Portugal mantém sexto lugar do ranking da FIFA na primeira atualização de 2026
A seleção portuguesa de futebol continua na sexta posição do ranking da FIFA, cuja primeira atualização de 2026 foi hoje divulgada, numa hierarquia encabeçada pela campeã europeia Espanha. Pelo terceiro mês consecutivo, Portugal surge logo atrás do top 5, com os mesmos 1.760,38 pontos que tinha em novembro de 2025, quando se qualificou pela nona vez, e sétima seguida, para fases finais de Mundiais.
Os vencedores da Liga das Nações de 2025 continuam à frente dos Países Baixos, sétimos classificados, com 1.756,27 pontos, enquanto os cinco primeiros lugares continuam a ser ocupados por Espanha (1.877,18), pela campeã mundial e bicampeã sul-americana Argentina (1.873,33), França (1.870), Inglaterra (1.834,12) e Brasil (1.760,46), respetivamente.
No top 10 passou a constar Marrocos, oitavo, com 1.736,57 pontos, depois de ter chegado, como anfitrião, à final da Taça das Nações Africanas (CAN), perdida no domingo frente ao Senegal (1-0, após prolongamento).
Os recém-campeões africanos subiram sete posições no ranking da FIFA, até ao 12.º lugar, ao passo que Nigéria (26.ª), Argélia (28.ª), Egito (31.º), Costa do Marfim (37.ª), Camarões (45.ºs) e RD Congo (48.ª) foram outros países beneficiados pelos seus desempenhos na CAN, disputada entre 21 de dezembro de 2025 e domingo.
Caso ultrapassem o caminho um do play-off intercontinental, em março, os congoleses juntam-se a Portugal no Grupo K do Campeonato do Mundo, formado ainda por Colômbia e Uzbequistão, em queda do 13.º para o 14.º lugar e da 50.ª para a 52.ª posição na hierarquia da FIFA, respetivamente. Dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Cabo Verde continua a ser o melhor classificado, no 67.º posto, numa altura em que está a cinco meses da estreia na principal prova internacional de seleções.
Quanto aos treinadores portugueses, Omã, orientada por Carlos Queiroz, subiu à 78.ª posição, duas acima da Guiné Conacri, de Paulo Duarte, enquanto o Kuwait, de Hélio Sousa, é 135.º, São Tomé e Príncipe, de Ricardo Monsanto, está em 189.º e Timor-Leste, de Zé Pedro, aparece em 198.º.
O ranking da FIFA volta a ser atualizado em 01 de abril, após a próxima paragem para as seleções, agendada para o fim de março e na qual Portugal disputará particulares com México e EUA, dois dos três anfitriões do Mundial, a par do Canadá, de 11 de junho a 19 de julho.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Casa de Portugal da PUMA em Providence durante o Mundial de futebol 2026
Uma loja de artigos desportivos de futebol com sede em Taunton vai abrir temporariamente uma unidade no Waterplace Pavilion, em Providence, durante a disputa do Campeonato Mundial de Futebol de 2026 e que terá o nome de PUMA’s House of Portugal (Casa de Portugal da PUMA).
O Conselho de Comissários de Parques de Providence, presidido pelo mayor Brett Smiley, aprovou dia 14 de janeiro um memorando de entendimento com a WeGotSoccer, empresa que vende artigos e equipamentos de futebol pertencente à Arocam Sports com sede em Taunton. Existem seis lojas WeGotSoccer nos Estados Unidos, sendo a mais próxima localizada em Wrentham, Massachusetts.
Smiley, em parceria com o tesoureiro geral de Rhode Island e presidente da Ocean State 2026, James Diossa, e o Conselho Municipal de Providence, anunciaram que o Waterplace Park Pavilion será transformado na House of Portugal da PUMA durante o evento “Summer of Soccer” de Rhode Island, de 1 de maio a 1 de agosto.
A iniciativa surge poucos meses antes do Campeonato do Mundo de Futebol de 2026, que será disputado em 16 cidades-sede, incluindo Boston. Sete jogos serão realizados no Gillette Stadium, em Foxboro, entre 13 de junho e 9 de julho, sendo um deles dos quartos de final.
A autarquia informou que o programa e as atrações deverão incluir transmissões em direto dos jogos, aparições de atletas e celebridades, eventos de interação com os fãs, ofertas de produtos e retalho lideradas pela WeGotSoccer e pela PUMA, bem como eventos turísticos que destaquem a herança portuguesa de Rhode Island.
A iniciativa será liderada pela WeGotSoccer, em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol, e o grupo PUMA, que patrocina todas as seleções da Federação Portuguesa de Futebol.
Ruben Rodrigues, diretor de estratégia de marca da WeGotSoccer, afirmou em comunicado que “Providence é o local ideal para a Casa de Portugal”.
“Esta região alberga uma das comunidades portuguesas mais apaixonadas do país, com uma profunda ligação, que se estende por gerações, com o futebol”, afirmou Rodrigues. “Em parceria com a PUMA, a Federação Portuguesa de Futebol e a Ocean State 2026, orgulhamo-nos de criar um destino que celebra a cultura portuguesa e une os adeptos à medida que cresce a expectativa para o Mundial de 2026”.
Em junho passado, o gabinete do governador Dan McKee anunciou que cerca de um milhão de pessoas deverão viajar pela área metropolitana de Providence durante o torneio, com um impacto económico projetado de mais de 330 milhões de dólares.






0 Comments