Daniel da Ponte que já foi condecorado com a Comenda da Ordem de Mérito pelo Presidente de Portugal foi o mestre de cerimónias
Quando se escolhe um mestre de cerimónias para qualquer acontecimento, tem de se explicar pormenorizadamente o que se deseja. Mas quando se trabalha com a prata da casa só se escrevem os tópicos, pois que o resto viveu-se ao longo dos anos. Daniel da Ponte, desde o músico da banda de Nossa Senhora do Rosário, na organização das procissões junto do Phillip Street Hall, na organização das procissões juntamente com o senador John Correia junto da igreja de São Francisco Xavier, está muito ligado a esta organização portuguesa. Daniel da Ponte nasceu a 15 de fevereiro de 1978 em Providence. Filho de Adriana Ponte, da ilha de Santa Maria, e Manuel da Ponte, de Rabo de Peixe, São Miguel, frequentou o East Providence High School. Formou-se em Gestão de Empresas pela Universidade de Rhode Island e Planeamento Financeiro na Kansas State University. Influenciado pelo então senador e mais tarde tesoureiro estadual, Paul Tavares, e ainda pelo senador John Correia, enveredou pela política e tenta a posição de senador. Consegue ser eleito pelo Distrito 14, hoje 42 de East Providence, em janeiro de 2003, que mantém até janeiro de 2019.
O senador Daniel da Ponte consegue a simpatia do eleitorado e serve consecutivos mandatos desde janeiro de 1999 até 2003, na posição de senador pelo Distrito 42. Assume a posição de presidente da Comissão de Finanças do Senado de Rhode Island desde 2009 a 2018. A componente associativa é realçada pela sua ligação ao Phillip Stret Hall, Centro Cultural de Santa Maria, igreja de São Francisco Xavier, todos em East Providence, cidade onde desenvolve a sua vida profissional. É casado com Márcia da Ponte, conselheira das Comunidades Portuguesas. O casal tem dois filhos, António e Sofia da Ponte.
As celebrações do Dia de Portugal em Rhode Island tiveram início em 1958 no Holy Ghost Beneficial of Rhode Island (Phillip St Hall) (“PROCLAMATION /PORTUGUESE DAY” SATURDAY JUNHO 14, 1958 PORTUGUESE DAY Assinada pelo governador Dennis J. Roberts atesta esta efeméride)
As celebrações do Dia de Portugal, de Camoes e das Comunidades Portuguesas em Rhode Island já somam 67 anos de existência, sendo das mais antigas nos EUA. E curiosamente tiveram lugar pela primeira vez em East Providence, no popular Phillip Street Hall a celebrar 125 anos de existência, que coloca esta organização como uma das mais antigas nos EUA. Mas voltando ao Dia de Portugal e tal como poster junto, no mês de junho de 1958 as fragatas portuguesas NUNO TRISTÃO e DIOGO GOMES atracaram em Providence, tendo os oficiais e praças sido alvo de uma receção no Holy Ghost Beneficial Brotherhood of East Providence (conhecido como Phillip St Hall). Houve sessão solene, jantar e baile. Paul Tavares, na qualidade de orador principal, sublinhou esta passagem, que nós sublinhamos com dados reais e concretos que nos deixou o saudoso senador William Castro.
Celebração dos 125 anos do Holy Ghost Beneficial Brotherhood
Realizou-se no passado domingo, 28 de setembro, nas instalações do Holy Ghost Beneficial Brotherhood (Phillip Street Hall), agora com um novo visual, a festa celebrativa dos 125 anos daquela histórica presença em East Providence. Manuel Sousa, uma figura incontornável no historial da organização, ao que soma 15 anos de presidência, juntou ao seu palmarés, mais uma presidência e esta dos 125 anos do Holy Ghost Beneficial Brotherhood, popularmente conhecido pelo Phillip Street Hall.
Estiveram com ele nomes sonantes daquela presença lusa nos EUA, nomeadamente: Paul Tavares (que foi orador principal), Carlos Silva, David da Silva, Orlando Machado (atual presidente), Joseph G. Silveira Jr., Daniel da Ponte (que foi mestre de cerimónias), Kathleen Freitas e Paul Quadros.
