Almanaque, 22 de jan 2026

by | Jan 22, 2026 | Noticias de Portugal

 

Lisboa, 22 jan 2026 (Lusa) – Hoje é quinta-feira, 22 de janeiro, vigésimo segundo dia do ano. Faltam 344 dias para o final de 2026.

Este dia é dedicado São Vicente, Mártir, e à Beata Laura Vicunha. Nos céus, a Lua encontra-se na fase crescente. Quarto crescente, dia 26, às 04:48. O Sol nasce às 07:50 e o ocaso regista-se às 17:47.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:12 e às 17:34, a baixa-mar, às 11:09 e às 23:19.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário, destacando-se o estadista e filósofo inglês Francis Bacon (1561), o físico francês André Ampere (1775), o poeta inglês Lord Byron (1788) e o ex-secretário-geral das Nações Unidas U-Thant (1909).

 

Nesta data, em 1581, era derrotada, nos Açores, a esquadra espanhola enviada por Filipe II para impor o domínio no arquipélago.

Em 1771, a Espanha cedia as Ilhas Malvinas à Inglaterra.

Em 1887, morria, em Lisboa, o estadista Fontes Pereira de Melo, primeiro-ministro das Obras Públicas.

Em 1901, morria a Rainha Vitória.

Em 1905, o massacre de dois mil operários pelo exército russo, em São Petersburgo, dava origem ao “domingo sangrento”, na base da sublevação geral contra o czar.

Em 1961, Henrique Galvão desviava o paquete português Santa Maria, na operação Dulcineia, tentativa de denúncia internacional da ditadura do Estado Novo.

Em 1980, as autoridades soviéticas anunciavam a detenção do físico Andrei Sakharov.

Em 1981, morria, aos 80 anos, Luís Hernâni Dias Amado, Grão-mestre da Maçonaria portuguesa.

Em 1986, eram condenados à morte os três réus, todos Sikh, no julgamento do assassínio da antiga primeira-ministra indiana Indira Gandhi.

Em 1988, morria, aos 58 anos, o guitarrista e compositor espanhol Sebastian Maroto, autor da partitura para “As Bodas de Sangue” de Garcia Lorca.

Em 1991, o acusador público norte-americano revelava em tribunal que o general Noriega, antigo Presidente do Panamá, tinha sido remunerado pela CIA.

Em 1992, morria, aos 74 anos, em Portugal, o historiador Luís de Albuquerque.

Morria, aos 84 anos, o psiquiatra Barahona Fernandes.

Em 1995, morria, aos 104 anos, Rose Fitzgerald Kennedy, matriarca do clã Kennedy.

Em 1997, uma equipa de cientistas sul-africanos, que incluía a portuguesa Olga Visser, afirmava ter descoberto um medicamento para o tratamento da Sida, o Virodin P58.

Em 1999, os dirigentes do PSD e do PP, Marcelo Rebelo de Sousa e Paulo Portas, respetivamente, formalizavam os princípios constitutivos da Alternativa Democrática.

Em 2002, o costureiro Yves Saint-Laurent apresentava a sua última coleção.

Arrancava o sistema de vigilância eletrónica de arguidos.

Os tribunais passavam a poder optar por trocar a prisão preventiva por uma pulseira eletrónica de controlo à distância. A decisão de aplicar pela primeira vez este mecanismo alternativo à pena de prisão foi tomada pelo Tribunal Criminal da Comarca de Oeiras.

Em 2004, os estádios da Luz e Alvalade XXI, em Lisboa, e do Dragão, no Porto, eram distinguidos com a nota máxima da Comissão de Estádios e Segurança da UEFA.

Em 2006, Aníbal Cavaco Silva era eleito Presidente da República Portuguesa, com 50,54 por cento dos votos, à primeira volta.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde vencia as eleições legislativas.

Juan Evo Morales tomava posse como 65.º Presidente da Bolívia.

Em 2007, Portugal e Argélia assinam um acordo de cooperação no setor energético, no encerramento da primeira cimeira entre os dois países.

Morria, aos 94 anos, o Abade Pierre, Henri Grouès, fundador do movimento de luta contra a pobreza Emaús.

