Breves, Comunidades

by | Oct 29, 2025 | Notícias das Comunidades

Morreu Frank Miranda, antigo professor de Fall River

 Frank Miranda, 76 anos, de Fall River, faleceu dia 20 de outubro no Hospital St. Luke’s, após uma corajosa batalha contra o cancro. Frank era filho dos falecidos Francisco P. e Mary (Cabral) Miranda.

Frank foi criado em Somerset, frequentou a Bishop Stang High School e licenciou-se em 1971 no Southeastern Massachusetts Technological Institute (SMTI), que mais tarde se tornou Southeastern Massachusetts University (SMU) e por fim a UMass Dartmouth.

Frank iniciou a carreira docente na St. Anne’s School, escola católica de Fall River que fechou em 2006 e lecionou depois mais de 30 anos na North End Elementary School, em Fall River, até se aposentar.

Frank deixa uma filha, Elizabeth Adriana Miranda, e uma irmã, Margaret Hopkins.

O funeral de Frank Miranda realizou-se dia 27 de outubro, saindo da igreja de St. Julie Billiart, em Dartmouth, para o Cemitério de St. Patrick, em Fall River.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Clube de Jardinagem de Buzzards Bay promove a feira anual de verduras

O Buzzards Bay Gardening Club convida a comunidade a celebrar a quadra na sua Feira de Verduras de Fim de Ano, a realizar no sábado, 6 de dezembro de 2025, das 9h às 14h, na Rotch-Jones-Duff House & Garden Museum Coach House, localizada em 396 County Street, New Bedford.

Este evento anual festivo transforma a histórica Coach House num paraíso de inverno com decorações natalícias artesanais, uma seleção requintada de grinaldas, centros de mesa, árvores de mesa e muito mais, tudo criado pelos membros do GCBB.

As receitas revertem para o Programa de Subsídios do Garden Club, que financia iniciativas em Conservação, Embelezamento Cívico, Agricultura Sustentável e Bolsas de Estudo.

Como bónus especial, os visitantes que fizerem uma compra no Mercado de Verdes receberão entrada gratuita para visitar a Casa Rotch-Jones-Duff.

Para mais informações, visite o site do Garden Club de Buzzards Bay: www.gardenclubbuzzardsbay.org.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

O antigo jogador do Celtic, Gordon Hayward será orador do jantar anual de angariação de fundos da Fundação para Avanço da Educação Católica

 O antigo jogador do Boston Celtic, Gordon Hayward, regressa a Massachusetts no próximo mês como orador convidado no jantar anual de angariação de fundos da Fundação para o Avanço da Educação Católica (FACE), dia 6 de novembro, no White’s of Westport.

Hayward, a antiga estrela da NBA que jogou durante 14 temporadas, incluindo três em Boston, converteu-se recentemente ao catolicismo, recebendo os seus sacramentos de iniciação em Roma em 2024.

Hayward descreve-se como “grande apoiante das escolas católicas” num vídeo publicado sobre o evento, referindo que quatro dos seus filhos estão agora matriculados numa escola no seu estado natal e acrescentou que se sente honrado por apoiar o “incrível” trabalho da FACE.

A FACE fornece ajuda escolar e bolsas de estudo com base na necessidade de famílias de baixos rendimentos, para que todos tenham acesso à educação católica. Agora no seu 31º ano, a FACE já disponibilizou mais de 20 milhões de dólares em bolsas de estudo para estudantes que frequentam escolas católicas na Diocese de Fall River e proporcionou a milhares de alunos do ensino básico, secundário e superior a oportunidade de frequentar uma escola católica na Diocese de Fall River. Andrew Raposo, diretor da Escola Espírito Santo em Fall River, falou recentemente sobre o apoio fundamental prestado pela FACE:

“Ano após ano, converso com pais e alunos que estão extremamente gratos pela generosidade da FACE e dos seus muitos doadores. Não posso exagerar a importância que estas bolsas de estudo proporcionam não só aos nossos alunos, famílias e funcionários, mas também às nossas escolas no seu todo. No final, conseguimos trazer mais pessoas para as nossas escolas e igrejas e aproximarmo-nos ainda mais da nossa comunidade de fé.”

John Feitelberg, presidente da HUB International, e Janna Lafrance, da Lafrance Hospitality, são os copresidentes do Jantar de Bolsas de Estudo da FACE deste ano. No âmbito do programa, o bispo de Fall River, D. Edgar M. da Cunha, procederá à entrega do Prémio Timothy J. Cotter para o Amigo da Educação Católica à família Makkay, de Centerville, em homenagem ao seu compromisso com a educação católica e ao seu apoio de longa data à FACE.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Paroquianos despedem-se da igreja de Santa Maria de Taunton

 O bispo da Diocese de Fall River, D. Edgar M. da Cunha, reuniu-se dia 25 de outubro com algumas dezenas de fiéis em Taunton para se despedirem da paróquia de Santa Maria.

