Ex-sogra processa Gabriel Amaral por dívida de $26.000
O candidato a mayor de Fall River, Gabriel “Boomer” Amaral, está num processo cível no Tribunal Distrital de New Bedford com a ex-sogra, Debra Gordon, envolvendo $26.000 em dívidas de cartão de crédito que acumulou e que ele alega ter pago.
Os autos do processo mostram que Debra Gordon, representada pelo advogado Gregory M. Sullivan, de Woburn, está a pedir uma indemnização de $26.000 em cada uma das três primeiras acusações e $78.000 na quarta acusação.
A 20 de agosto, Debra Gordon apresentou uma moção de penhora de bens imóveis antes do julgamento, uma tentativa de penhorar a casa de Amaral na Indian Town Road, mas os autos do processo não indicam que a moção tenha sido deferida.
Debra Gordon alega que, entre maio de 2015 e outubro de 2023, pagou $26.000 em dívidas de cartão de crédito contraídas por Amaral, incluindo uma viagem ao Great Wolf Lodge, bilhetes para a Broadway e outras despesas.
Debra alega que os dois tinham um acordo verbal de que Amaral lhe pagaria $250 mensalmente, mas os pagamentos cessaram em setembro de 2024, quando a filha de Debra e Amaral se divorciaram.
Amaral alega que não só pagou todas as despesas incorridas ao utilizar o seu cartão de crédito, como também que pagou a mais.
De acordo com as suas contas, devia apenas $19.587.57 e reembolsou a ex-sogra em $26.155.08, portanto pagou um excesso de $6.567.51 a que tem direito.
Amaral, representado pelo advogado Arthur D. Frank, de Fall River, deverá comparecer no Tribunal Distrital de New Bedford para uma conferência de gestão de processos no dia 9 de outubro.
Amaral tem outros processos envolvendo dívidas no seu registo criminal, em julho de 2023 a Crown Asset Management, uma empresa de cobrança de dívidas, processou Amaral por não ter pago uma dívida de cartão de crédito no valor de $31.451.77; em dezembro de 2014, a AIF Dartmouth LLC, empresa de leasing que opera como Dartmouth Woods, processou Amaral num tribunal de pequenas causas por dívidas de $755.33.
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Detenção por tráfico de droga
A Polícia de New Bedford informou ter detido dia 29 de setembro um homem alcoolizado depois de terem sido encontradas no seu veículo drogas e uma arma de fogo carregada.
Igor Lima, 27 anos, foi acusado de posse de drogas com intenção de distribuir substância de Classe B e posse ilegal de arma de fogo.
Por volta das 5h, a polícia dirigiu-se à Tarklin Hill Road após receber relatos de um veículo parado na rua com uma pessoa caída lá dentro.
O condutor do veículo, posteriormente identificado como Lima, acordou com a chegada dos agentes que detetaram um forte odor a álcool e viram canábis e uma arma de fogo carregada com 10 cartuchos.
A Polícia apreendeu um saco de 5,7 gramas de cocaína, um saco de 6,9 gramas de canábis com rótulo de dispensário e uma balança digital.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Árvore de Natal de vidros
John Viveiros, 60 anos, de Tiverton, é um engenhocas que está a construir uma árvore de Natal com milhares de pedaços de vidro marinho apanhados nas praias de Rhode Island.
Viveiros e a mulher têm por hábito percorrer as praias e apanhar metais e outros materiais descartados pelo mar e tenta depois construir objetos interessantes que as pessoas gostem de ter nos seus quintais e jardins. Quando da pandemia, Viveiros abriu o seu negócio a que deu o nome de Yard Art.
Viveiros gosta de fazer peças com pedaços de vidro e já criou um jardim em vidro, mas nesta altura está a fazer uma árvore de Natal.
