Breves, Desporto

by | Oct 22, 2025 | Desporto

O português Neemias Queta continua nos Boston Celtics

A temporada da National Basketball Association (NBA) de 2025-26 será a 80ª edição da liga e arrancou a 21 de outubro de 2025 e terminará em abril de 2026.

Esta época, a NBA tem 23 jogadores estrangeiros, dos quais 13 europeus e um deles o português Neemias Queta, que joga na posição de poste e representa a equipa dos Boston Celtics.

Filho de pais guineenses e nascido em Lisboa em 1999 (tem 26 anos), Neemias começou a jogar basquete aos dez anos no Barreirense e representou depois a equipa B do Benfica, mas em 2018 veio para os EUA e passou a jogar na Universidade de Utah.

Em 2021, tentou o Draft da NBA e foi a 39ª escolha dos Sacramento Kings, tornando-se o primeiro português a jogar na NBA.

Mesmo não sendo uma opção regular dos Sacramento Kings, Neemias Queta foi o jogador mais votado da equipa californiana para o NBA All Star Game de 2022 recebendo 88.534 votos do público.

Em agosto de 2023, Queta assinou contrato com os Sacramento Kings, mas foi dispensado em setembro e no mês seguinte assinou pelos Boston Celtics, passando a representar a equipa Maine Celtics da NBA G League e a equipa principal.

Pelos Maine Celtics, Neemias foi sub-campeão da NBA G League em abril de 2024, tendo perdido à melhor de três jogos com os Oklahoma City Blue. E em junho de 2024, representando os Boston Celtics, sagrou-se campeão da NBA.

Neemias tem contrato de três anos com os Boston Celtics até 2027 ganhando um total de $7.189.528 que lhe garante o salário médio anual de $2.393.376.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Conceição obtém primeira vitória ao leme do Al Ittihad na ‘Champions’ asiática

O treinador Sérgio Conceição obteve o primeiro triunfo ao leme dos sauditas do Al Ittihad, no terreno dos iraquianos do Al Shorta (4-1), para a terceira jornada do Grupo oeste da Liga dos Campeões asiática de futebol.

Depois da estreia ‘amarga’, na sexta-feira, no campo do Al Fayha (1-1), de Pedro Emanuel, para a quinta ronda do campeonato saudita, o antigo treinador do FC Porto e AC Milan, de Itália, ficou com motivos para sorrir, apesar de ter começado o desafio a perder e de ter visto o compatriota Danilo Pereira receber ordem expulsão no segundo tempo, aos 50 minutos, por acumulação de cartões amarelos.

Quando decorria o minuto cinco, Bassam Shakir colocou o emblema anfitrião no comando do marcador, uma vantagem que viria a ser anulada ainda antes do tempo de intervalo, pelo gaulês Moussa Diaby (17), com o brasileiro Fabinho a operar a reviravolta, aos 29.

Após o regresso dos balneários, o argelino Aouar (60 e 76), já com a equipa de Conceição em inferioridade numérica, bisou pelo clube saudita, que sobe ao sétimo posto, com três pontos, de uma classificação liderada, à condição, pelo Al Ahli, com sete, os mesmos do segundo do Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, comandado pelo português José Morais.

Já Pedro Martins, ao leme Al Gharrafa, do Qatar, saiu derrotado da Arábia Saudita, frente ao Al Ahli (4-0), que deixou o resultado, praticamente, consumado no primeiro tempo.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Marrocos bate Argentina com ‘bis’ de Zabiri e conquista mundial de sub-20

Dois golos de Yassir Zabiri, avançado do Famalicão, valeram no domingo a Marrocos a conquista do Mundial de futebol de sub-20, com um triunfo por 2-0 sobre a Argentina, na final disputada em Santiago do Chile.

O jogador da I Liga portuguesa marcou aos 12 e 29 minutos, o primeiro de livre direto, conseguindo o segundo triunfo na prova para o continente africano, depois do Gana, em 2009, perante uma Argentina que tinha vencido seis de sete finais.

No ranking de campeões, que continua a ser liderado pela Argentina, com seis títulos (1979, 1995, 1997, 2001, 2005 e 2007), Marrocos passou a ser o 13.º país a vencer a prova, arrebatada por Portugal, com a ‘geração de ouro’, em 1989 e 1991.

