Breves, comunidades

by | Sep 10, 2025 | Notícias das Comunidades

Projeto de reabilitação do Intercâmbio da I-195 com a estrada 18

O Departamento de Transportes de Massachusetts (MassDOT) anunciou o início dos encerramentos a longo prazo das rampas da I-195 em direção oeste no dia 8 de setembro e manter-se-ão assim até ao verão de 2027.

Estes encerramentos fazem parte do Projeto de Reabilitação do Intercâmbio da I-195 com a estrada 18 em New Bedford. O viaduto que conduz à I-195 em direção oeste e as rampas especificadas serão demolidas e reconstruídas de 2025 a 2027. As duas rampas que serão encerradas são: a rampa da estrada 18 em direção norte para a I-195 em direção a oeste e a rampa da I-195 em direção oeste para a estrada 18 em direção sul (saída 26).

Durante os encerramentos das rampas, serão aplicados desvios especificados na I-195 para camiões e veículos automóveis de grande porte. Os veículos particulares podem continuar a utilizar as estradas locais.

Informações sobre desvios: saída 26 da I-195 em direção oeste para a estrada 18 em direção sul – os condutores serão orientados para continuar na I-195 em direção oeste até à saída 24A e, em seguida, seguir pela saída 2A em direção ao Cape Cod para entrar na I-195 em direção leste. Os condutores podem sair na saída 26 para mudar para a estrada 18 em direção a sul.

Estrada 18 em direção norte para a I-195 em direção a oeste: os condutores devem seguir pela saída para a I-195 em direção leste em direção ao Cape Cod, seguir pela saída 31B para a North Street e seguir as indicações para regressar à I-195 em direção oeste.

Estarão disponíveis sinalização e mensagens adequadas para orientar os condutores na área de obras. Para mais informações sobre as rotas de desvio e o projeto global, visite o site do projeto em: https://www.mass.gov/route-i-195-to-route-18-interchange-rehabilitation-in-new-bedford.

Os condutores que circulam pela área afetada devem estar cientes dos atrasos e ter cuidado. Haverá redução de velocidade durante as obras na I-195. Os condutores devem reduzir a velocidade quando circulam pela área de obras para garantir a segurança de todos.

Todas as obras programadas dependem das condições meteorológicas e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Descendants of Whaling Masters celebram 50 anos

A cidade de New Bedford prepara-se para um fim de semana especial com a Descendants of Whaling Masters, organização que celebra o seu 50º aniversário com um evento denominado “A Whale of a Weekend” e que começa na próxima sexta-feira, 12 de setembro, prolongando-se por quatro dias.

Esta celebração reunirá descendentes de mestres baleeiros e o público em geral numa série de atividades centradas no rico património baleeiro da cidade.

O programa apresenta uma variedade de eventos e passeios que abordam diferentes aspetos da história baleeira de New Bedford. Os bilhetes estão disponíveis ao público.

O pacote de fim de semana, ao preço de 200 dólares por pessoa, inclui a entrada para uma reconstituição de Whaling Letters, com os atores Lucy Bly e Paul Sardinha, um jantar na histórica James Arnold Mansion, uma representação de Joe Thomas da Spinner Publications intitulada “Photographs from a Porto Baleeiro” e um ‘brunch’ no conceituado Restaurante Moby Dick.

O evento de quatro dias começará com um encontro no Merrill’s On The Waterfront na noite de quinta-feira, onde os convidados poderão jantar.

Na sexta-feira, os participantes terão a oportunidade de participar em visitas guiadas ao Whaling Museum e à Old Bedford Village, seguidas da leitura dramatizada de Whaling Letters na Galeria X, à noite.

O sábado contará com passeios pelo Betel dos Marinheiros e pela Casa Rotch-Jones-Duff, um passeio de barco pelo porto e o encontro anual dos Descendentes dos Mestres Baleeiros no Wamsutta Club, com um orador convidado da Spinner Publications.

No domingo, os convidados podem assistir a um serviço religioso na histórica Seamen’s Bethel e terminar o fim de semana com um ‘brunch’ de grupo no Restaurante Moby Dick e uma fotografia de despedida.

O pacote não inclui alojamento em hotel, mas os participantes podem encontrar mais informações e inscrever-se no evento no site dos Descendants of Whaling Masters: www.whalingmasters.org.

Os Descendants of Whaling Masters foram fundados em 1974 e têm hoje 450 membros em mais de 30 estados e territórios ultramarinos dos Estados Unidos.

