunidade para os doadores fazerem parte de algo maior, algo verdadeiramente valioso que dará frutos agora e durante muito tempo”.

 

Bolsas de estudo e gala anual em Ponta Delgada

Para além deste programa, a PALCUS já abriu o concurso para bolsas de estudo, como acontece anualmente e este ano deverão ser atribuídas nove bolsas de estudo e destinado a estudantes que prossigam a sua carreira académica a nível universitário.

“Para além deste programa de bolsas de estudo devo referir que vamos ter a nossa gala anual desta vez fora dos EUA. Será em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel a 17 de outubro e em breve serão fornecidos mais pormenores sobre eventuais pacotes a incluir para aqueles que queiram deslocar-se aos Açores e participar na nossa gala”, esclarece Katherine Soares, uma jovem dinâmica que muito tem contribuído para o bom funcionamento da PALCUS.

 

 

0 Comments

Related Articles