Manuel Sousa já havia sido distinguido como “Casal do Ano” e “Marshall” na procissão comemorativa dos 125 anos da organização realizada em maio de 2025, que percorre as ruas de East Providence para a igreja de São Francisco Xavier onde foi celebrada missa de coroação. Manuel Sousa nasceu na freguesia dos Cedros no Faial. Veio para os EUA em 1976. Entrou para o Phillip Street Hall através da secção desportiva e comissão de festas. Assume a presidência em 1996 a 1998 e 2004 a 2012. Mais recentemente em 2019. Soma 15 anos de frutíferas presidências que agora culmina com a presidência dos 125 anos do Holy Ghost Beneficial Brotherhood, data histórica e relevante no mundo associativo dos EUA.
Com Daniel da Ponte a assumir as funções de mestre de cerimónias, é a vez de Manuel Sousa vir a palco. “É uma verdadeira honra para mim dirigir-me a todos vós nesta auspiciosa e monumental ocasião. A celebração dos 125 anos do Holy Ghost Beneficial Brotherhood of East Providence, mais conhecido pelo Phillip Street Hall, é uma ocasião que não é só para refletir o passado, é também uma oportunidade para reconhecer indivíduos e os valores que têm moldado a nossa comunidade naquilo que é hoje”, disse Sousa, que adiantou:
“Ao juntarmo-nos para celebrar os 125 anos vamos tirar um momento para refletir no jornada incrível da nossa comunidade portuguesa. Os nossos antepassados chegaram a estas costas com sonhos e aspirações trazendo consigo ricas tradições, maravilhas culinárias e um espírito de luta na procura do êxito. Lançaram as primeiras pedras para a construção de uma comunidade que trouxe profundas contribuições artísticas, desde a música do fado que ressoa nas nossas almas a festivais vibrantes que nos junta em alegres celebrações”.
E Manuel Sousa, profundamente envolvido na nossa comunidade, acrescenta:
“Ao longo dos anos tenho notado o compromisso em preservar a nossa herança. Cada geração tem escolhido a responsabilidade de não só honrar as nossas raízes mas também de partilhar a beleza e diversidade da cultura portuguesa com todos à sua volta. Nste ano de celebrações, devemos a todos os que vieram antes de nós, que estamos orgulhosos de mostrar as nossas tradições com eventos culturais, exibições de culinária, programas educacionais, etc.. Orgulhamo-nos em ter dado guarita ao Portuguese Learning Center. Opera independentemente mas tem todo o nosso apoio. Também ajudamos “Os Amigos do Senhor Bom Jesus de Rabo de Peixe” e foi aqui que o Holy Ghost Mariense teve o seu início”.
E a finalizar da sua intervenção Sousa acrescenta: “Ao celebrar esta significante efeméride vamos ter orgulho em tudo o que fizemos. Reconhecer que cada um de nós teve algo com que contribuiu para a nossa herança. Promovemos as nossas raízes e estendemos o nosso espírito comunitário. Expresso a minha gratidão a todos que aqui se encontram presentes num real compromisso de apoio ao Holy Ghost Beneficial Brotherhood. Vamos continuar a celebrar o passado. Honrar o presente. Abraçar o nosso futuro.
No 51 da N Phillip Street em East Providence ergue-se o Holy Ghost Beneficial Brotherhood, popularmente conhecido como Phillip Street Hall, designação que surge pela rua onde se encontra. No livro “Old World Traditions & New World Politics”, Paul Tavares, senador e tesoureiro de Estado imortalizou, em escrita simples e ao alcance do mais feliz dos mortais, a história do Phillip Street Hall, que teimou pela força dos seus associados, atingir os 125 anos de existência. Esta organização fraternal foi fundada em 1900. A 1 de janeiro de 1915 foi designada a igreja provisória de São Francisco Xavier com a primeira missa a ser celebrada a 10 de Janeiro de 1915.
O serviços religiosos ali continuaram até 21 de maio de 1916, quando o Bispo Harkins inaugurou a hoje já centenária igreja de São Francisco Xavier, que se ergue imponente na Carpenter Street em East Providence, constituindo a maior paróquia de Rhode Island. Mas este relevante e histórico marco da presença lusa em East Providence, está rodeado de iniciativas semelhantes que fazem com que a igreja de São Francisco Xavier seja a que mais coroações recebe durante o ano:
Trinity Brotherhood, no Sutton Avenue fundado em 1899, Saint Peter’s Brotherhood, na Woodward Avenue, fundado em1915, Holy Ghost Brotherhood of Charity (H.G.B.C.) na Brightridge Avenue, fundado em 1915 e registado em 1923. The St. Peters Brotherhood encerrou em 1994. A coroa foi entregue à igreja de São Francisco Xavier e está a ser utilizada nas festas anuais do Espírito Santo, junto daquela igreja.
