Uma ferramenta com inúmeras utilidades

by | Oct 15, 2025 | Do outro lado do Atlântico

NASCEU HÁ DOIS SÉCULOS E MEIO para desentupir canos. Ainda hoje cumpre essa missão. No entanto, já brilhou nas orquestras de jazz e até na medicina.

DESENGANE-SE QUEM PENSA que o desentupidor tem apenas como utilidade desobstruir canos. Foi, de facto, com essa função que conheceu a luz do dia, mas rapidamente assumiu outros papeis Vamos por partes.

A PRIMEIRA VEZ QUE SE OUVIU FALAR de um DESENTUPIDOR foi em 1777, quando Samuel Prosser patenteou um sistema que incluía um aparelho que ajudava a efectuar as descargas. Só mais tarde, entre 1850 e 1900, é que surgiu um objecto já muito parecido com o dos dias de hoje. Segundo um estudo da Universidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América, o mérito pertenceu, por inteiro, a Jeffrey Gunderson, embora nunca tenha registado tão útil invenção.

 

POUCO TEMPO DEPOIS, EM 1920, o DESENTUPIDOR ganhou uma nova vida. Continuou a desobstruir canos, mas também passou a dar música. Nessa altura, Johny Dunn, trompetista da orquestra Duke Ellington, surpreendeu meio mundo ao usar o utensílio como surdina (peça entretanto criada que se encaixa nos instrumentos para alterar o som). O músico americano removeu a vara, usando o copo de sucção para transformar o som, fazendo-o soar como uma voz humana. E com largo sucesso. Bubber Miley, Cottie Williams e Ray Nance seguiram-lhe as pisadas, consolidando o DESENTUPIDOR como imagem de marca do jazz de então.

OS ANOS PASSARAM E O OBJECTO perdeu protagonismo na música. No entanto, foi conquistando outros horizontes. Em 1980, salvou vidas nos Estados Unidos, ao ser usado por cuidadores para reanimação cardiopulmonar (RCP). O seu sucesso foi tal que três décadas depois, em 2009, a companhia Advanced Circulatoy Systems trabalhou num protótipo de um copo de sucção para ser usado pelos serviços médicos de emergência. O ResQPump funciona como um DESENTUPIDOR, mas ao descomprimir leva o ar de volta aos pulmões. Este dispositivo, ainda hoje usado, é uma alternativa às técnicas de reanimação cardiopulmonar convencionais e deve ser colocado sobre o esterno, tal como no método tradicional, em que o peso do corpo do socorrista é pressionado sobre o peito da vítima.

DESENTUPIDOR DE ALTA PRESSÃO  – É um objecto que conta já com 250 anos de história, mas continua a ser alvo de inovações constantes. Já deu cartas no design, servindo de cabide, apoio de telemóvel, bengala e até de objecto decorativo. Surge agora com um modelo mais prático e eficaz. A bomba desentupidora de alta pressão usa a força do ar comprimido para eliminar a sujidade.

O DESENTUPIDOR é adaptável a todos os ralos, sendo possível usá-lo em toda a casa.

0 Comments

Related Articles