Notícias, Portugal

by | Nov 19, 2025 | Notícias de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa tenciona lecionar nos EUA quando deixar a Presidência

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República portuguesa, anunciou ter planos para lecionar nos EUA quando deixar a presidência e aproveitará para assistir aos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles.

Falando durante um encontro do Comité Olímpico de Portugal, num restaurante em Lisboa, em que condecorou atletas medalhados, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que em 2028 será “um homem livre” e poderá viver a experiência dos Jogos Olímpicos de outra maneira.

Marcelo anunciou esta quinta-feira que, após deixar o cargo de Presidente da República, tenciona ser professor convidado numa universidade da Califórnia e aproveitará para assistir aos Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles.

“Vou ser professor convidado na Califórnia e, portanto, junta-se o útil ao agradável, que é estar lá a ensinar, convidado, no ano de 2028 e, como imaginam, é uma condição única e privilegiada para, com mais tempo, ver mais modalidades e acompanhar mais ainda os triunfos dos nossos atletas”, declarou.

No seu discurso, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que os Jogos Olímpicos de 2028 são “uma aposta” do Governo PSD/CDS-PP e manifestou a expectativa de que quem lhe suceder na chefia do Estado, a partir de 9 de março do próximo ano, assistirá a “um salto enorme na presença olímpica” de Portugal.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Cerca de 500 estudantes recolheram milhares de pontas de cigarro das ruas do Porto

Cerca de 500 estudantes de várias instituições de ensino do Porto apanharam milhares de pontas de cigarro das ruas da baixa, numa ação para sensibilizar para os impactos do tabaco na saúde e no ambiente.

Na Praça General Humberto Delgado já se preparam as estruturas para as típicas luzes de Natal e a árvore já se encontra praticamente montada, mas hoje o motivo que justifica haver uma multidão reunida em frente à Câmara do Porto era diferente: vários alunos aceitaram o desafio de recolher pontas de cigarro lançado pela Polícia Municipal e pela Federação Académica do Porto (FAP) para assinalar o Dia Mundial do Não Fumador.

Faltavam poucos minutos para as 15:00 quando os alunos, divididos por grupos e já munidos de luvas e sacos de plásticos, dispersaram por várias ruas da baixa.

É a terceira vez que David Maia, que frequenta a licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia, participa nesta iniciativa e desta vez vai a guiar um grupo de praxe composto por vários cursos da Escola Superior de Saúde.

“Acho que isto permite não só passarmos um bocado de tempo juntos, como faculdade e como estudantes, mas também mostrar que temos de fazer este tipo de atividades para sensibilizar a população, para manter a nossa cidade o mais limpa possível”, justifica.

Pela Rua dos Clérigos acima, são muitas as beatas que vão sendo apanhadas das entradas de algumas lojas, das bermas dos passeios, e presas entre os paralelos de granito que caracterizam o centro da cidade.

A agente da Polícia Municipal (PM) Paula Alves, que, junto com David, vai guiando este grupo, explica aos estudantes que as beatas de cigarro “são o lixo mais descartado do mundo” e que se estima que sejam descartadas anualmente cerca de cinco biliões.

“São mesmo um desastre habitual”, garante, enquanto também se vai baixando para os ajudar na recolha.

É com olhares de admiração, e também de estranheza, que os alunos são recebidos pelos turistas que param a apanhar sol no jardim do Base, mas ninguém precisa de perguntar nada, porque a agente Paula é a primeira a explicar, junto ao bar, que estão a “fazer uma campanha de sensibilização”.

“Esta parte da esplanada está limpa, que nós fazemos a limpeza todos os dias”, esclarece um funcionário, que sugere que continuem a seguir mais para as entradas deste jardim.

Lúcia Martins, estudante de terapia ocupacional, veio incentivada pelos colegas mais velhos e porque acha que “todos” devem ajudar.

Não consegue especificar quanto lixo já conseguiu apanhar, mas o saco de plástico que leva na mão já vai a meio, muito à semelhança de todos os alunos que, ao fim da tarde, iam chegando à conhecida como Praça dos Leões e ouvindo palavras de agradecimento dos vários agentes policiais presentes.

“Penso que ainda há pessoas que não têm consciência de que é uma contraordenação [deitar pontas de cigarro para o chão]”, partilha com a Lusa a comandante da Polícia Municipal, Liliana Marinho, que não tem dúvidas de que é o “passa palavra” e a as ações de sensibilização junto da camada mais jovem que poderá ajudar a travar o fenómeno.

O valor das multas “vai de 150 a 500 euros”, mas a Polícia Municipal do Porto ainda não passou nenhuma e tem apostado, para já, “só na vertente da sensibilização”.

“Este é um trabalho que nunca está terminado e as questões da sensibilização e da literacia são extremamente importantes”, corrobora, ao lado, a vice-presidente da autarquia, Catarina Araújo.

