Breves, Comunidades

by | Nov 5, 2025 | Notícias das Comunidades

Candidatos luso-americanos às eleições de 4 de novembro em Massachusetts

 Os americanos foram às urnas em 4 de novembro numas eleições que este ano são sobretudo estaduais (governadores e membros das Câmaras dos Representantes e Senados federais e estaduais) e municipais (mayors, conselheiros municipais e membros de comités escolares).

Quando do fecho desta edição ainda não eram conhecidos os resultados, mas não podemos deixar de destacar os vários candidatos de origem portuguesa, cabo-verdiana e brasileira que participaram nestas eleições no estado de Massachusetts.

No Senado estadual de Massachusetts há quatro apelidos portugueses: Dylan Fernandes, de Plymouth; Jacob Oliveira, de Worcester; Michael Rodrigues, de Fall River; e Elizabeth Miranda, de Boston, esta última de origem caboverdiana.

Na Câmara dos Representantes de MA temos onze apelidos portugueses: Shirley Arriaga, António FD Cabral, Alan D. Silvia, Manny Cruz, Judi A. Garcia, Rita E. Mendes, Francisco A. Paulino, Adrianne Ramos, Danillo A. Sena, Alyson Almeida e David T. Vieira.

No estado de Massachusetts, a eleição para governador só terá lugar em 2026, mas este ano 55 cidades e vilas tiveram eleições para mayor.

Presentemente, o único mayor lusodescendente em MA é Edward A. Bettencourt Jr., há 13 anos mayor de Peabody e que agora concorreu a novo mandato de dois anos.

Brockton tem o seu primeiro mayor negro, uma vez que os dois candidatos são de cor e um deles é cabo-verdiano: os conselheiros municipais Jean Bradley Derenoncourt e Moisés Rodrigues.

Moisés tem 25 anos de experiência na função pública, já exerceu interinamente funções de mayor e, além disso, em 2001 foi eleito para o Parlamento de Cabo Verde.

No Conselho Municipal de Brockton temos três cabo-verdianos: Michael J. Nunes, David C. Teixeira e Maria T. Tavares.

O mayor de Holyoke tem apelido de Garcia, mas Joshua Garcia, que vai no quarto mandato, é portorriquenho. Contudo, no Conselho Municipal há um Victor Machado de Jesus que aparenta ser lusodescendente e que teve como oponente um tal José R. Candelário.

Em Boston, a atual mayor Michelle Wu, candidata ao segundo mandato, enfrentou quatro oponentes nas primárias, entre os quais o brasileiro Domingos da Rosa, que teve apenas 2,25% dos votos. Michelle Wu teve 72% e o oponente mais votado foi Josh Kraft com 23% e que passou à final, mas decidiu desistir.

Em New Bedford não houve eleições para mayor, o atual titular, Jon Mitchell, só termina o seu mandato de quatro anos em 2027.

Mas houve eleições para o Conselho Municipal de New Bedford e cinco membros têm apelido português: Ian Abreu (que foi o mais votado nas eleições primárias), Maria E. Giesta (nascida em São Miguel e antiga funcionária do gabinete do congressista Barney Frank), Ryan Pereira, o bancário Joseph P. Lopes e Brian H. Gomes, um cabo-verdiano que é o decano dos conselheiro, exercendo funções há mais de 30 anos.

No Comité Escolar de New Bedford são lusodescendentes Melissa Costa e Von Maria Moniz. O conselheiro Ian Abreu dispunha de $62.560 para propaganda, mas alguns candidatos de New Bedford nada gastaram em propaganda: Jennifer A. Arruda tinha apenas $325 e disse que nada gastou; Scott Lima declarou ter apenas $25 para propaganda e Christopher Cotter disse nada ter.

Na vizinha cidade de Fall River houve eleições para mayor, com o atual titular, Paul Coogan, no seu terceiro mandato, a enfrentar Gabriel Boomer Amaral.

No Conselho Municipal de Fall River há quatro lusodescendentes: Joseph Câmara, Linda Pereira, Cliff Ponte e Andrew Raposo.

No Comité Escolar de Fall River, quatro membros são de ascendência portuguesa: Kevin Michael Aguiar, Collin Dias, John Sylvia e Emanuel Moniz.

Em Taunton, a atual mayor, Shaunna O’Connell, enfrentou a conselheira municipal Estelle Borges, que derrotou em 2019, quando se enfrentaram para suceder ao mayor Thomas Hoye.

Atuais membros lusodescendentes do conselho municipal de Taunton: Philip Duarte, David F. Chaves, Brian Douglas da Silva e Lawrence J. Quintal, que se recandidataram.