Originalmente, a adesão estava limitada aos descendentes diretos dos mestres baleeiros, mas desde então expandiu-se para incluir qualquer pessoa com uma ligação documentada à indústria baleeira, incluindo membros da tripulação.

Os interessados em aderir podem contatar a presidente, Christine H. Davis, ou visitar o site para obter mais informações e links úteis.

The Descendants of Whaling Masters dedica-se a preservar e promover a história da indústria baleeira na América através de eventos e projetos educativos, e pretende aumentar a compreensão deste importante período da história americana e do seu impacto na economia mundial.

Acrescente-se que grande parte dessa história envolveu os arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde e, como tal, um número considerável de açorianos e de cabo-verdianos.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Quatro feridos em acidente de viação

Uma mulher de New Bedford sofreu graves ferimentos num acidente de viação ocorrido dia 31 de agosto em New Hampshire. O acidente ocorreu por volta das 17h10, envolveu vários veículos na Interstate 95, em sentido sul, em North Hampton, e fez quatro feridos.

Um Toyota Avalon de 2009, conduzido por Jaceline Miranda Gomes, 29 anos, de New Bedford, embateu na traseira de um GMC Sierra de 2018 conduzido por Anthony Crudale, 33 anos, de Plaistow.

O impacto fez com que o Avalon atravessasse o separador central em direção ao trânsito em sentido contrário, onde colidiu com um Toyota Tacoma 2019 conduzido por Sandy Herbert, 71 anos, de Newburyport.

Gomes e um acompanhante adulto não identificado, sofreram ferimentos com risco de vida, enquanto Herbert e um jovem passageiro no carro de Gomes ficaram gravemente feridos. Crudale escapou ileso. O acidente está a ser investigado.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Novo processo no lar de idosos Gabriel House

Um novo processo relacionado com o incêndio de 13 de julho no lar de idosos Gabriel House, em Fall River, em que dez pessoas morreram e pelo menos 30 ficaram feridas, alega condições inseguras dentro da unidade e a falha na aplicação das regras anti-tabaco.

Michael Croley, 78 anos, é o autor do mais recente processo contra a Gabriel House, o proprietário Dennis Etzkorn, Karen Etzkorn e a Fire Systems Inc., empresa sediada em North Dartmouth que forneceu, inspecionou e manteve alarmes de incêndio e sistemas de segurança para a Gabriel House.

De acordo com o processo, Croley precisou de ajuda para se mexer e ficou preso no seu quarto enquanto o edifício se enchia de fumo. Apenas dois funcionários estavam de serviço na unidade na noite do incêndio, os aspersores não funcionaram e não foi ativada iluminação de emergência, alega.

Os bombeiros tiveram de arrombar uma porta para retirar Croley, e foi hospitalizado devido aos ferimentos sofridos no incêndio, refere o processo.

O chefe estadual dos bombeiros, Jon Davine, afirmou que o incêndio pode ter sido causado por atividades descuidadas relacionadas com o fumo: uma foi uma falha elétrica ou mecânica envolvendo o concentrador de oxigénio, outra a utilização ou eliminação inadequada de materiais para fumar.

Além disso, Croley alega que o edifício tinha “meios de saída insuficientes” durante uma emergência, em parte devido às unidades de ar condicionado nas janelas.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Quantos portugueses e lusodescendentes existem no mundo?

Segundo o presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, discursando dia 2 de setembro na Cidade do Futebol, em Oeiras, na sessão de homenagem a Diogo Jota e Jorge Costa, haverá 30 milhões de portugueses e lusodescendentes espalhados pelo mundo.

“Hoje, disse bem o senhor primeiro-ministro, está Portugal aqui. Estamos aqui 30 milhões. Os 11 milhões que vivem dentro do território e os 18/19 que vivem pelo mundo, mas que não perdem um desafio de Portugal, em todo o mundo, seja a qualquer hora que for transmitido”, afirmou Marcelo, mas não se sabe como chegou a esta conclusão.

O valor dos 30 milhões tem sido referenciado em alguns trabalhos académicos e o Observatório da Emigração também cita esse valor num estudo de Adriano Albino, que refere que “dos cerca de 30 milhões de portugueses espalhados pelo mundo (perto de um terço reside no Brasil), o contingente da França é o que mais alimenta o imaginário português”.

Mas o cálculo feito nestes estudos é uma estimativa e não uma contabilidade absoluta e official.