Yassir Zabiri jogou até aos 86 minutos nos marroquinos, para acabar a prova entre os melhores marcadores, com cinco golos, enquanto Gianluca Prestianni, do Benfica, e Tomás Pérez, do FC Porto, que saiu ao intervalo, foram titulares nos sul-americanos.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

SAD do Vitória de Guimarães apresenta lucro recorde de 7,61 milhões

A SAD do Vitória de Guimarães encerrou a temporada 2024/25 com um lucro de 7,61 milhões de euros (ME), o mais elevado da sua história, impulsionado pelas receitas com transferências e pela participação na Liga Conferência de futebol.

Criada em 2013 para assegurar a gestão do futebol profissional e a maioria do futebol de formação do emblema da I Liga portuguesa, a SAD vimaranense ultrapassou assim os 4,63 ME de lucro assegurados na temporada 2022/23, o maior valor até à divulgação do relatório e contas de 2024/25.

As vendas do lateral direito Alberto Costa, aos italianos da Juventus, do médio Manu Silva, ao Benfica, e dos atacantes Jota Silva, aos ingleses do Nottingham Forest, e Kaio César, aos sauditas do Al Hilal, cujas receitas brutas superaram os 40 ME, geraram mais-valias de 27,5 ME para os cofres vitorianos.

Já a campanha na terceira prova de clubes na hierarquia da UEFA, que culminou na disputa dos oitavos de final perante os espanhóis do Betis, garantiu mais de 9,7 ME aos minhotos.

Os rendimentos totais da SAD ascenderam assim aos 51,45 ME, valor que traduz um crescimento de 135% face à temporada 2023/24, enquanto os gastos aumentaram 16,5%, dos 28,14 para os 32,79 ME, cabendo a maioria deste valor a gastos com pessoal (20,53 ME).

Na nota publicada no sítio oficial, o Vitória de Guimarães afirma que a SAD obteve um resultado operacional positivo de 18,66 ME, que seria negativo em 8,8 ME sem as receitas de transferências, e que o resultado líquido positivo desceu para 7,61 ME face às obrigações com juros, impostos, amortizações e depreciações.

Já o passivo, que respeita às obrigações e dívidas da SAD, aumentou de 67,02 para 69,45 ME, por força da subida do passivo corrente, rubrica que engloba todas as obrigações a cumprir no prazo de um ano, dos 52,49 para os 59,22 ME.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Vitória de Setúbal cede direitos desportivos do goleador Catarino a novos sócios

O Vitória de Setúbal, histórico clube do futebol nacional, lançou uma campanha de angariação de novos sócios em que cede uma percentagem dos direitos desportivos de Catarino, uma das estrelas da equipa, a quem aderir à iniciativa. O emblema da I Divisão Distrital da Associação de Futebol de Setúbal pretende com a campanha captar associados, retribuindo aos aderentes um retorno financeiro numa futura venda do avançado goleador, de 25 anos, que em 2024/25 fez 44 golos em 30 partidas e esta época soma cinco em seis jogos.

“A campanha, que entra em vigor no imediato, pretende captar novos sócios para o clube, cedendo parte dos direitos desportivos do jogador Catarino aos atuais e novos sócios constituídos até ao final de 2025. Qualquer venda futura do jogador terá todos os sócios constituídos até ao final do ano como beneficiários”, lê-se no comunicado divulgado pelos sadinos. O V. Setúbal – sexto clube nacional com mais participações na Liga (72) – sublinha que a campanha em curso tem como objetivo procurar reunir condições para que possa continuar o seu trajeto de ascensão no futebol nacional. “Uma iniciativa sem precedentes que pretende ser o início do regresso do Vitória à primeira divisão do futebol português e aos tempos áureos do passado. Sem o aumento da base, os sócios, isso será muito difícil”, frisam.

Na campanha, que está presente em ‘outdoors’, meios digitais e filme, os adeptos são interpelados com a questão “Queres ser dono do passe do Catarino?”. Na eventualidade de uma futura venda do jogador, os sócios com as quotas em dia terão direito a parte do valor realizado.