O programa teve início com um culto ao ar livre, conduzido pelo prelado num terreno frente à igreja, findo o qual os participantes formaram uma procissão que encaminhou para a igreja de Santo António transportando vários objetos simbólicos representativos da longa história da igreja de Santa Maria.

A cerimónia terminou com missa na igreja de Santo António celebrada pelo bispo Cunha.

A igreja de Santa Maria está encerrada e sem utilização desde novembro de 2023. O edifício necessitava de reparações estimadas em 10 milhões de dólares, montante que excedia as disponibilidades e, perante isso, a diocese decidiu encerrar a paróquia.

Antes disso, porém, a paróquia de Santa Maria já se tinha de certo modo fundido com as paróquias de Santo António e São Judas, partilhando recursos, ministérios e até mesmo o pároco, o padre William Rodrigues. Os paroquianos de Santa Maria foram convidados a tornarem-se membros de qualquer uma das paróquias parceiras e um comité de fusão composto por representantes das três paróquias está em funcionamento.

A paróquia de Santa Maria foi fundada em 1830 por católicos irlandeses que vieram para Taunton para trabalhar nas suas indústrias e as outras paróquias católicas de Taunton são todas derivadas desta congregação-mãe.

Após celebrarem missas em casas particulares, os irlandeses decidiram construír uma igreja de madeira no local da atual casa paroquial em 1832. Esta igreja foi incendiada em 1856 e prontamente reconstruída. Quando a casa paroquial foi construída, a antiga igreja foi transferida para East Taunton e passou a ser conhecida como St. Charles Hall.

A atual igreja de Santa Maria foi construída em 1868, segundo um projeto de Patrick C. Keely. O complexo, que inclui também uma casa paroquial, um convento e uma escola, foi classificado no Registo Nacional de Lugares Históricos em 1984.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Diman High School homenageou docentes

 A Diman Regional Technical High School de Fall River prestou homenagem a nove dos seus docentes que foram nomeados para o Hall of Fame escolar deste ano.

Entre os nomeados estão dois lusodescendentes, Michael A. Oliveira e Roberto Oliveira.

Michael Oliveira, que graduou pela Diman em 1975, revolucionou o programa de Tecnologia de Máquinas-Ferramenta da escola em 1982, introduzindo a tecnologia de Controlo Numérico Computadorizado (CNC).

Como chefe de departamento e consultor de longa data da SkillsUSA, Michael Oliveira inspirou centenas de alunos a competir e a ter sucesso nos palcos estaduais e nacionais, conquistando mais de dez medalhas nacionais.

Roberto Oliveira foi professor de matemática quase 40 anos ajudando os alunos da Diman a encontrar confiança e sucesso na sala de aula e fora dela. Os seus métodos de ensino inovadores transformaram a matemática de uma fonte de ansiedade num motivo de orgulho para inúmeros alunos.

Fora da sala de aula, Roberto Oliveira treinou golfe e basebol, apoiou o atletismo e personificou o espírito de trabalho em equipa que define a Diman.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Suicídio duplo em Fall River

As autoridades policiais de Fall River estão a investigar a descoberta dos restos mortais de duas pessoas na floresta estadual de Freetown na manhã de 18 de outubro.

A polícia foi alertada por um grupo de caçadores que se encontrava a caçar faisões e que avistou um carro perto da Copicut Road e os corpos de dois adultos.

No local foi encontrada uma nota de suicídio, cujo teor não foi divulgado.

A polícia disse acreditar que não houve crime e que as identidades das vítimas só serão divulgadas depois dos seus familiares mais próximos serem notificados.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Massachusetts entre os estados mais preparados para cuidar dos idosos e Rhode Island entre os menos preparados

 Um novo estudo classifica Massachusetts como o 6º estado mais preparado para cuidar da população em rápido envelhecimento, que cresceu 31,5% na última década, atingindo 1.335.942 idosos.

A população idosa nos Estados Unidos aumentará 30% até 2050, atingindo os 82,1 milhões, no que foi apelidado de “Tsunami Prateado”, e os sistemas de apoio já começam a ruir em todo o país. A forma como os estados se preparam para a escassez de enfermeiros e para o aumento dos custos com os cuidados de saúde e a habitação determinará se os idosos envelhecerão com dignidade ou em sofrimento.

A Seniorly e a CareScout divulgaram um estudo conjunto para determinar os estados mais e menos preparados para cuidar da população idosa, depois de analisarem nove fatores em todos os 50 estados e no Distrito de Columbia em três categorias principais – crescimento da população idosa, preparação financeira e cuidados de saúde – utilizando dados do Census Bureau, CMS, Genworth Financial Care Cost Survey e HRSA.

Entre as principais conclusões, Massachusetts ocupa o 2º lugar na disponibilidade de médicos (25 por 1.000 idosos), o 5º na participação na força de trabalho dos idosos (23,9%) e o 6º no crescimento nos custos com cuidados de saúde domiciliários (52%).