A primeira árvore de Natal que fez foi com ferraduras velhas, mas nesta altura está a construir uma árvore de Natal com vidros marinhos de todas as cores imagináveis, e está esperançado em que alguém compre a árvore para que outros a possam apreciar.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Homem morre atropelado por autocarro escolar
Um transeunte morreu atropelado por um autocarro escolar em Providence no dia 2 de outubro e o acidente ocorreu por volta das 5h48 da manhã na Union Avenue, na rampa de acesso à Route 10 Norte.
De acordo com a investigação da polícia de Providence, Lucas Garcia, 38 anos, estava na passadeira no momento em que foi atropelado.
O motorista e o monitor do autocarro eram os únicos ocupantes do veículo.
Garcia, que residia em Providence, foi transportado para o Hospital de Rhode Island, mas não resistiu aos ferimentos.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Peter Neronha decide não se candidatar a governador de RI
Uma figura lusodescendente proeminente na política de Rhode Island, o procurador-geral Peter Neronha, anunciou dia 3 de outubro que se afastará da política no final do seu atual mandato e não será candidato a governador.
Neronha vinha sendo apontado como potencial oponente do governador Dan McKee nas eleições primárias. As constantes críticas de Neronha ao também democrata Dan McKee alimentaram especulações de que iria desafiar McKee nas primárias de 2026.
Porém, num e-mail divulgado na manhã do dia 3, Neronha declarou-se grato aos cidadãos de Rhode Island por o terem eleito duas vezes como procurador-geral e pelo incentivo de muitos a candidatar-se a outro cargo em 2026, mas o cargo de procurador foi o único cargo eletivo pelo qual realmente se interessou e por isso, após oito anos em funções, decidiu que não se candidatará a outro cargo eletivo após o fim do seu mandato, no início de 2027.
Neronha assumiu o cargo de procurador-geral em 2019, após uma vitória decisiva nas eleições gerais de 2018, e foi reeleito em 2022 por larga margem. A constituição estadual limita o procurador-geral de RI a dois mandatos consecutivos de quatro anos.
Neronha anunciou o apoio a Keith Hoffman, o seu antigo diretor de políticas, para o substituir.
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Voos entre New Bedford e Boston
A Cape Air deu início a voos diários entre o Aeroporto Regional de New Bedford e o Aeroporto Internacional Logan, em Boston.
Passageiros dos voos da TAP, por exemplo, podem agora voar diretamente de New Bedford para o Logan.
A Cape Air diz que o preço dos bilhetes começa nos $79 só um destino. O voo dura 35 minutos com partida de New Bedford às 8:15 am e 2 pm, e partida de Boston à 1 pm e 6:40 pm.
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Acidente mortal no trabalho
David Morais, 28 anos morreu dia 23 de setembro num acidente de trabalho na Materia Millwork, uma oficina de marcenaria em Avon onde trabalhava.
Por volta das 14h56, David Morais estava a movimentar uma pilha de contraplacados quando ocorreu a tragédia, o malogrado trabalhador foi atingido na cabeça e teve morte imediata.
David Morais residia em West Roxbury, mas era natural de Milford e filho de Manuel e Verónica Morais. Além dos pais, deixa duas irmãs, Julia Morais e Alaina Kierstead.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Homem acusado de ameaçar matar Roberto Alves, mayor de Danbury, tem mais problemas com a justiça
Troy L. Kennard, 54 anos, o indivíduo acusado de ameaçar matar o mayor de Danbury, o português Roberto Alves, no início deste ano, tem novos problemas com a justiça e desta vez é suspeito de tirar fotografias a crianças e resistência à autoridade.
Dia 26 de setembro, uma pessoa alertou a polícia de que Kennard estava alegadamente a tirar fotografias a crianças. Quando a polícia o abordou, Kennard recusou fornecer indentificação e sair do carro, e teve que ser removido.
Nenhuma foto foi encontrada no veículo ou no telefone de Kennard, mas foi detido pela sua conduta desordeira. Kennard deverá comparecer em tribunal a 5 de novembro pelas ameaças que terá feito ao mayor Roberto Alves no início deste ano.
