Zeiterion Theatre reabre ao público

by | Jan 21, 2026 | Notícias das comunidades

“Este marco cultural histórico representa o orgulho cívico, a renovação artística e a conquista coletiva, numa homenagem à rica história teatral de New Bedford preparando o palco para o futuro das artes performativas”

– Rosemary Gill, presidente e CEO do Zeiterion Theatre

 

Após quase dois anos de obras de renovação, o Zeiterion Performing Arts Center, um dos marcos culturais mais históricos de New Bedford, abriu finalmente as suas portas no passado fim de semana.

A renovação do Zeiterion, orçada em 37 milhões de dólares, foi finalmente concluída, com a restauração e renovação transformacionais concluídas, com um átrio expandido, novos assentos, melhorias técnicas e muito mais – incluindo o regresso da marquise num espaço verdadeiramente iluminado e tudo obedecendo à traça arquitetónica de 1920.

A cerimónia inaugural de reabertura teve lugar na manhã fria da passada sexta-feira, com a presença de todo o quadro diretivo do Zeiterion e de entidades municipais e estaduais.

Rosemary Gill, presidente e CEO do Zeiterion Theatre, ainda no átrio Baker Family, deu as boas vindas aos presentes ao que se seguiu a cerimónia do corte da fita, com a presença do mayor de New Bedford, Jonathan Mitchell, o congressista William Keating, a vice-governadora do estado de Massachusetts, Kim Driscoll, os deputados estaduais Tony Cabral, Chris Hendricks, o conselheiro municipal Shane Burgo, vários outros conselheiros municipais, o antigo mayor de New Bedford, John Bullard e Frank Almeida, presidente do quadro diretivo do Zeiterion, entre outras entidades dos vários quadrantes sociais da cidade e da região.

Outras personalidades presentes: os deputados Christopher Markey, Mark Sylvia, Steve Ouellette e os vereadores de New Bedford Ian Abreu, Derek Baptiste, Naomi Carney e o presidente do Conselho Municipal, o luso-americano Ryan Pereira, Jamie Zeitz (neto de Harry Zeitz), a Miss New Bedford Dolly Mendez e a Miss New Bedford Teen Addison Kohler. 

Na sua intervenção, ainda no Baker Family Lobby, Kim Driscoll celebrou a revitalização do Zeiterion Theatre classificando-a como um “investimento inteligente” que impulsiona a economia local, aumentando as vendas de restaurantes e lojas e oferecendo atividades artísticas educativas”. A vice-governadora de Massachusetts realçou o papel do teatro na reflexão e no contar das diversas histórias de New Bedford à comunidade e aos turistas.  Driscoll destacou a contribuição de 4 milhões de dólares do estado, referindo que 75% dos espetadores de espetáculos ao vivo frequentam restaurantes, ligando diretamente o investimento cultural ao desenvolvimento económico.

Seguiu-se, já no auditório do teatro, e com a banda do Liceu de New Bedford a abrilhantar musicalmente o momento, intervenções dos vários convidados, nesta que foi sem dúvida uma alegre celebração da comunidade.

Rosemary Gill, visivelmente emocionada, reafirmou: “Finalmente reabrir após quase dois anos de construção e anos de planeamento é motivo de orgulho, de grande celebração, um momento por que todos esperávamos… Esta cerimónia de inauguração representa mais do que a reabertura do Zeiterion; representa o orgulho cívico, a renovação artística e a conquista coletiva, é uma homenagem à rica história teatral de New Bedford e prepara o palco para o futuro das artes performativas, onde grupos sub-representados têm voz e toda a comunidade de New Bedford pode reunir-se para aprender, conetar-se e expressar-se criativamente. Este é o seu Zeiterion”, referiu na sua intervenção Rosemary Gill, para concluir:

“Estamos a construir sobre os alicerces deixados por tantas pessoas que vieram antes de nós, como a família Zeitz (fundadores do Zeiterion), Sarah Delano (ex-presidente da WHALE, que faleceu em 1994), o ex-presidente da Câmara John Bullard e inúmeras outras pessoas… Este é um dia verdadeiramente emocionante para mim e para muitas pessoas”.

Por sua vez, o mayor Mitchell sublinhou o momento histórico e o que representa este marco cultural para a cidade: 

“O Zeiterion é o principal centro de artes performativas da área metropolitana de New Bedford e uma das instituições mais importantes da região”, disse o presidente da Câmara Mitchell, para acrescentar: “Graças à ambição e ao trabalho árduo do conselho e da equipa do Zeiterion, e ao apoio colaborativo de todos os níveis de governo, o Zeiterion está pronto para enriquecer a vida dos residentes e visitantes durante muitas gerações.”

O congressista William Keating salientou o importante apoio federal a este projeto, 6.8 milhões de dólares e o que representa para a comunidade de New Bedford: “O Zeiterion Theatre é um projeto com um grande impacto económico, social e cultural para a cidade e reforça o sentido de comunidade e isto é muito importante”, disse Keating, tendo adiantado em seguida: Esta fase de construção, por si só, gerou um impacto económico de 43 milhões de dólares. O impacto económico anual do projeto Z, uma vez em funcionamento, será de mais 12 milhões de dólares por ano. Isto é um investimento, não apenas um gasto de dinheiro”, disse Keating.

Por sua vez, o deputado estadual de MA, Tony Cabral, começou a sua intervenção com o grito de rejubilação: “We did it”, enaltecendo o trabalho de toda uma equipa e evocando diversas entidades que deram o seu contributo à concretização do projeto: “Estamos aqui hoje a celebrar um momento importante para a cidade de New Bedford e não podemos esquecer o trabalho, esforço e dedicação de todos os membros que constituem esta direção, sócios, empresários e diversas instituições que deram o seu incondicional apoio”, disse Tony Cabral, dirigindo-se em seguida ao antigo mayor Bullard: “Hoje estamos aqui é graças a si porque apostou desde o início, nos anos 80, na manutenção e renovação deste importante marco cultural histórico da cidade de New Bedford, quando este espaço esteve na iminência de se tornar num parque de estacionamento”.

Usaram ainda da palavra o deputado de MA, Chris Hendricks, que realçou o papel importante do Zeiterion.

Por sua vez, o vereador Shane Burgo apresentou uma proclamação e cantou a música “Feeling Good” a cappella, conseguindo vivos aplausos da plateia. A banda marcial da New Bedford High School atuou antes e depois da cerimónia.

Após a cerimónia, foram servidos lanches e seguiu-se uma visita guiada ao edifício.

O Zeiterion está a angariar fundos vendendo placas com os nomes dos doadores para serem afixadas nas cadeiras, ao preço de 1.000 dólares cada. Quase 300 placas já foram vendidas e a campanha de angariação de fundos vai continuar até que cada uma das mais de 1.200 cadeiras tenha o nome de um doador.

 

 

0 Comments

Related Articles