A Discovery Language Academy, de New Bedford, uma das mais bem sucedidas escolas comunitárias portuguesas dos EUA, proporcionando excelentes condições para aprendizagem da língua de Camões a cerca de 250 alunos nos mais variados níveis de ensino, não esquecendo aulas de Espanhol e de Inglês para adultos, para além de muitas outras atividades promovidas ao longo do ano, homenageou na passada semana Manuel Fernando Neto, imigrante português natural das Angústias, ilha do Faial, radicado em Dartmouth.
O bem sucedido empresário, que imigrou para os EUA em 1960, e que ao longo dos anos tem desenvolvido notável ação filantrópica em prol da comunidade portuguesa e luso-americana desta região, através de apoios ao ensino da língua e cultura portuguesas e ainda à obtenção de cidadania norte-americana, merece todo e qualquer reconhecimento e homenagem por parte da comunidade por esses gestos de benevolência: foram atribuídos donativos de $100 mil cada ao Bristol Community College (mais $20 mil ao LusoCentro deste estabelecimento de ensino superior de Fall River), ao Centro de Assistência ao Imigrante e Discovery Language Academy (com $100 mil a cada um para o reforço do programa de obtenção de cidadania norte-americana) e mais recentemente igual montante ($100 mil) ao New Bedford Whaling Museum, um dos melhores e bem apetrechados museus da baleação do mundo com laços históricos com Portugal através da baleação, cerimónia à qual PT marcou presença.
Neto tem desenvolvido ação relevante no incentivo à obtenção de cidadania norte-americana por parte de novos imigrantes que aqui chegam: a última das quais ocorreu na JFK Library em Boston, em que foi orador principal incentivando os novos imigrantes a integrarem-se e aproveitarem todas as oportunidades que os EUA proporcionam. Ele próprio tornou-se cidadão norte-americano em junho de 1965.
O seu nome está ligado à criação de várias instituições que dignificam a comunidade portuguesa dos EUA: Centro de Assistência ao Imigrante e Biblioteca Pública Portuguesa Casa da Saudade, ambas em New Bedford e criadas em 1971, com a ajuda de outros imigrantes portugueses, alguns dos quais já não estão no mundo dos vivos.
Manuel Fernando Neto, comendador, foi o único imigrante português a assumir a presidência do Conselho Municipal de New Bedford. A Neto Insurance, reputada agência de seguros, mesmo antes da criação da Neto Foundation, tem igualmente apoiado diversas iniciativas sócio-culturais da comunidade portuguesa e luso-americana e alguns desses sinais da presença lusa por estas paragens são os órgãos de comunicação social de língua portuguesa: rádios, jornais e TV.
“A sua felicidade vem da felicidade de outra pessoa que emana de si. Daí a conclusão de que é bom dar sem esperar nada em troca. Dê generosamente e verá a palavra felicidade escrita em letras douradas”, foram palavras do seu discurso na homenagem de que foi alvo por parte da Discovery Language Academy no passado dia 4 de outubro em Fall River.




0 Comments