A população residente em Portugal está a aumentar desde há seis anos consecutivos. Em 2024, chegou aos 10,7 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística. Já os dados do relatório “Emigração Portuguesa 2024” indicam que o total de emigrantes portugueses se situa em cerca de 2,1 milhões de pessoas. Por outro lado, o Portal Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros estima que “se contarmos com os luso-descendentes, a população de origem portuguesa nos países de emigração rondará os 5 milhões”.       Aliás, o anterior ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, explicou a questão afirmando que “a última estimativa realizada pelos nossos serviços aponta para 5,7 milhões de pessoas (portuguesas e lusodescendentes no mundo)”.

Portanto, não se sabe como chegou Marcelo Rebelo de Sousa à conclusão de que os portugueses que residem em Portugal, os naturais de Portugal que vivem no estrangeiro e os seus descendentes são 30 milhões.

No tocante aos Estados Unidos, segundo as contas dos americanos, teremos um milhão e meio de portugueses e lusodescendentes.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Presidente Tump assina proclamação celebrando os 90 anos do Social Security

O presidente Donald Trump assinou uma proclamação reconhecendo a força e a importância duradouras da Administração do Social Security (SSA) e comemorando com orgulho o seu 90º aniversário e o seu compromisso inabalável com a segurança financeira e a dignidade de milhões de americanos.

Desde que o presidente Franklin D. Roosevelt sancionou a Lei do Social Security, a 14 de agosto de 1935, o programa tornou-se uma das instituições mais bem-sucedidas e fiáveis da história americana.

Numa cerimónia no Salão Oval, o presidente Trump assinou uma proclamação presidencial reafirmando o seu compromisso com a proteção do Social Security e celebrando as melhorias no atendimento do público.

“Há 90 anos que o Social Security é uma promessa cumprida, garantindo que os americanos mais idosos, as pessoas com deficiência e as famílias em situação de perda têm o apoio de que necessitam”, disse o comissário Frank J. Bisignano. “Ao honrarmos este legado, estamos também a construir um futuro em que o Social Security será mais rápido e acessível do que nunca. Através da visão do presidente Trump, estamos a proteger e a preservar o Social Security oferecendo um serviço mais eficaz através de melhorias tecnológicas e de uma engenharia de processos melhorada”.

As melhorias técnicas permitiram reduzir o tempo médio de espera no Número Nacional 800 de 30 minutos no ano passado para um dígito no mês passado.

O tempo médio de espera nos escritórios locais também sofreu uma redução de 30% permitindo atender mais pessoas.

A modernização dos sistemas telefónicos em todos os escritórios locais, veio permitir que 30% de todos os telefonemas sejam atendidos imediatamente.

Este ano, 72 milhões de beneficiários receberão mais de 1,6 biliões de dólares em pagamentos, fazendo do Social Security uma tábua de salvação para os pensionistas e pessoas com deficiência, e um pilar da segurança da reforma durante gerações.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Mark Teixeira, ex-All Star da MLB, é candidato ao Congresso

Marc Teixeira, que foi uma estrela da Major League Baseball, anunciou a candidatura à Câmara dos Representantes pelo estado do Texas, tornando-se o mais recente atleta famoso a entrar na política.

Teixeira concorre como republicano ao lugar do congressista republicano Chip Roy e já está a fazer-se ao apoio do republicano presidente Donald Trump em busca de um ‘home run’ na campanha eleitoral.

Roy, membro do Freedom Caucus que exerce funções na Câmara desde 2019, está de saída do Congresso para se candidatar ao cargo de procurador-geral do Texas.

Teixeira concorre num distrito republicano que inclui áreas em redor de San Antonio e Austin.

“Como conservador de longa data que ama este país, estou a candidatar-me ao Congresso para lutar pelos princípios que tornam o Texas e a América grandes”, escreveu Marc Teixeira numa publicação online.

Teixeira foi uma estrela no beisebol, somando 409 jardas numa carreira que durou 14 temporadas e em que o viu jogar em quatro equipas da liga principal, incluindo os Texas Rangers, Atlanta Braves, Los Angeles Angels e New York Yankees, onde se sagrou vencedor da World Series em 2009.

O Partido Republicano dominou o desporto nos últimos anos e um ex-craque da liga principal de beisebol no Congresso reforçará esse prestígio.

“No Congresso, trará a mesma garra e espírito competitivo que o tornaram campeão na Major League Baseball para lutar pelo Texas e vencer”, lê-se no site da campanha de Teixeira.