Em 2008, a Assembleia Municipal de Lisboa aprovava uma permuta de terrenos com o Metropolitano e a cedência de um direito de superfície ao Sporting Clube de Portugal para construção de 29 mil metros quadrados, colocando, praticamente, um ponto final a uma “saga de 25 anos”.

Catorze países ratificavam em Madrid um protocolo de gestão costeira, no âmbito do Convénio de Barcelona, que obriga a proteger os primeiros 100 metros dos 46 mil quilómetros da costa do Mediterrâneo.

Investigadores norte-americanos conseguiam tornar mais inofensivo o vírus do Ébola, um avanço que poderá acelerar a descoberta de um tratamento ou de uma vacina, segundo um estudo publicado no anuário da Academia Nacional das Ciências.

O escritor portuense Mário Cláudio era galardoado pela Universidade de Évora com o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2008.

O ator australiano Heath Ledger, protagonista do filme “Brokeback Mountain” (2005), era encontrado morto no seu apartamento do centro de Manhattan, vítima de uma intoxicação acidental com seis medicamentos diferentes.

Em 2009, o semanário Sol noticiava a realização de buscas, pela Polícia Judiciária, na casa e nas empresas do tio materno do primeiro-ministro José Sócrates, assim como nos escritórios do advogado Vasco Vieira de Almeida, no âmbito do caso Freeport.

O presidente norte-americano, Barack Obama, decretava o encerramento do centro de detenção de Guantánamo no prazo de um ano.

Em 2010, era inaugurado o Centro de Procriação Medicamente Assistida (CPMA) da Maternidade Júlio Dinis.

Em 2017, morria, aos 84 anos, Francisco Palmeiro, figura do Benfica entre 1953 e 1961.

Em 2018, morria, aos 78 anos, Jack Whitten, artista norte-americano que foi um militante ativo pelos direitos cívicos da população negra.

Em 2022, morria, aos 88 anos, Don Wilson, guitarrista norte-americano, cofundador da banda The Ventures.

Em 2023, o deputado Rui Rocha era eleito o novo presidente da IL, tendo a moção apresentada pela sua lista à comissão executiva alcançado 51,7% dos votos.

Morria, aos 74 anos, Mário Teixeira da Silva, galerista e colecionador de arte. Em maio de 1975 abriu no Porto o Módulo – Centro Difusor de Arte e quatro anos depois concretizou a galeria em Lisboa.

Em 2024, morria, aos 90 anos, Maria da Graça Carmona e Costa, galerista e colecionadora de arte. Fundadora da Fundação Carmona e Costa com o marido, Vítor Carmona e Costa, em 1997.

Morria, aos 79 anos, Luigi Riva, apelidado de ‘Rombo di Tuono’ (trovão), antigo futebolista italiano. Ao serviço da ‘squadra azzurra’ assinou 35 golos em 42 partidas, sendo o maior goleador da história da seleção italiana. Conquistou o título de campeão europeu em 1968.

Em 2025, o deputado do Chega Miguel Arruda, eleito pelos Açores, era constituído arguido por suspeita de furtar malas dos tapetes de bagagens nos aeroportos de Lisboa e de Ponta Delgada. Passa a deputado não-inscrito.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovava o projeto de lei que exige a detenção de migrantes ilegais acusados de roubo e crimes violentos, tornando-se a primeira legislação que o Presidente Donald Trump assina.

Morria, aos 85 anos, Vasco Rocha Vieira, tenente-general e último governador português de Macau e antigo Chefe do Estado-Maior do Exército e, por inerência, membro do Conselho da Revolução entre 1976 e 1978. Em 2015, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada pelo ex-Presidente Cavaco Silva.

Morria, aos 96 anos, Adriano Vasco Rodrigues, historiador e antropólogo, desenvolveu trabalhos na área dos estudos judaicos. Foi diretor da Schola Europaea, na Bélgica, professor associado da Universidade Portucalense, vereador da Comissão Municipal de Arte e Arqueologia do Porto, director-geral do Ensino Particular e Cooperativo (1983-86), governador civil da Guarda (1982-83) e ainda deputado independente eleito pelo CDS, no círculo do Porto (1976-82).

(Fonte: Informação de dados astronómicos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Instituto Hidrográfico)

 

 

0 Comments

Related Articles