Adicionalmente surge o Theóphilo Braga Brotherhood Literary and Social Club fundado no Fox Point em Providence em 1913 mudando-se para East Providence (Riverside). Em 1987 iniciam as festas do Espírito Santo. Em 1986 surge no firmanento comunitário de East Providence o Holy Ghost Brotherhood Mariense, que foi inaugurado pelo saudoso D. António de Sousa Braga, Bispo de Angra, natural da freguesia de Santo Espírito da ilha de Santa Maria.
Viviveram-se os 125 anos do Holy Ghost Beneficial Brotherhood of East Providence mas os 75 também foram históricos. Quem nos conta é Paul Tavares, que foi o presidente naquele ano: “No ano de 1975 celebrou-se o 75.º aniversário do Holy Ghost Beneficial Brotherhood of East Providence. A festa celebrou-se de 16 a 18 de maio com uma procissão especial, domingo 18 de maio.
Finalizada a missa regressou-se ao Phillip Street Hall em procissão. Com autorização do padre Manuel Rego o andor de S Francisco Xavier integrou-se se na procissão. O cortejo religioso foi ainda acompanhado pelo reverendo bispo auxiliar, Kenneth Angel.
O padre Manuel Rego tinha avisado para se ter muito cuidado com a imagem. Tudo correu bem até ao regresso, quando ao entrar para a igreja o pobre do santinho partiu o dedo. O padre Rego compreendeu e tudo se resolveu pelo melhor.
Fotogaleria de PT/A. Pessoa:
Holy Ghost Beneficial Brotherhood of RI, mais popularmente conhecido por Phillip Street Hall em East Providence. PT/A. Pessoa
Os corpos diretivos do Phillip Street Hall presididos por Orlando Machado. PT/ A. Pessoa
Os corpos diretivos do Phillip Street Hall presididos por Orlando Machado com o presidente da câmara de East Providence Roberto L. DaSilva. PT/ A. Pessoa
Outro aspecto do corte de bolo. PT/A.Pessoa
A comissão de festas do Phillip Street Hall: Manuel Sousa, Kathleen Freitas, David Silva, José Silva, Orlando Machado, Carlos Silva, Paul Quadros, Paul Tavares e Daniel da Ponte. PT/ A. Pessoa
Mestre de cerimónias Daniel da Ponte. PT/A. Pessoa
Senador Jack Reed. PT/A. Pessoa
Eduardo Ramos, cônsul de Portugal em Providence. PT/ A. Pessoa
Paul Tavares. PT/A. Pessoa
Orlando Machado, presidente do Phillip Street Hall, recebe do mayor Roberto L. DaSilva, um diploma de honra a assinalar os 125 anos do PSH. PT/ A. Pessoa
Daniel da Ponte, John Correia e Paul Tavares. PT/A. Pessoa
Manuel Sousa e Daniel da Ponte. PT/A. Pessoa
Os corpos diretivos do Phillip Street Hall presididos por Orlando Machado. PT/ A. Pessoa
Manuel Sousa, José Silva, Kathleen Freitas e presidente Orlando Machado. PT/A. Pessoa
Presidente Orlando Machado com Daniel da Ponte, Paul Tavares e Manuel Sousa. PT/A. Pessoa
Um grupo de senhoras na festa dos 125 anos do Phillip Street Hall em East Providence. PT/ A. Pessoa
Um grupo de senhoras na festa dos 125 anos do Phillip Street Hall em East Providence. PT/ A. Pessoa
Madeline Pereira, Márcia Sousa da Ponte e José Silva, este com ligação de mais de 50 anos ao Phillip Street Hall. PT/ A. Pessoa
O casal Paiva e Manuel Sousa. PT/A. Pessoa
Paul Quadros e esposa Mónica Quadros. PT/ A. Pessoa
Um casal que marcou presença na Participantes na festa do 125º aniversário do Phillip Street Hall. PT/A.Pessoa
Foto PT/A. Pessoa




0 Comments