O Monumento aos Descobrimentos Portugueses aconteceu há 36 anos em Newport, RI

by | Sep 24, 2025 | Cultura outros, Eventos Comunitários

“Portugal retomou a velha tradição dos navegadores portugueses para outro tipo de descobertas e outro tipo de contribuições para o mundo: a paz, a liberdade, os direitos do homem”

– Presidente Mário Soares em Newport, na inauguração do Monumento aos Descobrimentos Portugueses a 26 de junho de 1989

Portuguese Times dizia a 29 de Junho de 1989:

“O Presidente da República Mário Soares inaugurou domingo (26 de Junho de 1989) em Newport, RI o Monumento aos Descobrimentos Portugueses, numa cerimónia que esteve para não se realizar em consequência do naufrágio de um petroleiro que fez poluir as praias vizinhas.

À última hora, as autoridades locais, consideraram que não havia perigo e a inauguração, procedeu-se como estava previsto na presença de centenas de portugueses.

O monumento da autoria do escultor Charters de Almeida e do arquiteto João Santa Rita foi considerado pelo presidente Mário Soares no decorrer do seu discurso “belo e simples”.

O monumento fica em frente ao mar, no Brenton State Park, sendo constituído por um obelisco ao centro rodeado por doze pedras que representam a rosa dos ventos e uma esfera armilar. Custou cerca de 28 mil contos dos quais 15 mil custeados pela Comissão dos Descobrimentos e 8 mil pelo Governo do Estado de Rhode Island.

Nas palavras que dirigiu à assistência, entre a qual se encontrava o governador de Rhode Island, Edward diPrete, o mayor de Newport, o secretário de Estado das Comunidades, Correia de Jesus, o presidente da Comissão dos Descobrimentos, Vasco Graça Moura e também D. Duarte Nuno de Bragança (que viria a ser citado como “Sua Alteza Real”, Mário Soares, disse que “Portugal retomou a velha tradição dos navegadores portugueses para outro tipo de descobertas e outro tipo de contribuições para o mundo: a paz, a liberdade, os direitos do homem”.

 

O Presidente português assinalou igualmente que a inauguração tinha um duplo significado: o de homenagear os navegadores portugueses e o fazer na América “a grande terra da liberdade e fraternidade onde existe uma tão grande comunidade portuguesa”.

0 Comments

Related Articles