Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz presente no 21.º Convívio de Naturais da Graciosa em Lowell

by | Oct 22, 2025 | Eventos Comunitários

Os naturais e amigos da ilha Graciosa reuniram-se dia 18 de outubro em Lowell, na Sociedade do Espírito Santo, naquele que foi o 21.º Convívio Graciosense, registando-se, tal como em edições anteriores, lotação esgotada, mais de quatro centenas de convivas.

A iniciativa, que partiu do saudoso Belmiro Silva, tem vindo a crescer, de tal forma que faz parte do calendário anual comunitário luso daquela localidade a norte de Massachusetts atraindo os naturais e descendentes da Ilha Branca e de outras ilhas e do Continente português, numa região de forte presença de graciosenses e que, tal como em outras comunidades lusas, preservam os seus valores culturais e ao mesmo tempo contribuem para o enriquecimento a todos níveis das vilas e cidades por onde se têm radicado. Este ano, tal como em anos anteriores, as mais de 400 pessoas esgotaram a lotação do bonito salão da Sociedade do Espírito Santo.

Estes convívios destinam-se a promover esse convívio salutar entre os naturais de uma determinada região, reforçar os laços de afetividade à terra de origem, como forma de manter viva essa identidade cultural e até de promover turisticamente a ilha na diáspora.

António Manuel Reis, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, é já uma presença habitual no evento, que contou com outras individualidades, designadamente o cônsul geral de Portugal em Boston, Tiago Araújo, a escritora Brenda Silva Medina, natural da Graciosa, que apresentou o seu livro “Um Passado Presente”, um romance de suspense psicológico e que foi apresentado pela primeira vez nas Festas do Senhor Santo Cristo na Graciosa.

Presentes ainda Manuel Bettencourt, profissional de medicina dentária, que reside na área de San José, Califórnia e o empresário Al Medina e esposa, entre outros.

A noite foi animada pelo duo Edite e Sérgio, vindos da ilha Graciosa.

Depois de uma hora de convívio social entre todos os presentes, Rui Vasconcelos, da comissão organizadora, começou por dar as boas vindas a todos salientando o apoio incondicional de todos os elementos da comissão, voluntários, patrocinadores e público em geral e quando assim é tudo corre às mil maravilhas, como foi o caso.

António Manuel Reis, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, depois de saudar todos os presentes, na sua intervenção afirmou:

É com imenso prazer e grande orgulho, que me dirijo a todos vós esta noite, neste caloroso jantar convívio que une todos nós, graciosenses e amigos de graciosenses, longe da nossa querida ilha.

“Sinto-me honrado por estar presente mais uma vez neste evento tão significativo, que valoriza as nossas raízes e a nossa identidade. Hoje, celebramos não apenas a convivência entre amigos e familiares, mas prestamos uma homenagem especial aos nossos pescadores e agricultores. São eles os pilares fundamentais do desenvolvimento do nosso concelho, que com o seu trabalho árduo e dedicação, sustentam a nossa economia e preservam as tradições que nos tornam únicos. O mar e a terra da Graciosa têm sido generosos, mas necessitam do cuidado, da proteção e da atenção especial de todos nós. Os pescadores, numa atividade nem sempre fácil, enfrentam as dificultadas desta vida, trazendo o melhor dos nossos mares para as nossas mesas. Reconhecemos e agradecemos o seu comprometimento e a sua coragem, muitas vezes silenciados, mas essenciais para a nossa economia, cultura e sustento. Por outro lado, os agricultores, que fazem brotar a vida do solo com seu árduo trabalho diário, também são os principais promotores dos nossos produtos locais, que alimentam não só a nossa ilha, mas que também nos representam e enchem-nos de orgulho além-fronteiras. Eles são os responsáveis pelo nosso importante património agrícola, que devemos continuar a valorizar e a proteger”, referiu o autarca graciosense, que adiantou:

“A Graciosa é um lugar de riqueza cultural, e devemos sempre lembrar que isso se deve à dedicação incansável de todos os graciosenses, incluindo aqueles que vivem na Diáspora. Neste convívio, celebramos não apenas as conquistas, mas também os desafios que enfrentamos juntos, reforçando os laços que nos unem, não importa a distância. Nesse sentido, temos hoje a presença de mais uma graciosense muito especial, que, para além de cuidar da nossa saúde como enfermeira, descobriu a arte da escrita. Ela está entre nós para apresentar a sua primeira obra, intitulada “Um passado presente”, um thriller fascinante que, quando começarem a ler, não vão querer parar… Convido todos vocês a trazerem os seus descendentes, a apresentarem-lhes a nossa terra, a partilharem as histórias e as experiências que moldaram a nossa identidade. A experiência de viver na Graciosa, com as suas paisagens deslumbrantes, a calorosa hospitalidade das suas gentes e a rica gastronomia local, é algo que todos deveriam vivenciar.

Deixem que a próxima geração conheça as nossas raízes, que se conecte à terra dos seus antepassados e que sinta o orgulho de fazer parte desta história. Quero agradecer a todos por estarem aqui, por manterem viva a chama da nossa comunidade, e por honrarem aqueles que, com o seu trabalho, tornam a nossa Graciosa um lugar melhor. Que este jantar seja um símbolo da nossa união e da nossa força coletiva. Agora, e se a organização deste convívio me permitir, gostaria de homenagear não só os pescadores, agricultores e escritores, mas a todos aqueles que lutam pela nossa terra, pela nossa cultura, que constroem a nossa herança, e especialmente, constroem o nosso futuro.

 

Fotos de John Carreiro:

 

0 Comments

Related Articles