Para a vereadora, que é também responsável pelo pelouro do Ambiente e Sustentabilidade, “envolver os jovens desde o início é o caminho para o sucesso” na longa caminhada contra os malefícios do tabaco e autarquia deve estar sempre presente pela simbologia. A mesma ideia é defendida pelo presidente da FAP, que sugere que são este tipo de iniciativas que permitem criar no subconsciente uma mentalidade que “faz depois no dia-a-dia não cometer este tipo de atos”.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Portugal exporta menos vinho para os EUA

As exportações de vinho português para os Estados Unidos caíram 9,3 milhões de euros (10,82 milhões de dólares) nos primeiros nove meses de 2025, à medida que o setor continua a sentir o impacto das medidas tarifárias americanas, segundo dados fornecidos pela ViniPortugal.

O declínio aprofundou-se após a disputa tarifária iniciada por Donald Trump quando assumiu o cargo a 20 de janeiro.

Em maio, as remessas de vinho português para os EUA já tinham caído 9,7% em termos homólogos, gerando uma perda acumulada de 4 milhões de euros após a introdução de uma taxa alfandegária de 10% sobre todas as mercadorias expedidas.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Crianças de escola de Ponta Delgada levadas ao hospital por suspeita de intoxicação por raticida

Várias crianças de uma escola de Ponta Delgada, São Miguel, recorreram sexta-feira às urgências do Hospital do Divino Espírito Santo por suspeita de intoxicação com raticida, mas já “tiveram alta clínica” e estão “com vigilância no domicílio”.

“Confirmamos que foram admitidas no Serviço de Urgência, crianças com suspeita de eventual intoxicação e que todas tiveram alta clínica com vigilância no domicílio”, referiu fonte do gabinete de comunicação do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

O HDES não adiantou o número exato de crianças, mas segundo a edição ‘online’ do jornal Açoriano Oriental, cinco alunos da EB1/JI de São José, conhecida localmente como Escola da Vitória, foram hoje encaminhados para o hospital “por terem manuseado uma caixa de estação raticida, suspeitando-se que possam ter ingerido parte do seu conteúdo”.

Miguel Gameiro, presidente do Conselho Executivo da Escola Básica Integrada Canto da Maia, entidade que gere a EB1/J de São José, referiu que lhe foi transmitido pela Associação de Pais que “cerca de cinco alunos, supostamente, viram um vídeo na internet em que alguém dizia que o conteúdo daquelas caixas tinha sabor a morango e eles tiveram essa curiosidade e supostamente ingeriram parte desse conteúdo”.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Lajes do Pico vai homenagear Manuel Emílio Porto

A Câmara das Lajes do Pico vai promover dia 06 de dezembro, no Auditório Municipal, uma homenagem ao maestro Manuel Emílio Porto (1935-2012), por ocasião dos 90 anos do seu nascimento. De acordo com a autarquia açoriana, será feita a apresentação pública da plataforma da internet com o espólio do maestro, no âmbito de um protocolo de cooperação celebrado entre Maria de Jesus Maciel e o Centro de Estudos em Música (CESEM), “com vista à sua adequada descrição, preservação e disponibilização pública, para estudo da comunidade científica em geral e da área das Ciências Musicais em particular e benefício do património açoriano”.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Obras na Escola Primária de Santa Cruz, Graciosa

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa concluiu recentemente um conjunto de intervenções na Escola Primária de Santa Cruz, realizadas com o objetivo de “melhorar as condições de ensino e promover o bem-estar dos alunos”.

Entre as intervenções realizadas, o município destaca a substituição do piso do pavilhão desportivo, garantindo maior segurança e conforto para a prática desportiva, e a criação de uma sala de apoio, destinada a reforçar os recursos pedagógicos disponíveis.

Segundo a autarquia açoriana, foi também criada e construída uma sala que será equipada com tecnologia Snoezelen, “um espaço inovador que contribuirá para atividades de estimulação sensorial e para o desenvolvimento integral das crianças, conforme proposta da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva da Escola Básica e Secundária da Graciosa”.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Diabetes nos Açores acima dos valores nacionais com taxa de 17% 

A taxa de prevalência da diabetes nos Açores está três pontos percentuais acima do valor nacional, que é de 14%, disse a diretora do Serviço de Endocrinologia do Hospital Divino Espírito Santo em Ponta Delgada.

A diabetes é uma “doença crónica que tem vindo a aumentar e a região não foge a esta situação”, sendo que a prevalência nos Açores é de 17% e estão registados 23 mil diabéticos, indicou Isabel Sousa.

Ainda segundo a diretora do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do HDES, “todas as avaliações que têm sido feitas revelam que em cerca de uma década existiu um aumento de 42%”, uma situação considerada “alarmante e que exige medidas”.

 

0 Comments

Related Articles