1641 – Primeiras Cortes portuguesas após a Restauração da Independência em 1640.
1808 – Invasões francesas. Os portos do Brasil abrem-se ao comércio internacional.
1835 – Casamento de D. Maria II com o príncipe Augusto do Liechtenstein.
1887 – Começa a construção da Torre Eiffel, em Paris, no local da Exposição Universal de 1890.
1898 – Morre, com 47 anos, Roberto Ivens, militar e explorador português do continente africano.
1908 – Prisão dos republicanos Afonso Costa, Egas Moniz, João Chagas e António José de Almeida e de Luz de Almeida, chefe da Carbonária.
1912 – Tem início uma greve geral, em Lisboa, de apoio aos assalariados rurais do Alentejo, que iniciaram uma greve poucos dias antes.
– É disputado o primeiro jogo de futebol da Associação Académica de Coimbra, na Ínsua dos Bentos, com o Ginásio Club de Coimbra. A Académica surge equipada com camisolas brancas e calções pretos, num encontro que vence por 1-0.
1916 – Nasce o escritor Vergílio Ferreira, autor de “Manhã Submersa”.
1924 – Morre, com 80 anos, Joaquim Teófilo Braga, escritor, político, filólogo, professor, militante republicano, primeiro Presidente do Governo Provisório da I República e segundo Presidente da República Portuguesa.
1975 – A assembleia do Movimento das Forças Armadas (MFA) sanciona a unicidade sindical em Portugal.
1983 – Morre, com 84 anos, o cineasta, dramaturgo e jornalista Eduardo Chianca de Garcia.
1986 – O Space Shuttle Challenger, da agência espacial NASA, explode no ar 75 segundos após o lançamento do Cabo Canaveral, na Flórida, matando os sete tripulantes.
1990 – A atleta portuguesa Rosa Mota, campeã olímpica, vence a maratona de Osaka, no Japão.
1993 – Morre, com 61 anos, o ator Amílcar Botica, do grupo Teatro Hoje.
1995 – Torres Couto abandona a liderança da União Geral dos Trabalhadores (UGT). Sucede-lhe João Proença.
1997 – A Câmara de Deputados do Brasil aprova a emenda constitucional que permite ao Presidente Fernando Henrique Cardoso apresentar-se a um novo mandato.
2001 – Morre, com 80 anos, o poeta Egito Gonçalves. Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (APE) com a obra “E no entanto move-se”.
2003 – O Conselho Superior de Magistratura sugere a introdução de “uma indemnização punitiva, no caso de violação de direitos de personalidade cometida através de televisão”.
2004 – Os Prémios Pen Clube Português de Ficção, Poesia, Ensaio e Primeira Obra são entregues, respetivamente, a Mafalda Ivo Cruz (“O Rapaz de Botticelli”), João Rui de Sousa (“Obra Poética”), Rui Estrada (“O Céu Aberto do Senso Comum”) e Frederico Lourenço (“Pode um Desejo Imenso”).
2005 – O movimento islamista radical Hamas vence as primeiras eleições municipais da Faixa de Gaza desde 1976.
2006 – O ex-candidato à Presidência da República Manuel Alegre anuncia a criação de um “movimento aberto, plural e transversal de cidadãos”, com base na estrutura de apoio à sua candidatura, orientado para a “discussão de grandes temas”.
2009 – Morre, com 84 anos, António Maria Pereira, advogado e ex-deputado do PSD à Assembleia da República, fundador da histórica editora Parceria AM Pereira.
2011 – Morre, com 69 anos, a soprano galesa Margaret Price, considerada uma das maiores vozes do mundo.
2013 – Morre, com 79 anos, Ceija Stojka, escritora e pintora austríaca de origem cigana, sobrevivente dos campos de concentração nazis.
2015 – O Supremo Tribunal de Justiça rejeita outro pedido de libertação imediata do ex-primeiro-ministro, José Sócrates, em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora desde novembro de 2014.





0 Comments