“Queridos e queridas portuguesas, nós somos o que há de melhor no mundo”
Marcelo Rebelo de Sousa, em Providence em Junho de 2018 nas celebrações do Dia de Portugal
Marcelo Rebelo de Sousa esteve sábado, 20 de setembro de 2025, em New York para a sua última participação como Presidente da República de Portugal na 80.ª Assembleia Geral das Nações Unidas e interveio terça-feira 23 de setembro, no, debate anual entre chefes de Estado e de Governo dos 193 estados membros da organização, onde também participou em 2016, 2018, 2019, 2921 e 2023.
No domingo o presidente ofereceu num hotel novaiorquino uma receção à comunidade portuguesa e funcionários da ONU, à semelhança do que aconteceu em 2015 com o Presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, mas este numa despedida mais abrangente, que teve lugar em Newark, NJ, tendo reunido representantes de outras comunidades, entre as quais Rhode Island e cujo consulado estava sob a administração da vice-cônsul, Márcia Sousa, que fez deslocar a Newark um autocarro cheio, para se despedir do Presidente Cavaco Silva, num auditório com lotação esgotada.
Mas Rhode Island e Massachusetts já tinham prestado um tributo de gratidão pelo trabalho desenvolvido em prol de Portugal, quando o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa presidiu às celebrações do Dia de Portugal em Boston e Providence em 2018, tendo ainda visitado o Museu da Baleação em New Bedford.
Dizia o Portuguese Times na sua edição de 13 de junho de 2018:
“Mais de 5 mil pessoas deram as boas vindas em Boston e muito mais de 10 mil receberam Marcelo Rebelo de Sousa em Providence.
O Presidente da República de Portugal subiu ao palco em pleno arraial do Dia de Portugal/RI 2018 na noite de domingo, 10 de junho de 2018, sob os mais vivos aplausos de quantos esperavam a visita presidencial, após ter acendido a chama da portugalidade em lugar de excelência.
O Presidente da República estava acompanhado pelo primeiro-ministro António Costa, presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, mayor de Providence, Jorge Elorza, governadora de Rhode Island, Gina Reimondo, embaixador de Portugal em Washington, Domingos Fezas Vital.
A multidão presente no Alex and Ami City Center, lugar de excelência no centro de Providence, capital do estado de Rhode Island, tributou uma ruidosa manifestação de boas vindas ao Presidente da República, que foi ao rubro quando Marcelo Rebelo de Sousa disse: “Queridos e queridas portuguesas, nós somos o que há de melhor no mundo”, palavras comprovadas com estas justificações:
“O secretário Geral das Nações Unidas é português. O melhor jogador de futebol no mundo é português. A melhor equipa de futebol na Europa é portuguesa. E daqui a algumas semanas a melhor equipa de futebol no mundo é portuguesa. A melhor comunidade aqui em Rhode Island é portuguesa.”
E entre uma explosão de VIVA PORTUGAL, o Chefe de Estado português disse alto e bom som:
“Somos os melhores porque somos o exemplo do trabalho, honestidade, lealdade. De respeito às nossas raízes. De memória da nossa terra de origem. Temos aqui gente do norte, do centro do sul, dos Açores, Madeira. Nós chegámos. Integrámo-nos. Somos portugueses tão bons como os de lá. Americanos tão bons como os de cá. ONDE CHEGAMOS SOMOS DOS MELHORES. Os portugueses são fiéis ao torrão natal. Vivem as origens e o Presidente da República sabe bem disso”.
E acrescenta:
“No meio de tudo isto temos os afetos. Nós gostamos da nossa pátria, das nossas gentes, das gentes das pátrias onde vivemos. Adaptamo-nos à língua, aos costumes, ao clima. A maneira de ser. Somos uma ponte entre povos. Nós unimos. Não dividimos. Nós criamos a paz, não a guerra”.
E com os VIVA PORTUGAL a surgirem em cada paragem da sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa deixa um agradecimento.
“ESTAMOS AQUI PARA VOS AGRADECER. Todos os dias vocês prestigiam Portugal. Todos os dias honram Portugal. Todos os dias são o orgulho para todos nós. E nós nunca vos esqueceremos.”
Mas o WATERFIRE Festival não passou despercebido ao ilustre visitante. Caso único nos EUA. E possivelmente no mundo.
“Nós temos o fogo no nosso coração. E nós repartimos esse fogo com todos e aqui em Rhode Island e com um milhão e meio de portugueses pelos EUA.
Mas estamos aqui em Rhode Island com mais força do que em todos os outros estados”.
Mas o que se passa à sua frente merece um comentário de Marcelo Rebelo de Sousa
“E aqui hoje dão-me mais uma razão para me sentir orgulhoso de ser Presidente de Portugal. Foi espetacular a vossa presença. Assim como o espetáculo do WaterFire aqui em Providence”, concluiu o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, numa receção apoteótica em terras americanas e cujas declarações se enquadram na visita e na recente despedida em que muito pouco haveria a acrescentar ao que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa
Referiu em junho de 2018 e aqui se transcreve.
Só mais um pormenor e este de primordial importância. A presidência das celebrações era de Orlando Mateus e a grande heroína da estrondosa receção foi Márcia Sousa, que conseguiu angariar a avultada soma financeira sem a qual o WaterFire Festival, que deslumbrou Marcelo Rebelo de Sousa, não seria possível, assim como a coordenação da receção no Capital Grille que correu o risco de não se poder realizar dado o atraso na ligação Boston/Providence.
A visita do Presidente da República a New Bedford em 2018
Na visita aos EUA e a esta região, Marcelo Rebelo de Sousa avistou-se com a comunidade portuguesa tendo por palco o New Bedford Whaling Museum. PT registou o momento histórico.
