José Ávila, proprietário e editor do Portuguese Tribune, homenageado pela Portuguese Fraternal Society of America, Califórnia

by | Nov 12, 2025 | Cultura outros

A Portuguese Fraternal Society of America (PFSA), a maior associação mutualista portuguesa da América do Norte, homenageou o empresário, líder comunitário e figura exemplar José do Rosário Bettencourt Cabeceiras de Ávila, proprietário e editor do jornal Tribuna Portuguesa, com o Prémio de Serviço à Comunidade Portuguesa, durante a sua convenção anual realizada em Modesto, Califórnia.

O galardão reconhece as décadas de dedicação, liderança e serviço de José Ávila às comunidades luso-americanas, tanto na Califórnia como além-fronteiras.

Nascido em 1945 em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, Açores, filho de pais naturais da ilha Graciosa, José Ávila passou a infância em Santa Cruz da Graciosa antes de regressar a Angra do Heroísmo para concluir o ensino secundário. Serviu por duas vezes no Exército Português e estudou engenharia eletrotécnica na Universidade de Aveiro. No último ano do regime do Estado Novo, foi novamente chamado para o serviço militar no curso de capitães em Mafra, onde permaneceu até após a Revolução dos Cravos em 1974.

Em 1967, José casou com Ilda Maria Silva Vale, em Angra do Heroísmo. O casal criou três filhos — Miguel Ávila (San José, Califórnia), Roberto Ávila (Roménia) e Paula Ávila-Hernandez (Dublin, Califórnia) — e são avós de oito netos, residentes em San Francisco, Berkeley, Dublin, San José (Califórnia), West Lafayette (Indiana), Tampa e Orlando (Flórida).

Profissionalmente, José Ávila dedicou muitos anos à empresa nacional de telecomunicações CTT, onde exerceu cargos de gestão nas ilhas de São Jorge e Terceira. Em 1983, emigrou com a família para Milpitas, na região da Baía de San Francisco, na Califórnia, iniciando uma carreira de sucesso na área da alta tecnologia na Hewlett-Packard (HP). Na empresa, foi responsável por várias operações de relocalização, incluindo a transferência do centro de distribuição de impressoras da HP de San José para a zona de Sacramento e, posteriormente, para Memphis, no Tennessee.

Após a sua reforma da HP, José e Ilda mudaram-se para Modesto, na Califórnia, em 2003, quando adquiriram o jornal Tribuna Portuguesa, uma publicação histórica, com o objetivo de reforçar a ligação com as comunidades portuguesas do Vale de San Joaquin e continuar a servir as comunidades de língua portuguesa de toda a Costa Oeste. Sob a sua liderança e gestão nos últimos 22 anos, o jornal continua a ser uma voz ativa e essencial da diáspora portuguesa — sendo atualmente o único jornal em língua portuguesa publicado na Costa Oeste dos Estados Unidos.

Em 2023, após vinte anos em Modesto, José e Ilda Ávila regressaram a San José, trazendo consigo o jornal Tribuna Portuguesa de volta à sua cidade de origem, para continuar a sua missão essencial de informar, unir e celebrar as comunidades luso-americanas.

A vida de José Ávila é um testemunho de dedicação à família, à cultura, ao serviço e às comunidades portuguesas. A PFSA destacou José Ávila pelo seu “excepcional serviço de voluntariado e valiosas contribuições para o progresso da comunidade portuguesa”. A organização afirmou sentir-se “honrada por reconhecer as suas duradouras contribuições e celebrar o seu legado inspirador” através da atribuição do Prémio de Serviço à Comunidade Portuguesa.

 

 

0 Comments

Related Articles