Na rotatividade do tempo, um outro Natal, vamos comemorar Natal… Sempre!!!

by | Dec 17, 2025 | Do Outro Lado do Atlântico

 

 

“Um homem sonha acordado

Sonhando a vida percorre

E deste sonho dourado

Só acorda quando morre”

 

DEPOIS DOS PRIMEIROS DIAS DO MÊS DE DEZEMBRO, normalmente frios e chuvosos, a memória  indica-nos que está a chegar o NATAL. O NATAL É FESTA DE LUZ E DE PAZ, de alegria, concórdia e de amor. Não se celebra, sem espanto poético, por Deus se ter revelado num menino nascido num estábulo em Belém. Só o celebra bem, solidário e fraternalmente, quem for capaz de enxugar UMA LÁGRIMA OU REPARAR UMA INJUSTIÇA.

O NATAL É UM GRITO. Dos que lutam pela reformulação da sociedade. Dos que sofrem pelos outros. Dos que fazem do NATAL um ato diário de solidariedade e de fraternidade. Dos que não o apregoam, mas o praticam. O NATAL será a festa dos simples.

O MUNDO QUE DESEJAMOS, não se revê nas confrarias dos aldrabões, vendilhões . Irresponsáveis, manipuladores e ignorantes, de gente sem inclinação para o bem público, que só pensa em tachos, e modos de enganar e explorar os outros, e que se ri da solidariedade, e arrota para a ética e humanidade.

UM TEMPO DE CONTRADIÇÃO. Somos tomados simultaneamente, pela euforia e pela meditação, pelo alarido, e pelo silêncio, pela alegria desmedida, e pela tristeza contida.  Pela alegria de termos à nossa volta, os familiares mais íntimos, e pela enorme felicidade de dar e repartir. Mas também, somos amarrados pela tristeza, que tanto magoa e dói, gerada pelo afastamento de familiares e amigos a quem queríamos muito. Por isso, trocamos mensagens, para lhes dizer que têm, e continuem a ter, um lugar no nosso coração e lembrança; e fica sempre tanta coisa para dizer, as palavras ficam sempre aquém dos sentimentos que queremos traduzir, dos abraços que ansiamos dar, dos sorrisos que desejamos abrir. Mas vale a intenção.

O NATAL RECORDA-NOS o nascimento de Jesus, a sua mensagem, o seu exemplo. Tempo de meditar.

NO NATAL, CELEBRA-SE O NASCIMENTO DO NOSSO SALVADOR. Por isso, não pode haver tristeza, no dia em que nasce a vida, uma vida que destrói o temor da morte e  nos infunde a alegria da eternidade prometida.

E, É  ISTO PRECISAMENTE. que faz com que o NATAL seja uma festa grande. Que o NATAL chegue a todos os lares, sem exclusão de ninguém.

COMO VÃO LONGE OS TEMPOS, em que o NATAL, era passado, em noites frias, com cadeias a iluminar, e o pão de milho cozido de véspera. Ruas e canadas escuras, lareira acesa, com a “GRUTA”, rodeada de pratos de trigo e ervilhaca em lugar de destaque, e o chão coalhado de verduras. Reservava-se para a noite de Natal, alguma carne de porco salgada na balsa de barro vidrado, ou a galinha do campo, assada ou cozida. A ceia iniciava-se um uma canja quente e apetitosa, e concluída, com um cálice de licor caseiro, acompanhado de “massa-sovada” ou fatias douradas, e alguns figos passados. A IGREJA PAROQUIAL era o centro das atenções, para onde corriam os fieis para assistirem à “Missa do Galo”. Havia mais humanidade e mais cristandade. O passado, foi rico na fé e no bem-estar social . A memória é o perfume da alma. Lembrança é também maturidade. Para alcançar a maturidade é preciso justamente ter lembranças.

AGORA TUDO É  FÁCIL, NADA CUSTA. Já tudo aparece feito. A fraternidade e os valores são momentâneos. São de ocasião    …… O NATAL é uma história para as crianças se deliciarem. É mais um subproduto social, do que a fé na encarnação do verbo.

VELOZ COMO O VENTO corre o tempo e a vida, mas há sempre tempo, para uma paragem e desejar “BOAS FESTAS” e “SANTO NATAL”. Mais um NATAL na nossa vida, desgastando a nossa existência.

NATAL SEMPRE. NATAL …… SIMPLESMENTE!!

 

 

0 Comments

Related Articles