No dia 4 de junho, Kennard foi detido após um telefonema para o City Hall de Danbury, em que começou por queixar-se dos problemas nos centros dos sem-abrigo e por fim expressou a sua antipatia por Alves, ameaçando “mandar os seus homens” para o eliminar.
A polícia localizou Kennard à porta de um centro dos sem-abrigo na New Street e foi detido. Num armazém na Mill Plain Road a Polícia encontrou 22 armas de fogo e vários carregadores e cartuchos de munições, bem como dois bastões, uma faca e uma fisga tudo pertencente a Kennard.
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Proibido o casamento de primos em Connecticut
Desde 1 de outubro é proibido no estado de Connecticut o casamento entre primos em primeiro grau.
Esta não é uma lei nova nos EUA, na realidade é proibido o casamento entre primos direitos em 16 estados e Rhode Island e Massachusetts fazem parte da lista.
A lei de Connecticut também proíbe o casamento entre pais, avós, irmãos e filhos.
Os especialistas em saúde afirmam que as relações sexuais entre primos direitos podem aumentar a hipótese de defeitos congénitos.
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
A guerra familiar no Market Basket
Market Basket é uma bem sucedida cadeia de supermercados com 95 estabelecimentos na Nova Inglaterra (Massachusetts, Rhode Island, New Hamsphire e Maine) e 29 no Texas e Louisiana.
A empresa começou com uma pequena mercearia de imigrantes gregos em Lowell, o Demoulas Market, fundado em 1917 por Athanasios ‘Arthur’ Demoulas, que imigrou da Grécia. É avô do CEO Arthur T., bem como do seu primo, Arthur S.
Nas décadas seguintes, o mercado da família Demoulas resistiu à Grande Depressão, expandiu-se e mudou o nome para Market Basket, apesar dos crescentes conflitos familiares pelo controlo da empresa.
Arthur T. Demoulas, neto do Athanasios, tem sido CEO do Market Basket, mas as três irmãs não o querem no cargo.
As irmãs controlam cada uma 20% da empresa, enquanto Arthur T. Demoulas detém 28% e os restantes 12% pertencem a um fundo dos netos.
A quezília familiar arrasta-se desde 2014, quando o CEO Arthur T. Demoulas foi destituído do cargo pelo primo, o Arthur S. Demoulas.
O Arthur T. conseguiu recuperar a presidência do Market Basket, mas em maio passado foi colocado em licença administrativa remunerada, juntamente com outros executivos da empresa, incluindo dois dos filhos, com o conselho de administração a acusá-los de estarem a orquestrar uma paralisação da empresa.
Arthur T. Demoulas já iniciou a luta jurídica para recuperar o cargo e quem lucra com esta disputa familiar são os advogados.
Market Basket tem cerca de 30.000 empregados, entre os quais muitos portugueses em Massachusetts e Rhode Island.
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Bebé milagre em New Bedford
Erica Sousa, de Acushnet, deu à luz o seu filho Rueben a semana passada no Hospital St. Luke, em New Bedford, em circunstâncias que os médicos consideraram “quase inéditas”.
Durante a cesariana que estava programada, a equipa médica descobriu não apenas um, mas dois nós verdadeiros no cordão umbilical de Rueben. Um nó verdadeiro é uma complicação rara e potencialmente fatal. As probabilidades com dois nós são incrivelmente pequenas.
“Já era considerada de alto risco por causa da pré-eclâmpsia na minha primeira gravidez”, explicou Erica numa entrevista à televisão. “Portanto, estavam a monitorizar-me de perto com ecografias extra. Mas, mesmo assim, nunca viram os nós. Quando o meu médico fez o parto de Rueben, todos na sala ficaram chocados.”
O que é um nó verdadeiro no cordão umbilical? Os verdadeiros nós formam-se quando os bebés se movimentam no útero, por vezes enrolando-se no cordão. Se apertados, podem perturbar o fluxo sanguíneo e os nutrientes, ameaçando o crescimento e a sobrevivência do bebé. O médico de Erica disse ter sido a primeira vez que viu um nó duplo.
