Trump restaura o Dia de Colombo e acaba com Dia dos Povos Indígenas

by | Oct 15, 2025 | Notícias das Comunidades

Dia 10 de outubro de 2025, o presidente Donald Trump assinou uma proclamação restaurando o dia 13 de outubro como Dia de Colombo honrando o descobridor da América e extinguindo oficialmente o Dia dos Povos Indígenas decretado pelo seu predecessor democrata, Joe Biden, que pretendia reconhecer o impacto das culturas dos povos nativos norte-americanos na colonização.

Donald Trump felicitou os italianos enquanto criticava o “apagamento da história” que atribuiu à “esquerda radical”.

“Dia de Colombo; estamos de volta, italianos”, disse Trump sob aplausos ao assinar o documento, numa referência velada ao duplo reconhecimento do Dia dos Povos Indígenas para o mesmo feriado decretado por Biden.

Em 2021, Biden implementou a homenagem aos Povos Indígenas como um reconhecimento da história e dos desafios enfrentados por essas comunidades.

A mudança provocou reações diversas na sociedade americana, com defensores dos direitos indígenas criticando a decisão e enfatizando a importância da memória histórica. Ao mesmo tempo, apoiantes de Trump celebram a restauração do Dia de Colombo como um retorno a valores tradicionais.

As celebrações do Dia de Colombo nos Estados Unidos, destinadas a homenagear o legado do homem a quem se atribui a “descoberta” do Novo Mundo, são quase tão antigas quanto a própria nação. A primeira celebração do Dia de Colombo conhecida ocorreu em 12 de outubro de 1792, no 300º aniversário do seu desembarque. Mas desde a década de 1990, um número crescente de estados começou a substituir o Dia de Colombo pelo Dia dos Povos Indígenas, feriado que visa homenagear a cultura e a história dos povos que vivem nas Américas antes e depois da chegada de Colombo.

Esclareça-se que o Dia de Colombo não é em 13 de outubro; a data é celebrada na segunda segunda-feira de outubro nos Estados Unidos, onde o feriado é móvel e em 2025 foi a 13 de outubro, mas dependendo do ano, pode celebrar-se entre 8 e 14 de outubro.

Mas a data original da chegada de Colombo à América é 12 de outubro de 1492, um acontecimento celebrado em diferentes países como em Espanha, onde é Dia da Hispanidade.

Quanto ao Colombo, 533 anos depois o seu descobrimento continua contestado, vários historiadores afirmam que muito antes dele outros povos descobriram a América, caso dos Vikings e dos próprios nativos americanos, que chegaram através do Estreito de Bering há 15.000 anos ou mais.

Porém, mais grave que isso, Cristovão Colombo foi sentado no banco dos réus como símbolo do colonialismo e das suas misérias.

Estátuas de Colombo em várias cidades dos Estados Unidos têm sido danificadas e removidas, a memória do navegador passou a estar ameaçada e oito estados e mais de 130 cidades dos Estados Unidos deixaram de celebrar o Columbus Day, que desde 1937 é feriado nacional, argumentando que o navegador “escravizou e massacrou” milhares de povos indígenas, e converteram o 13 de outubro num dia de homenagem aos “povos indígenas”, quando podiam ter escolhido outra data.

Esta reviravolta na política de feriados nos EUA reflete tensões sociais e políticas num país dividido sobre como tratar a sua história e as suas comunidades.

0 Comments

Related Articles