Esta será a primeira candidatura de Teixeira a um cargo político após 14 temporadas na MLB, durante as quais conquistou três escolhas para o All-Star Game, cinco Luvas de Ouro e três Silver Sluggers.

Mark Charles Teixeira nasceu em Annapolis, Maryland, a 11 de abril de 1980 e é filho de John Teixeira e de Margaret Canterna, sendo descendente de portugueses pelo lado paterno e de italianos do lado materno. O avô paterno, Stanley Gordon Teixeira, era filho de John Gordon Teixeira e Josephine Adelaide Fernandes, e nasceu em Georgetown, na Guiana Britânica, sendo descendente de madeirenses.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Desordem em Fairhaven

A Festa de Nossa Senhora dos Anjos em Fairhaven obrigou à intervenção da polícia devido a uma desordem entre dois homens à porta do recinto da festa no dia 6 de setembro.

Um dos homens teve de ser transportado para o hospital devido aos ferimentos, de acordo com o Departamento da Polícia de Fairhaven.

Além da rixa, a polícia afirma que havia um menor alcoolizado a acompanhar um dos adultos envolvidos na briga.

O menor foi levado para a esquadra, onde os pais foram chamados.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Homem de Fall River condenado a 30 anos de prisão por ter violado três filhas

 Um homem de 46 anos de Fall River foi condenado dia 29 de agosto após um julgamento com júri no Tribunal Superior de New Bedford.

Daniel Arruda, também conhecido por Danny Arruda, foi condenado por ter agredido sexualmente as suas três filhas em Fall River em várias datas entre 2013 e 2021, quando as crianças tinham entre 12 e 16 anos.

Foi considerado culpado de três crimes de atentado ao pudor e agressão a uma criança menor de 14 anos, três crimes de atentado ao pudor e agressão a uma criança maior de 14 anos e violação agravada de uma criança cinco anos mais nova.

Arruda cometeu as violações durante as visitas das filhas, pois as crianças já não viviam com ele após o divórcio dos pais.

Em maio de 2021, a vítima mais nova revelou os abusos que tinha sofrido, o que levou à emissão de acusações das três vítimas contra o pai.

De acordo com os autos do Tribunal Superior de Fall River, Danny Arruda foi condenado a um mínimo de 20 anos e um máximo de 30 anos de prisão.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Cabo Verde mantém certificação para voos com destino aos EUA

Dois aeroportos internacionais em Cabo Verde mantêm a certificação para operações com destino aos Estados Unidos, após avaliação da Agência de Segurança dos Transportes norte-americana (TSA), realizada em maio, anunciou hoje a Agência de Aviação Civil (AAC).

“A avaliação teve como objetivo a revalidação dos Last Point of Departure (LPD) — Últimos Pontos de Partida –, um requisito essencial para operações aéreas com destino aos Estados Unidos”, afirmou a AAC, numa nota.

O estatuto garante que os aeroportos cumprem os padrões internacionais de segurança exigidos pelos Estados Unidos, permitindo a continuidade de voos diretos e reforçando a confiança de passageiros e companhias aéreas.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Sorte na lotaria estadual de Massachusetts

Um residente de Massachusetts diz ter um plano inteligente para poupar depois de ter conseguido um prémio multimilionário numa lotaria instantânea da Lotaria Estadual de Massachusetts.

Francis Mendes, de New Bedford, ganhou quatro milhões de dólares com um bilhete de 10 dólares da lotaria instantânea $4.000.000 Gold 50X e recebeu por inteiro 2,6 milhões de dólares.

Mendes comprou o bilhete premiado na County General Convenience, de New Bedford, que recebe um bónus de $40.000 pela venda do prémio.

A lotaria $4.000.000 Gold 50X já teve um vencedor de $4.000.000 e três vencedores de $1.000.000.

Outro felizardo residente em Massachusetts planeia comprar uma nova casa depois de ganhar uma pipa de massa numa raspadinha da Lotaria Estadual. Edgar Cruz, de Nantucket, ganhou um prémio de um milhão de dólares na lotaria instantânea “$15.000.000 Colossal Millions” da Lotaria Estadual de MA. Cruz optou por receber o prémio num pagamento único de $650.000 (antes de impostos) e disse que quer comprar uma casa.

Comprou o bilhete premiado na Winners Corner, em North Andover, que receberá um bónus de $10.000 pela venda do bilhete.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

 

0 Comments

Related Articles