Apesar dos riscos, Rueben nasceu saudável, com 3,6 kg às 37 semanas.
“Ele é realmente um bebé-milagre”, disse Erica. “O resultado poderia ter sido muito diferente, mas tivemos sorte. Por isso quis partilhar a minha história para que outras mães saibam que, por vezes, as coisas podem resultar.”
Agora em casa com o marido, Nuno, e a filha Remi, Erica contou que Rueben está a conquistar toda a gente com o seu temperamento doce.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Restaurante de New Bedford abre em Fall River
O Aliança é um popular restaurante português de New Bedford. Localizado em 98 Cove Street, no sul de New Bedford, existe há mais de 30 anos e foi adquirido há seis anos por Susie Amaral, que ganhou reputação pela comida portuguesa que serve e que agora se abalança numa nova aventura.
Susie Amaral expandiu as suas atividades para Fall River, onde abriu o Aliança Platter House no antigo Mr. Chicken, 652 Bedford Street, um restaurante especializado em pratos portugueses e com opção de buffet para levar.
Nas redes sociais, Susie Amaral promete “servir aos nossos clientes a deliciosa comida Aliança e celebrar com eles, oferecendo pratos para qualquer ocasião” no seu Aliança Platter House.
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Homem condenado a 26 anos de prisão por violação de menores, incluindo a própria filha
Um homem de Fairhaven foi condenado a uma pena em prisão estadual depois de se ter declarado culpado de múltiplas acusações, incluindo violação qualificada de várias menores.
De acordo com Jennifer Sowa, procuradora distrital adjunta do condado de Bristol, Shayne Medeiros, 38 anos, vai cumprir 26 anos de prisão, seguidos de dez anos de liberdade condicional supervisionada, depois de ter sido condenado por violação qualificada de crianças, atos não naturais com crianças e fornecimento de álcool/canábis a crianças.
A investigação do caso começou em maio de 2022, após acusações feitas por duas menores de 13 e 14 anos. De acordo com a investigação da polícia de Fairhaven, as menores visitaram a filha de Medeiros na sua casa em Fairhaven.
Medeiros forneceu álcool e canábis às duas menores e tocou-lhes de forma indecente. De seguida, mostrou às vítimas fotos nuas da sua mulher e pediu-lhes que praticassem atos sexuais entre si, enquanto ele e a sua mulher praticavam atos sexuais na mesma divisão.
A mulher do arguido, Leslie Medeiros, estava no quarto no momento do sucedido, segundo a procuradora Sowa.
As duas vítimas fugiram da casa às 2h da madrugada a pé e a mãe de uma delas chamou a polícia. Shayne Medeiros foi detido nessa noite e foi obtido um mandado de busca que foi executado na sua residência.
A busca resultou na descoberta de itens consistentes com os relatos das vítimas e uma investigação mais aprofundada levada a cabo pela polícia revelou que uma das filhas biológicas de Shayne Medeiros foi abusada sexualmente pelo arguido quando a vítima contava entre 11 e 13 anos.
A investigação revelou ainda que Leslie Medeiros esteve presente e participou em alguns dos incidentes.
Uma quarta vítima menor de idade, que foi a casa para cuidar de um dos filhos do casal, contou à polícia que recebeu álcool e canábis e foi tocada indecentemente por Shayne e Leslie Medeiros.
Esta vítima relatou ainda ter sido abusada sexualmente por Shayne e Leslie Medeiros no final de 2019, quando tinha entre 14 e 15 anos.
Uma quinta vítima de 16 anos revelou que Shayne Medeiros lhe forneceu canábis e manteve relações sexuais com ela.
No âmbito de um acordo judicial, Leslie Medeiros testemunhou contra o marido e declarou-se culpada. A sentença de Leslie está marcada para 5 de novembro de 2025, no Tribunal Superior de Fall River.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
O novo teste de naturalização americana será mais rigoroso
O novo teste de naturalização como cidadão dos EUA terá algumas mudanças e a principal é que os candidatos à cidadania terão que responder corretamente a 12 de 20 perguntas, em vez de seis de 10.
O Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) anunciou que o novo teste de cidadania começará a ser utilizado a partir de 17 de outubro.
O diretor da agência, Joseph Edlow, disse ao New York Times, em julho passado, que “o teste, tal como é apresentado atualmente, não é muito difícil”, pelo que seria modificado.
A Lei de Segurança Interna de 1950 estabeleceu que todos os estrangeiros devem comprovar o seu conhecimento da história e da cidadania do país para obter a cidadania e, desde então, tem sido utilizado um teste padronizado para os medir. A taxa de aprovação atual, segundo dados oficiais, é de 91%.
As alterações introduzidas pela administração Trump centram-se nas perguntas orais que o funcionário do USCIS faz aos candidatos e 25% das quais são novas.
Estas modificações vêm juntar-se à lista de novos requisitos com que Washington pretende dificultar o caminho para a cidadania, como a verificação de antecedentes para todos os estrangeiros, que inclui a consulta de vizinhos e colegas de trabalho sobre o seu carácter moral e a prova de que não fizeram “comentários anti-americanos” no passado.
Os imigrantes têm que responder corretamente a 12 perguntas para serem aprovados. Se a pessoa errar nove perguntas será reprovada, mas convém lembrar que os candidatos têm duas oportunidades para fazer o teste.
Acrescente-se que os imigrantes com mais de 65 anos de idade que residam permanentemente nos Estados Unidos há pelo menos 20 anos serão avaliados com um teste de apenas 10 perguntas e terão de responder corretamente a apenas seis perguntas para serem aprovados.
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Associação luso-americana homenageará membros da comunidade em gala em NY
A associação ‘New York Portuguese American Leadership Conference’ (NYPALC) vai galardoar, em 22 de novembro, membros da comunidade luso-americana que se distinguiram pelo “talento, orgulho e serviço” à sociedade, em áreas como educação ou negócios.
A gala da NYPALC deste ano, a 53ª, agendada para 22 de novembro no condado de Suffolk, estado de New York, contará com dois convidados de honra, o internacional português de futebol Nani e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa.
Já em relação aos galardoados, a NYPALC irá distinguir “13 notáveis nomeados, cujo empenho e liderança fortalecem a comunidade luso-americana”.
O “Prémio Carreira” será atribuído a Avelino Desousa, “Mulher do Ano” ficará para Júlia Rodrigues e Domingos Mendes será o “Homem do Ano” da NYPALC, enquanto Caitlin Gabriela Pinto será distinguida como a “Jovem Mulher do Ano” e Bryan Araújo Pedreira como “Jovem Homem do Ano”.
Os dois prémios de “Carros Alegóricos do Ano” vão ser entregues ao ‘Portuguese-American Center of Suffolk’ e ao Ranchos Sonhos e Juventude de Portugal, o “Conselho de Administração do Ano” irá para o ‘Portuguese American Club of Mount Vernon’ e o galardão de “Empresa do Ano” será levado pela Reis Construction.
Já o “Prémio Memorial Fernando Silva” será destinado a Luis Martins, a “Educadora do Ano” será Júlia DeSilva Patane, o embaixador de Portugal em Washington, Francisco Duarte Lopes, será distinguido como “Amigo Internacional da Comunidade” e o “Prémio Herói Anónimo” irá para Mark Marques.
“Em conjunto, estes 15 homenageados refletem o talento, o serviço e o orgulho que definem a nossa comunidade”, indicou a NYPALC, que representa as várias associações, organismos e clubes comunitários da comunidade portuguesa em Nova Iorque.
Com o apoio de patrocinadores e participantes, a NYPALC atribuirá ainda 13 bolsas de estudo universitárias e quatro bolsas para escolas portuguesas — num total de 17 bolsas.






0 Comments