A 27ª Gala Anual de Atribuição dos Prémios Liderança do Portuguese American Leadership Council of the United States terá lugar dia 18 de outubro no Willard InterContinental, 1401 Pennsylvania Ave NW, Washington, Distrito de Columbia, celebrando as conquistas e a força da comunidade luso-americana.
A PALCUS é uma organização apartidária e sem fins lucrativos fundada em 1991 por um grupo de luso-americanos bem-sucedidos e visionários com o objetivo de proporcionar uma voz nacional que defendesse os interesses dos luso-americanos nos Estados Unidos. No centro da sua visão estava estabelecer e manter canais de comunicação entre o governo da República de Portugal, através da Embaixada de Portugal em Washington, DC, e a delegação do Congresso dos EUA, que representa as comunidades luso-americanas.
Os Prémios de Liderança pretendem celebrar o espírito empreendedor que abriu caminho para o sucesso e inspirou gerações na nossa comunidade e este ano, entre os homenageados, estarão três personalidades de Massachusetts: Helena Santos Martins, médica em North Shore, e o casal Paulina e Henry Arruda, proprietários da estação de rádio em língua portuguesa WJFD e do jornal Portuguese Times, sediados em New Bedford.
O casal Henry e Paulina Arruda, ele advogado e ela psicóloga, recebem o Prémio PALCUS de Liderança em Empreendedorismo.
Sediada em New Bedford, a WJFD celebra este ano 50 anos de emissões e é a maior rádio de língua portuguesa na América do Norte transmitindo através de um emissor de 50.000 watts para todas as comunidades lusófonas da Nova Inglaterra.
Acrescente-se que o casal Arruda comprou este ano o semanário Portuguese Times, formando o maior grupo de mídia portuguesa no estrangeiro.
Quanto aos outros premiados, a dra. Helena Santos Martins, formada pela Rutgers New Jersey Medical School, tem clínica em Beverly e faz parte do corpo clínico do Salem Hospital-Mass General Brigham. Fundou e preside ao Dr. Leitão Memorial Scholarship Committee, que atribui bolsas de estudos a jovens lusodescendentes que pretendem seguir carreira na área médica. Helena receberá o Prémio PALCUS de Liderança em Medicina.
Ângela Costa Simões, antiga presidente da PALCUS (1999-2022), receberá o Prémio PALCUS de Carreira. Empresária e autora de livros infantis, Ângela reside em Fremont, Califórnia.
A juíza Maria Araújo Kahn recebe o Prémio PALCUS de Liderança em Lei e Justiça. Nascida em Angola, Maria Araújo imigrou para os EUA com dez anos. Foi nove anos promotora de justiça em Connecticut e membro do Comité Estadual de Justiça. Em 2006 foi nomeada para o Tribunal Superior de Connecticut, em 2017 para o Tribunal de Recurso de Connecticut e pouco tempo depois para o Tribunal Supremo de Connecticut, e mais tarde, em 2023, foi nomeada para o tribunal U.S Federal Court of Appeals, Second Circuit.
Connie Sanchez, que foi recentemente nomeada superintendente das escolas públicas de Wharton em New Jersey, e foi anteriormente diretora da Unity Charter School em Morristown, recebe o PALCUS de Liderança em Educação.
Richard A. Fernandes é realizador e produtor do programa de televisão Sesame Street e receberá o Prémio PALCUS Liderança em Arte. Entre outras séries, Fernandes dirigiu as premiadas Bear in the Big Blue House (1997) e Between the Hour (1999).
Ricardo Durães é presidente da WNN-World Wide News Network e receberá o Prémio PALCUS de Jornalismo. Radicado em Newark, NJ, Durães trabalhou na SPT Television, DISH Network e jornal Luso-Americano.
Mariana Brazão receberá o Prémio PALCUS Promessa. Formou-se na Universidade da Virgínia em 2019 com um bacharelato em Relações Exteriores, Estudos Latino-Americanos e Língua e Literatura Portuguesa. Durante a sua estadia em Charlottesville, Mariana deu aulas de português europeu a membros da comunidade local no programa Speak! Centro de Línguas e, antes da vinda para os EUA, estagiou na embaixada dos EUA em Lisboa.




0 Comments