Os cinco estados mais preparados são Hawaii, Florida, Utah, D.C. e Delaware.

Os cinco estados menos preparados são Oregon, Missouri, Dakota do Sul, Rhode Island e Colorado.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Menina de dois anos morre em acidente de viação em Taunton

Uma menina com menos de dois anos morreu dia 18 de outubro num acidente de viação na Broadway, em Taunton, por volta das 19h.

Uma carrinha Chevy branca e um SUV Toyota Rav 4 azul colidiram frontalmente e ficaram gravemente danificados.

Uma menina com perto de dois anos não resistiu aos ferimentos e faleceu pouco depois de ter dado entrada no hospital.

Uma mulher de 25 anos que conduzia o Rav 4 deu entrada no Hospital de Rhode Island em estado estável. Uma menina de cinco anos foi levada para um centro de trauma fora do estado e está em estado estável.

Quatro homens que seguiam na carrinha nada sofreram.

O acidente está sob investigação.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Ainda o caso do esfaqueamento do ex-mayor de Fall River, Will Flanagan

A polícia de Fall River deteve um suspeito do esfaqueamento do ex-mayor Will Flanagan.

Flanagan foi atacado dia 20 de outubro, às 17h, na Hartwell Street, uma artéria residencial, quando caminhava no passeio em direção ao Cosmopolitan Dispensary, 82 Hartwell Street, do qual é um dos proprietários. Os outros são Sunny Aroustamian e Gevorg Saribekyan. Câmaras de vídeo vigilância filmaram o ataque e as imagens mostram Flanagan a caminhar em frente aos apartamentos Tecumseh Mill quando outro homem surge a correr por trás e desfere várias facadas. Flanagan ergue as mãos tentando resistir e acaba por cair no passeio. O atacante atravessa a rua e foge correndo. Flanagan consegue levantar-se e cambaleia em direção à entrada dos apartamentos e senta-se numa cadeira. Pouco depois chega a ambulância que conduziu Flanagan ao Saint Anne Hospital.

Na sequência das investigações da polícia de Fall River, um suspeito foi detido dia 21 às 08h30 da manhã. Foi identificado como Correa K. Gonzales, 31 anos.

Em 2024, durante um incidente doméstico em que ameaçou a mãe e uma irmã, a progenitora disse que Correa sofre de uma doença mental desde os 15 anos.

Correa Gonzales tem pelo menos três detenções por agressão e desta vez, além da acusação de tentativa de homicídio do ex-mayor, é também acusado de agressão aos polícias que o foram deter, tendo ferido um agente.

Gonzales ficou detido sem fiança e foi examinado por um psiquiatra que determinou o seu internamento, por 20 dias, para avaliações mentais, no Hospital Estadual de Bridgewater.

Não é conhecida a razão do ataque a Flanagan, uma vez que Gonzales não tinha qualquer tipo de relação com o ex-mayor.

Sabe-se que o ex-mayor sofreu pelo menos cinco facadas na face, no pescoço e nos ombros, já foi submetido a várias cirurgias e continua internado.

Na noite de segunda-feira, a polícia de Fall River informou que Flanagan estava em condição estável.

Flanagan foi mayor de 2010 a 2014. A meio da última eleição, em 2014, Flanagan enfrentou a frustração dos eleitores com as taxas de recolha de lixo e uma acusação do então conselheiro municipal Jasiel Correia, que acusou o mayor de lhe mostrar uma pistola como intimidação para assinar uma petição de revogação. Flanagan admitiu ter mostrado a arma porque Correia lhe perguntou sobre ter uma licença de porte de arma e não de forma intimidante, mas perdeu a eleição e foi substituído por Sutter. Em 2016, Jasiel Correia sucedeu a Sutter como mayor, mas foi condenado a seis anos de prisão por corrupção e está presentemente num estabelecimento prisional de Connecticut, saindo em liberdade em 11 de julho de 2026.

Will Flanagan nasceu em 1980 e é de ascendência portuguesa pelo lado materno. É casado e pai de duas meninas.

Quando deixou de ser mayor, voltou a exercer advocacia, teve um programa numa rádio local e tornou-se sócio de um dispensário de canábis.

Refira-se que existem pelo menos seis dispensários de canábis em Fall River e alguns têm várias unidades pelo que existe na cidade um total de 31dispensários.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

A primeira vitória de Mitch Raposo

 Mitch Raposo nasceu em Fall River em 1998, tem 27 anos, sonha ser pugilista e tornar-se lutador de UFC, mas as coisas não têm corrido bem. Contudo, o jovem tenta superar as muitas adversidades e conseguiu a sua vitória num combate quase a 11 mil quilómetros de casa, em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos. Dia 18 de outubro, nas preliminares do UFC 321, Raposo (10-3) experimentou a vitória no UFC pela primeira vez na sua carreira com uma vitória por decisão unânime sobre Azat Maksum.

Mitch Raposo é treinado por Brian Raposo e Tommy Teixeira.

0 Comments

Related Articles