Banda Filarmónica do Clube Juventude Lusitana a terceira componente surgida no seio dos 103 anos da organização vai celebrar 99 anos de existência, com festa dia 25 de outubro.
As festividades começam com um concerto sob a regência de Jaime Rodrigues, uma nova geração de maestros que teve início em 1926 com António Lança. Seguiram-se Américo Costa, Raúl Coelho, Adolfo Cardoso, João Soares e Gary Sebastião.
E o leitor atento diz: “já sabemos quem foram os regentes. E agora o que é que vamos comer no banquete dos 99 anos da banda”?
Sopa, salada, bacalhau à Zé do Pipo, frango assado com arroz e vegetais. Sobremesa e café. Adultos: $35 dólares.
Crianças até aos 12: $10.00.
E para completar a festa sobe ao palco Martinho Baptista, que além do mais foi um dos elementos da filarmónica que conseguiu trazer João Soares para maestro, quando esta filarmónica atravessava tempos difíceis.
Nos seus quase 100 anos de existência a banda filarmónica do Clube Juventude Lusitana é presidida nos últimos anos por Ângelo Correia que nos 100 anos da banda complete 30 anos de presidência.
Uma referência a José Martins, que divide a sua atividade entre a igreja de Nossa Senhora de Fátima e a filarmónica e esta na componente administrativa.
Há também Manuel Costa, que estava nas Grandes Festas à frente da banda e dos Cavaquinhos, instrumentista diretor. E leva consigo os quatro filhos (todos músicos) e mulher, porta bandeira.
A filarmónica tem no seu palmarés 5 digressões a Portugal. E possibilidades de uma 6.ª nas celebrações dos 100 anos.
Nunca é de mais realçar o facto de numa dessas digressões a filarmónica se ter feito acompanhar por Daniel McKee, então mayor de Cumberland, hoje governador de Rhode Island.
Jaime Rodrigues, professor de música no sistema de Ensino americano vai pegar na batuta e com mestria habitual vai reger o mini-concerto comemorativo dos 99 anos da Banda Filarmónica do Clube Juventude Lusitana.
A Banda Filarmónica do Clube Juventude Lusitana vai fazer história em 2026 ao virar 100 anos de existência. Para celebrar a efeméride está a planear mais uma digressão a Portugal. Convém recordar que no ano de 1993 a banda foi recebida no decorrer de uma digressão a Portugal no Palácio de Belém pelo então presidente Mário Soares. Portuguese Times acompanhou a digressão.
Esta digressão abriu o apetite que a banda regressou a Portugal em 2005, 2009, 2013, 2018.
Não será de mais referir que estes passeios despertam o entusiasmo dos jovens, que vivem experiências únicas e como tal é um incentivo ao contributo dado à banda no sentido de a manter em atividade.
Ângelo Correia, presidente da banda tem a acompanhar, na direção, Maria Sebastião, José Martins e Sabrina Boulay.
Entre os executantes lá vão estar fazendo história o casal Manuel e Maria Costa e os filhos Daniel da Costa, Chris da Costa, Nicholas da Costa e Eric da Costa. Manuel é do Faial e Maria de Penalva do Castelo, sem esquecer Manuel Sebastião nos seus bonitos 80 anos e o filho Gary Sebastião. Aqui o Manuel é de Penalva do Castelo.
A Banda do Clube Juventude Lusitana, uma das mais antigas dos EUA. Augusto Pessoa/PT
A Banda do Clube Juventude Lusitana, uma das mais antigas dos EUA. Augusto Pessoa/PT
A Banda do Clube Juventude Lusitana, uma das mais antigas dos EUA. Augusto Pessoa/PT




0 Comments