“Esse valor será creditado no saldo de cada sócio, podendo ser convertido em desconto nas futuras quotas e/ou desconto no ‘merchandising’ da Loja do Vitória”, informa o clube, referindo que “no ato de inscrição, cada novo sócio deverá pagar um mínimo de duas quotas”. Depois de no final da época anterior o V. Setúbal se ter sagrado campeão da 2.ª Divisão da AFS, o conjunto setubalense – que em 2020 foi administrativamente relegado da I Liga ao terceiro escalão – é atualmente, numa altura em que estão cumpridas duas jornadas da 1.ª Divisão, um dos líderes da prova a par do GD Sesimbra, Olímpico Montijo e Cova da Piedade.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Taça de Portugal (3.ª eliminatória) – Resultados

Desp. Chaves (II) – (+) Benfica (I)              0-2

Rebordelo (D) – (+) Nacional (I) 1-3

São João de Ver (L3) – (+) Famalicão (I)                  0-3

Sporting de Covilhã (L3) – União Nogueirense (D)            1-0

Fornos de Algodres (D) – (+) AVS (I)         0-7

Alpendorada (CP) – Estrela Amadora (I)                3-1

Bragança (CP) – (+) Sporting de Braga (I)               0-1

Torreense (II) – Oliveirense (II)   1-1 (1-1 ap, 5-4 gp)

Sp. Espinho (D) – (+) Santa Clara (I)        0-0 (0-0 ap, 2-4 gp)

União de Leiria (II) – Alverca (I) 2-2 (2-2 ap, 4-2 gp)

Portimonense (II) – (+) Arouca (I)               1-2

Marco 09 (L3) – (+) Farense (II)  0-3

Celoricense (CP) – (+) FC Porto (I)            0-4

Académico Viseu (II) – Gil Vicente (I)     2-1

Paços de Ferreira (II) – (+) Sporting (I)    2-2 (2-3 ap)

Fafe (L3) – Moreirense (I)               1-0

Mortágua (CP) – Portimonense SC (CP)                 2-0

Ançã (D) – (+) Casa Pia (I)             0-3

Atlético (L3) – Felgueiras (II)       2-0

Vila Meã (CP) – Vila Caiz (D)       1-0

Comércio e Indústria (CP) – Vianense (CP)         3-0

Lusitano de Évora (L3) – Olivais e Moscavide (D)              4-1

União de Lamas (CP) – (+) Vitória de Guimarães (I)         0-1

Sintrense (CP) – Rio Ave (I)          3-2

Vila Real (CP) – (+) Tondela (I)    1-5

Lusitânia de Lourosa (II) – Resende (CP)               2-0

Caldas (L3) – Mirandela (CP)      1-0

Silves (D) – Louletano (CP)          1-1 (2-1 ap)

Amarante (L3) – (+) Leixões (II)  1-1 (1-2 ap)

1.º Dezembro (L3) – B.C. Branco (CP)   1-1 (1-1 ap, 5-4 gp)

Anadia (CP) – (+) Marinhense (CP)           0-0 (0-0 ap, 6-7 gp)

Belenenses (L3) – (+) Estoril Praia (I)      1-2

 

PROGRAMA DA QUARTA ELIMINATÓRIA:

– Domingo, 23 nov:

Atlético (L3) – Benfica (I)

Sporting de Braga (I) – Nacional (I)

AVS (I) – Académico Viseu (II)

Fafe (L3) – Arouca (I)

1.º Dezembro (L3) – União de Leiria (II)

Alpendorada (CP) – Casa Pia (I)

Tondela (I) – Caldas (L3)

Farense (II) – Silves (D)

Santa Clara (I) – Comércio e Indústria (CP)

Lusitânia de Lourosa (II) – Torreense (II)

Vitória de Guimarães (I) – Mortágua (CP)

Sporting (I) – Marinhense (CP)

Vila Meã (CP) – Leixões (II)

Sporting de Covilhã (L3) – Lusitano de Évora (L3)

FC Porto (I) – Sintrense (CP)

Estoril Praia (I) – Famalicão (I)

0 Comments

Related Articles