Teve lugar no domingo, 18 de janeiro, a tomada de posse dos novos corpos diretivos do Clube Social Português em Pawtucket, RI.
Rui Azevedo conheceu uma vez mais a reeleição à frente de um pilar comunitário que já soma 108 anos de existência, com data de fundação: 5 de outubro de 1918.
Um olhar à componente toponímica da cidade depara-se com a placa que assinala a rua onde se ergue o edifício sede assinalada como Portuguese Social Club Way. Um presente da cidade de Pawtucket na passagem dos 100 anos do Clube Social Português.
São estas presenças comunitárias que realçam e assinalam a vida do nosso grupo étnico, neste caso específico,na cidade de Pawtucket e cuja força e sentido patriótico de sucessivas direções conseguem celebrar o centenário.
Tal como dizia José Cesário, antigo secretário de Estado das Comunidades na última visita aos EUA: “Diziam que as organizações portuguesas iam acabar, mas afinal estão bem vivas e ativas”.
E já agora podemos ir buscar as declarações de Rogério Medina, quando vice-cônsul de Portugal em Providence, nos seus 30 anos de serviço e que não se intimida de repetir: “O poder associativo mantém-se vivo e ativo em parte graças ao papel da comunicação social pela forma como projeta as iniciativas dessas presenças portuguesas”.
E para completar as declarações do então tesoureiro estadual em Rhode Island, Paul Tavares “Os portugueses são o que mais anos se têm aguentado como grupo étnico”.
E como se depreende, o Clube Social Português é disto um exemplo, nos seus bonitos 108 anos de existência, num contributo mútuo com este orgão de comunicação social.
Mas o Clube Social Português vai mais longe.
Através do seu rancho folclórico tem sido uma presença portuguesa na mais antiga e mais patriótica parada da independência dos EUA que anualmente se realiza na bonita e acolhedora vila de Bristol perante milhares de pessoas.
Realçando os dados históricos:
1994: visita do Presidente dos EUA, Bill Clinton ao Clube Social Português. Até à data é a única organização portuguesa em terras americanas a receber a visita de um presidente dos EUA.
2018: O Clube Social Português celebra 100 anos de vida
Como se depreende, aliado uma simples mas significativa tomada de posse, temos outros atributos que elevam a organização, que até podem nem ser iniciados pelo atual presidente, mas que lhe merecem o seu apoio pela projeção que dão à associação.
E além do rancho temos a escola portuguesa, mais um contributo ao manter viva a língua de Camões em terras americanas.
Direção 2026
Presidente…………..Rui Azevedo
Vice-Presidente…………..José Borges
Secretário geral…………..Miguel de Almeida
Tesoureiro…………..Victor Saraiva
Assist. Tesoureiro…………..David Saraiva
Secretário Registos…………..Miguel de Almeida
Secretário Abastecimentos…………..Derek Carvalho
Secretário Corresponência…………..António Gomes
Secretária de Publicidade…………..Victoria Cabral
Diretora de salão…………..Suzana Carvalho
Assembleia Geral
Presidente…………..Jorge Ferreira
Vice Presidente…………..Nelson Vargas
1.ª Secretária…………..Lara Silva
2.ª Secretária…………..Victoria Cabral
Conselho Fiscal
Presidente…………..Luís de Castro
Secretário…………..José A Silva
Relator…………..João Enes
Conselho Disciplinar
Presidente…………..António Oliveira
Carlos Oliveira, Agostinho Carvalho
Escola do CSP
Director…………..Jorge Ferreira
Vice diretor…………..Nelson Vargas
Secretário…………..José Borges
Tesoureiro…………..Victor Saraiva
Diretor Pedagógico…………..Jorge Ferreira
Encarregados do bar
Manuel Duarte, Adelino Simão, António Gomes, Miguel de Almeida, Derek Carvalho.






0 Comments