“No âmbito da visita a Massachusetts e Rhode Island e integrada nas celebrações do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades, o Presidente da República deslocou-se a New Bedford numa visita relâmpago ao Museu da Baleação.
Acompanhado por uma vasta comitiva constituída pelo presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, o embaixador de Portugal em Washington, Domingos Fezas Vital, deputados e jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa chegou ao New Bedford Whaling Museum por volta das 3:30, onde o aguardaram para além do cônsul de Portugal em New Bedford, o mayor de New Bedford Jonathan Mitchell, deputados, conselheiros municipais e o rancho folcórico da Escola Portuguesa de New Bedford.
Marcelo Rebelo de Sousa distribuiu abraços, deixou-se fotografar, falou com os jovens que integravam o rancho folclórico e referiu: “Isto é Portugal no seu melhor”.
E já no interior do museu proferiu uma mini conferência de imprensa tendo no final acrescentado:
“Quero salientar aqui que vou encantado com tudo o que vi durante esta minha visita a Massachusetts e Rhode Island. É realmente Portugal no seu melhor. Estou muito orgulhoso dos portugueses e lusodescendentes que aqui residem, pela forma como mantêm os seus valores trazidos de Portugal e conseguem ao mesmo tempo integrar-se ativamente na sociedade que os acolhe neste grande país, os Estados Unidos da América. Bem haja a todos”, concluiu o Chefe do Estado português na sua visita ao New Bedford Whaling Museum.
Marcelo Rebelo de Sousa galardoado com o “Heritage Day of Portugal” na State House em Boston, junho de 2018
Como se pode deduzir deste resumo, foi histórica a visita do Presidente da República de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa a Massachusetts e Rhode Island.
Se em Providence RI transportou e acendeu a chamada da portugalidade perante mais de 10 mil pessoas em lugar de excelência, em Boston foi honrado na State House com a atribuição da medalha “Heritage Day of Portugal”.
Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado de honra ao 34th Heritage Day of Portugal na State House em Boston em Junho de 2018.
O Presidente da República presidiu à cerimónia da entrega dos “Portuguese Heritage Award” na segunda-feira, 11 de junho, pelas 10:00 da manhã, após ter sido homenageado pelos lusoeleitos , responsáveis pelas cerimónias anuais de distinção a ilustres portugueses, no âmbito das celebrações do Boston Portuguese Festival.
Perante uma audiência de empresários, professores, familiares dos homenageados, Marcelo Rebelo de Sousa deu entrada na Assembleia Legislativa em agenda especial da atribuição das Medalhas de Mérito, sublinhando “ninguém vive sozinho neste mundo. Estamos num mundo multilateral, isto da forma em que agora vivemos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, que havia sido recebido pelo Governador de Massachusetts, Charlie Baker, nas escadarias da State House em Boston, declarando o mês de junho como “Portuguese American Heritage Month”, numa demonstração do reconhecimento da existência da comunidade portuguesa e seu importante contributo no estado de Massachusetts.
Lizett Frias recebeu das mãos do Presidente da República o “Portuguese Heritage Award” no ano de 2018
O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, entregou a Lizett Frias o “Portuguese Heritage Award” no decorrer da 34ª edição do Heritage Day of Portugal, a 11 de junho de 2018 na State House em Boston.
Lizett Frias é natural de Hudson, filha do empresário e comendador António Frias, natural da ilha de Santa Maria, e de Manuela Frias, natural de São Miguel. Tem duas filhas. Stephanie e Nicole e dois netos, Lucas e Jonathan.
Lizett Frias tem feito parte dos corpos diretivos do Hudson Portuguese Club, dotado de modernas e funcionais instalações.
Fundou com seu irmão Rodney o S&F Annual Golf Tournament com grande sucesso social e financeiro, agora ligado ao Frias Family Foundation, que neste ano de 2025 angariou 200 mil dólares, montante destinado a apoiar causas de cariz humanitário.
Lizett Frias tem tido papel preponderante na preservação e promoção da herança portuguesa no seio das novas gerações. A sua experiência administrativa tem sido primordial no dia a dia do Hudson Portuguese Club.
Lizett Frias desempenha as funções de “Executive Director of Marketing and Business Development” da S&F Concrete Contractors, a maior companhia em cimento armado a nível português e uma das maiores nos EUA.
É formada em Building Techonology na Wentworth Institute of Technology e detém a licença de “Unrestricted Construction Supervisors”.
Nos seus 30 anos de experiência iniciou-se na divisão de carpintaria, onde prosseguiu na divisão de engenharia e diretora de projetos.
Foi reconhecida no New England Real Estate Journal no “2018 Women in Construction”.
Lizett tem-se distinguido pelo seu envolvimento em grandes empreendimentos e iniciativas profissionais, sem esquecer o seu contributo junto da comunidade portuguesa em Hudson.
O pai António Frias não se esquece de as lembrar entre a vida profissional e familiar. “Be the best you can be”, e “You can achieve your dreams but never forget your roots”.
A medalha foi atribuída por proposta da deputada Kate Hogan.
Fotogaleria de PT/A. Pessoa:
Governadora de Rhode Island Gina Raimondo (2015-2021) em Providence.
Gina Raimondo, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa em Providence.
Presidente da Camara de Providence Jorge O. Elorza (2015-2023) e esposa.
Gina Raimondo, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa em Providence.
Lizett Frias, Massachusetts State House.
Francisco Mendonça, Massachusetts State House.
Michael Benevides e Fernando Benevides.
Horacio Tavares e esposa, Al Medina, Claudia Tavares e Tony Cabral.
Presidente da Camara de New New Bedford Jon Mitchell no New Bedford Whaling Museum.




0 Comments