Breves, Cultura

by | Oct 29, 2025 | Cultura outros

Ciclo de cinema português em Harvard

 

A realizadora portuguesa Marta Mateus esteve em Boston em duas sessões no Harvard Film Archive em que foram exibidos os seus filmes.

Os eventos inseriram-se no ciclo de filmes “A Terra! O Cinema de Marta Mateus”, organizado pelo Harvard Film Archive em colaboração com o Consulado-Geral de Portugal em Boston e com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Dia 25 de outubro foi apresentado Fogo de vento (2024), a primeira longa metragem de Marta Mateus (argumento e realização) que ganhou o prémio do júri do Festival de Gijón e o prémio de melhor primeiro filme do Festival de Burto Arsizio.

Dia 27 de outubro foi a vez de Farpões Baldios (2017), o primeiro filme de Marta Mateus sobre a corajosa luta dos trabalhadores rurais em Portugal por melhores condições de trabalho e que ganhou o Grande Prémio do Festival de Hiroshima.

Marta Mateus nasceu em 1984 (41 anos) no Alentejo, é pintora, desenhadora e também atriz, tendo já participado em vários filmes, nomeadamente Alfama (2005).

Dia 27 foi também apresentado O Pão (1963), do famoso Manoel de Oliveira.

O Pão é uma curta-metragem que Oliveira realizou sobre o ciclo do pão para a Federação dos Industriais de Moagem. Uma primeira versão de 1959, com cerca de uma hora, mostrada nesse ano na Feira Industrial de Lisboa. Uma segunda versão, mais curta, remontada por Oliveira em 1964, estreou comercialmente em 1966 e foi essa versão que foi apresentada agora em Boston.

Manoel de Oliveira, Grande Prémio do prestigioso Festival de Cannes, nasceu em 1908 no Porto e começou a fazer cinema em 1927 e realizou 32 longas metragens. Faleceu em 2015, na Foz do Douro, com 106 anos de idade.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Carminho esteve em digressão pelos EUA e agora vem aí Mariza

 Carminho, a fadista nomeada para os Grammy, esteve este mês em digressão pelos EUA para promover o seu mais recente disco, “Eu Vou Morrer de Amor ou Resistir”, com espetáculos em San Francisco, Boston, New York, Chicago e Philadelphia.

Carminho, que cantou um fado no filme “Poor Things”, vencedor do Oscar de 2023, já tem o seu público nos EUA.

A fadista foi acompanhada nesta digressão por André Dias (guitarra portuguesa), Flávio Cardoso (viola de fado), Tiago Maia (viola baixo), Pedro Geraldes (guitarra elétrica) e João Pimenta Gomes (mellotron e cristal baschet).

Em novembro, teremos Mariza, outro grande nome do fado, com espetáculos na Califórnia, Massachusetts, New York e Virginia.

Novembro 6: Soraya, Valley Performing Arts Center, Northridge, CA.

Novembro 7: Balboa Theatre, San Diego, CA.

Novembro 9: The Freight, Berkeley, CA.

Novembro 12: Jones Hall for the Performing Arts, Houston, TX.

Novembro 14: Berklee Performance Center, Boston, MA.

Novembro 16: GMU Center for the Arts Concert Hall, Fairfax, VA.

0 Comments

Related Articles