Membros portugueses do comité escolar de Taunton: Donna Rose Chaves, Gregory C. Melo e Louis Chaves Loura. Os oponentes foram Melissa S. Santos, Steven J. Vieira, Victoria Barreiro, Tany Lobo, George Leo Moniz e Alison Rosa. Curiosamente, 16 pessoas candidataram-se ao comité escolar de Taunton.

Em Attleboro, a mayor Cathleen DeSimone, eleita pela primeira vez em 2023, tinha apenas um oponente, Timothy Barone, mas o Gabinete Eleitoral excluiu a candidatura pelo facto de Barone ser residente na Flórida.

Assim, Cathleen DeSimone não tinha oponente e foi o único candidato a figurar no boletim de voto, mas à última hora apareceu John Robinson a candidatar-se numa campanha “write-in”.

No Conselho Municipal de Attleboro, o cabo-verdiano Jonathan Tavares, 31 anos, recandidatou-se a novo mandato e Lynn Porto também foi candidata a novo mandato no Comité Escolar.

Outras localidades de Massachusetts com políticos de apelidos portugueses no Conselho Municipal: Wanda Santos, Yanilda Santos e Lou Ann Santos em Methuen; Ivan Sobrinho, Cambridge; Devan Ferreira, Haverhill; Stephanie Martins e Holly Garcia, Everett; Sherri Barbosa e Marcos Cândido, Lowell.

Fazendo parte do Comité Escolar temos: Keith Linhares e Nelly Medida, Worcester; Kristin N. Bairos, Darren Costa, Jeanne Cristiano, Everett; e Katherine Cabral, Chelsea.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Refeições escolares continuarão a ser servidas durante todo o ano letivo, sem interrupção

Foto: Arthur Mota/NBPS

Em resposta às preocupações expressas pelos pais e tutores, Andrew O’Leary, superintendente das Escolas Públicas de New Bedford, em comunicado, assegurou que o pequeno-almoço e almoço continuarão a ser servidos todos os dias letivos em todas as escolas públicas de New Bedford e ainda na Alma del Mar e Our Sister Schools. Mesmo com a paralisação temporária do governo federal a afetar alguns programas, as refeições escolares continuarão a ser servidas durante todo o ano letivo.

Todos os distritos do Programa Nacional de Refeições Escolares (NSLP) e escolas participantes mantêm reservas robustas para garantir o fornecimento ininterrupto de refeições prevendo necessidades para além destas reservas e fazer ajustes orçamentais conforme necessário até que os reembolsos federais sejam libertados.

Todos os dias, uma equipa do Serviço de Alimentação de New Bedford prepara refeições saudáveis e nutritivas que cumprem as normas do USDA. “Incentivamos todos os alunos a desfrutarem destas refeições, especialmente enquanto algumas famílias podem enfrentar uma pausa nos benefícios federais do SNAP (Programa de Assistência Nutricional Suplementar). Também pode encontrar os nossos menus diários nos sites da escola e do distrito”, refere O’Leary.

Entretanto, para as famílias que procuram assistência adicional, a Linha Direta FoodSource do Project Bread pode ajudar a ligar a programas e bancos alimentares locais. Os conselheiros estão disponíveis em 180 idiomas em projectbread.org/foodsource-hotline ou pelo telefone 1-800-645-8333.

O pequeno-almoço e o almoço escolares funcionam graças ao empenho e às parcerias.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Will Flanagan teve alta do hospital

Mais de uma semana depois de ter sido esfaqueado no pescoço, o ex-mayor de Fall River, Will Flanagan, teve alta do Saint Luke Hospital, de New Beddford e regressou a casa.

“O que testemunhámos foi um milagre. Aquele tipo podia ter-me matado”, disse Flanagan à NBC10, pelo telefone. “Estou com muitas dores”.

Flanagan foi atacado pelas costas no dia 20 de outubro, quando caminhava pela Hartwell Street em direção ao dispensário de canábis de sua propriedade.

Câmaras de vídeo vigilância existentes na zona gravaram o ataque, Flanagan a caminhar calmamente e o agressor a correr e a atacar o antigo mayor pelas costas.

“Deus salvou-me a vida. Deus disse que não hoje”, disse Flanagan. “Senti um grande estalido no lado esquerdo da cara. Um estalido enorme, como nunca tinha sentido antes. Virei-me e vi um homem alto, de cabelo despenteado e barba, vestindo roupas escuras, a esfaquear-me repetidamente na cara e no pescoço. Levantei as mãos em posição de luta e tentei defender-me. No entanto, ele continuava a esfaquear-me. Nunca o tinha visto antes. Não sei de onde veio”, disse.

Flanagan disse que pessoas que estavam perto começaram a gritar, o que talvez tenha feito o agressor fugir.

Flanagam caiu, mas conseguiu levantar-se cambaleando e telefonou para o serviço de emergência 911.

Flanagan foi levado de urgência para o hospital de New Bedford, uma ação dos paramédicos que considera ter-lhe salvo a vida.

