Taça da Liga: Benfica inicia defesa do troféu com Tondela
O Benfica inicia hoje, quarta-feira, a defesa do título da Taça da Liga de futebol, com uma receção ao Tondela.
No segundo ano do novo modelo da mais nova competição profissional portuguesa, em que se apuram apenas os seis primeiros da última edição da I Liga e os dois primeiros da II Liga, o Sporting de Braga joga com o Santa Clara também hoje, quarta-feira, com o FC Porto a receber no, em teoria, mais aguardado encontro desta fase, o V. Guimarães, mas a 04 de dezembro.
Recordista de troféus, com oito conquistas em 18 edições, o Benfica voltou a vencer, nove épocas depois, a Taça da Liga na última temporada, com um triunfo sobre o Sporting (7-6 nos penáltis, após 1-1). A busca por uma nona Taça da Liga começa hoje, quarta-feira, às 20:45 (4:45 PM hora da Costa Leste dos EUA), na receção ao Tondela, naquele que será o primeiro encontro entre as duas equipas na competição.
Os quartos de final apenas se completam mais de um mês depois do arranque, com o FC Porto, na sua competição menos bem sucedida, a receber o Vitória de Guimarães, em 04 de dezembro, na segunda partida entre as duas equipas na Taça da Liga, depois de os ‘dragões’ terem vencido fora por 2-1, nas meias-finais de 2019/20.
Os vencedores apuram-se para a final four, que se disputa de 06 a 10 de janeiro, em Leiria.
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Eleições no Benfica
Rui Costa ganhou em Newark e em New Bedford; João Noronha Lopes ganhou em San José
O atual presidente, Rui Costa, candidato pela Lista G, venceu as eleições para a presidência do Benfica, com 42,13% dos votos, contra os 30,26% de João Noronha Lopes, da Lista F, resultados que, porém, obrigam à realização de uma segunda volta entre os dois, já no próximo dia 8 de novembro.
O atual líder das águias venceu em 94 secções de voto, entre Portugal e resto do Mundo, sendo que em território nacional só não saiu vencedor em Paço de Arcos e no Pavilhão 2 da Luz, as únicas duas secções portuguesas conquistadas por João Noronha Lopes.
O antigo presidente, Luís Filipe Vieira (Lista E) foi o 3.º mais votado, somando 13,86%.
Rui Costa foi o candidato mais votado no estrangeiro nas eleições do Benfica do passado sábado, onde havia 25 secções de voto espalhadas pelo mundo. Rui venceu em 13, contra 11 de Noronha Lopes.
Rui Costa venceu em Estugarda, Gross Umstadt, Paris, Luxemburgo, Genebra, Zurique, Luanda, Cidade da Praia, Maputo, Montreal, Toronto, Newark e New Bedford. Noronha Lopes ganhou em Berlim, Hamburgo, Bruxelas, Barcelona, Madrid, Tourcoing, Amesterdão, Londres, Rio de Janeiro, São Paulo e San José.
João Diogo Manteigas foi o mais votado em Marselha, França, com 139 votos de 9 votantes.
A segunda volta será assim um duelo entre a continuidade de Rui Costa e a mudança de Noronha Lopes. Unitariamente o atual presidente teve a confiança de 32.898 sócios (com 744.655 votos), enquanto o gestor que o desafiará em novo ato eleitoral irá certamente agarrar-se ao facto de ter sido a escolha de 27.109 benfiquistas, num total de 534.818 votos.
Adiante-se que Rui Costa é um nome incontornável na história do Benfica. Natural da Amadora (onde nasceu a 29 de março de 1972), chegou ainda menino à Luz, onde se fez um futebolista de nível mundial. Além de jogador de futebol, foi vice-presidente, administrador da SAD, diretor desportivo do futebol e presidente. A 9 de outubro de 2021 foi eleito presidente, recandidatando-se agora a um segundo mandato.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Noronha Lopes foi diretor da McDonald’s e já viveu em New York
Uma curiosidade, Noronha Lopes, que é advogado, já ocupou cargos de chefia no grupo McDonald’s e nessa altura viveu na cidade de New York.
Entrou para a McDonald’s em 2000 e em apenas dois anos tornou-se o CEO da empresa em Portugal. De seguida, tornou-se responsável pelo sul da Europa e vice-presidente em França. Anos mais tarde, passou a vice-presidente da Europa, supervisionando operações em 36 países. Em 2013, foi galardoado com o prémio Best International Leader Award, que distingue o melhor líder português a nível internacional. Ambicioso e determinado, voou ainda mais alto na empresa ao tornar-se chefe mundial do franchising da McDonald’s, passando a viver em New York. Era esse o seu cargo quando, em 2016, Noronha Lopes liderou a maior transação de sempre do setor da restauração na Ásia: a venda de 2.600 restaurantes na China e Hong Kong, que foi uma operação de sucesso, no valor de 2,1 biliões de dólares. – Eurico Mendes
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Cabo-verdianos dos EUA querem oferecer autocarro à seleção de futebol
Cabo Verde qualificou-se para o Campeonato Mundial de Futebol de 2026. A equipa garantiu a sua qualificação histórica ao vencer Essuatíni por 3-0, feito considerado um dos momentos mais importantes da história do país que celebra este ano 50 anos de independência. Entretanto foi lançada na comunidade cabo-verdiana dos EUA uma campanha de angariação de fundos na plataforma GoFundMe visando adquirir um autocarro oficial para a seleção nacional de futebol de Cabo Verde, os Tubarões Azuis. O objetivo da campanha é conseguir $250.000.






0 Comments