Participaram no ato a presidente da Lesley University, Janet L. Steinmayer, o cônsul geral de Portugal em Boston, Tiago Araújo, o coordenador do Ensino Português nos EUA, João Caixinha, e a professora Sónia Perez-Villanueva, diretora do Departamento de Humanidades desta instituição do ensino superior nos EUA.
Antes da assinatura foram proferidas palavras de apreço pela presidente da Lesley University, em agradecimento ao Camões, I.P., ao Consulado e à CEPE-EUA pela renovação do Protocolo de Cooperação.
Steinmayer transmitiu forte apreço pela boa colaboração mantida ao longo dos últimos anos com o Camões, I.P., que permitia à universidade consolidar o seu ensino da língua e cultura portuguesas.
Por sua vez, o cônsul geral de Portugal em Boston, Tiago Araújo, salientou que esta renovação era um reconhecimento do bom trabalho que tem sido realizado na promoção da língua portuguesa e das culturas lusófonas. Disponibilizou o apoio para, com base no protocolo existente, ajudar a universidade a aumentar o número de alunos envolvidos no programa de língua portuguesa e a dinamizar a sua oferta de eventos culturais em português.
O diplomata descreveu ainda a extensa presença do Camões, I.P. no mundo e recursos de que dispõe para promover a língua e cultura portuguesas no exterior, de particular importância para instituições estabelecidas numa região dos Estados Unidos com vastas comunidades de língua portuguesa e em que o interesse por Portugal aumentava.
Lembrou o acompanhamento que João Caixinha, coordenador do Ensino Português nos EUA, tem feito desta colaboração com a Lesley University, que se prolongará agora por este novo período de três anos.
Foi salientado que o Camões, I.P. apoiava outras universidades na região, com programas mais avançados em termos de mestrado e doutoramento, e que a renovação deste protocolo era também um incentivo para que esta instituição de ensino superior fizesse crescer o número de alunos inscritos nos cursos de português e promovesse atividades culturais, com visibilidade e interação com a comunidade.
João Caixinha apresentou ainda recursos e ferramentas disponíveis através do Camões, I.P. e de duas editoras portuguesas (Lidel e Porto Editora, empresas promotoras da Língua Portuguesa), facultou materiais de ensino e aprendizagem de Português Língua Não Materna (PLNM: PLE/PL2 e PLH) para professores e alunos e mencionou a possibilidade de intercâmbios com universidades portuguesas através do SiPN (Study in Portugal Network) da FLAD, cursos de aperfeiçoamento para professores de PLNM em diversas universidades portuguesas com atribuição de bolsas, bolsas de estudo do Camões, I.P. para cursos anuais e cursos de verão em várias modalidades e bolsas para lusodescendentes da Universidade Católica Portuguesa.
A presidente da Lesley University mostrou interesse em desenvolver ainda mais esta parceria com o Camões, I.P. no âmbito da promoção da língua portuguesa e das culturas lusófonas, bem como estabelecer mais programas de study abroad, nomeadamente com Portugal, para os seus alunos, e formação de professores.
A renovação permitirá ao Camões, I.P. continuar a apoiar, por mais três anos, a promoção da língua e cultura portuguesa numa universidade de referência na área de Boston, em particular em Ciências de Educação e na formação de professores, com grande potencial multiplicador da aprendizagem do Português.
No final da cerimónia, foi feita a oferta de um acervo de livros das bibliotecas do ensino superior do Camões, I.P.




0 Comments