“Estava a engasgar-me com o meu próprio sangue. Estava a cuspir sangue. Estava a vomitar sangue. Estava a perder sangue rapidamente. Estava a ficar inconsciente rapidamente”, acrescentou sobre a sua chegada ao hospital.

Flanagan foi colocado num respirador e submetido a duas cururgias. Agora, está a recuperar e espera estar totalmente recuperado até ao Natal.

O presumível agressor, Corree Gonzales, 31 anos, foi detido na manhã seguinte e compareceu no Tribunal Distrital de Fall River dia 22 de outubro. Gonzalez, que tem um longo registo criminal, está a ser submetido a uma avaliação de saúde mental no Hospital Estadual de Bridgewater.

Além do ataque a Flanagan, Gonzales enfrenta acusações de agressão aos quatro polícias que o foram deter.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Mercado de Natal no Madeira Field em New Bedford

O recinto da Festa da Madeira em New Bedford vai transformar-se, pela primeira vez, num mercado de Natal ao estilo europeu nesta época festiva.

Tal como os europeus fazem há séculos, os visitantes terão a oportunidade de passear ao ar livre com uma bebida quente enquanto experimentam diferentes iguarias, conferem ideias de presentes de Natal dos vendedores e ouvem música de Natal.

O evento terá lugar no domingo, 7 de dezembro, das 14h às 19h, no Madeira Field, 50 Madeira Avenue, New Bedford.

Tony Abreu, presidente da comissão de eventos especiais do Clube Madeirense S.S. Sacramento, anunciou que, antes do mercado de Natal, a associação vai convidar cerca de 100 crianças de lares de acolhimento para uma antevisão do mercado de Natal.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Dois adolescentes mortos num acidente de viação em New Bedford

Dois adolescentes morreram e outro ficou ferido num acidente de viação na estrada 140 Sul em New Bedford, por volta das 2h da madrugada do dia 1 de novembro.

O acidente envolveu um Honda Civic 2019 que saiu da estrada e dois ocupantes foram projetados.

Um deles, um rapaz de 17 anos de West Yarmouth, foi encontrado já sem vida. O outro, uma rapariga de 15 anos, foi levada de urgência para um hospital próximo, mas faleceu pouco depois.

O condutor era um jovem de 18 anos de Dartmouth, que foi hospitalizado, mas cujos ferimentos não representam risco de vida.

Até ao momento, não foi divulgado nenhum nome.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Governador Dan McKee declarou estado de emergência em Rhode Island pelo corte dos benefícios do programa SNAP

O governador de Rhode Island, Dan McKee, declarou dia 28 de outubro o estado de emergência através de uma ordem executiva com o objetivo de auxiliar os residentes que serão afetados a partir de 1 de novembro pelo corte dos benefícios do SNAP (Programa de Assistência Nutricional Suplementar) devido à não aprovação do orçamento federal.

McKee e outros departamentos estaduais atribuíram 6 milhões de dólares de programas federais para auxiliar 20.000 famílias de Rhode Island com crianças. Com estas medidas, essas famílias passaram a receber metade dos fundos normalmente atribuídos aos seus cartões EBT (Transferência Eletrónica de Benefícios).

McKee disse que o seu gabinete continuará a explorar outras opções para auxiliar os 80.000 residentes do estado que não são elegíveis para receber o apoio dos 6 milhões de dólares de financiamento e $200.000 em fundos de emergência estão a ser direcionados para o Banco Alimentar Comunitário de Rhode Island, em antecipação ao aumento da procura.

O mayor de East Providence, Bob DaSilva, também está a trabalhar para auxiliar os residentes afetados pela suspensão do SNAP e trabalha com organizações locais sem fins lucrativos para criar uma campanha de recolha de alimentos em toda a cidade.

DaSilva publicou na sua página de Facebook uma lista de locais onde é fornecida ajuda:

FEED RI, 310 Bourne Avenue, Edifício 70, Rumford. Segunda e quarta: 15h-18h. Terça e quinta: 12h-15h. Sábado: 8h-12h.

Bons Vizinhos, 55 Turner Avenue, Riverside, RI. Das 9h às 13h30.

EBCAP Pantry, Edifício Dennis Roy, 100 Bullocks Point Avenue.

Segundas: 12h30-16h30. Quartas: 12h30-16h30. Quintas:12h30-16h30.

Banco Alimentar da Igreja de São Francisco Xavier.

Massachusetts também se prepara para uma crise alimentar sem precedentes, com os cortes dos benefícios a mais de 1,1 milhão de pessoas que dependem do programa federal SNAP (cupões de alimentos).

Cidades como Methuen, Lawrence e New Bedford já começaram a organizar coletas de alimentos para os seus programas comunitários, mas algumas cidades enfrentam problemas.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

0 Comments

Related Articles