Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra a caminho das 4 décadas de êxitos sucessivos

by | Aug 27, 2025 | Eventos Comunitários

“Sinto-me em casa: ver as nossas tradições a nossa cultura trazida por toda esta gente de forma tão genuina, constato que não saí dos Açores, estou nos Açores”

– Luís Garcia, presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores

A 39.ª edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra encerrou segunda-feira, 25 de agosto, com um convívio que teve por palco o Centro Cultural em Fall River.

Foi uma alteração ao figurino habitual, com o habitual jantar a ser substituído por um convívio, tendo resultado na sua plenitude.

Como novidade este ano, realizou-se na Casa dos Açores da Nova Inglaterra, em Fall River, a segunda parte do I Fórum Global do Espírito Santo, com vários oradores vindos da origem, do Brasil e dos EUA, com a presença de Luís Garcia, presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, José Andrade, diretor regional das Comunidades e Francisco Viveiros, presidente da Casa dos Açores, a dar as boas vindas aos convidados.

Dado a avançado da hora do encerramento das atividades festivas, esperamos na próxima edição poder apresentar um destável, no prosseguimento do primeiro em que trouxemos ao conhecimento da comunidade os programas diários das celebrações que agora traduzimos em dados reais do que foi na verdade mais um grandioso êxito.

O primeiro destacável recebeu os melhores elogios por parte do cónego Helder Fonseca Mendes, que, ao consultar ficou informado de todos os pormenores das Grandes Festas. São estes incentivos que fazem a diferença no meio informativo, neste caso das Grandes Festas, que durante quase 40 anos têm servido de promoção e preservação da grandeza do programa e o seu resultado.

Hoje trazemos o aperitivo. Para a semana teremos tudo o que foi dito pelos convidados. As irmandades em desfile. As Filarmónicas que abrilhantaram as festas.

O resumo desta semana começa assim:

Quarta-Feira, 20 de Agosto, pelas 5:00 da tarde  rezou-se o terço. Serviram-se as Sopas do Espíritp Santo. A bênção foi dada pelo padre Nuno Sousa. A folia do Espírito Santo da igreja de Santa Isabel de Bristol trouxe a tradição na voz de Eduardo Papoila. A abertura foi prejudicada pelas más condições atmosféricas que se fizeram sentir obrigando a que tudo se desenrolasse sob a tenda gigante.

Quinta-Feira, 21 de Agosto

A chuva parou, mas o frio fez a sua aparição. Mesmo assim atraiu jovens e menos jovens.

Sexta-feira, 22 de agosto

Pelas 7:00PM – Entraram as insígnias do Dívino Espírito Santo e distribuição das pensões. Aqui já tivemos a presença do cónego Helder Fonseca Mendes, os padres Nuno Sousa e Maurice Gauvin. E ainda o engenheiro Luís Garcia, presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Tiago Sousa, cônsul de Portugal em New Bedford. A Banda de Santo António de Fall River, abrilhantou o momento.

Sábado, 23 de Agosto

Pelas 7:00 da manhã, Fall River apresentava uma Columbia Street e South Main Street com os passeios cheios de cadeiras a reservar os lugares de preferência à sombra para presenciar a passagem do cortejo etnográfico do bodo de leite, que arrancou pelas 9:00 do parque das Portas da Cidade para o Kennedy Park. Largas centenas de figurantes e milhares a constituírem um cordão humando que no final se deliciou com um pedaço de massa sovada e leite fresquinho no parque em frente à igreja de Santa Ana.

Este cenário, em que os costumes e as tradições desfilaram pelas ruas de Fall River não deixou indiferente o engenheiro Luís Garcia, presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, que sublinhou na sua intervenção do Kennedy Park.

“Sinto-me em casa. Parece-me que não é preciso dizer mais nada. Ver as nossas tradições a nossa cultura, trazida por toda esta gente  de forma tão genuina, constanto que não saí dos Açores, estou nos Açores”, referiu para adiantar:

“Presidente da Assembleia desde 2020, não compreendo como estive tanto tempo sem cá vir.  Porque qualquer presidente, qualquer dirigente político sem conhecer as Grandes Festas está incompleto.

A partir de hoje sinto-me melhor preparado para vos representar”.

E o presidente da Assembleia Legislativa dos Açores vai ainda mais longe:

“Eu ainda sonho para ver a nossa diáspora representada no Parlamento dos Açores”, tal como referiu durante em março deste ano em Ponta Delgada durante a conferência “Pensar a Diáspora” e que Portuguese Times na altura deu conta.

Para o ano celebramos 50 anos da nossa autonomia e aqui celebram-se 40 anos de Grandes Festas. Se estão representadas a nível da Assembleia da República gostaria de as ver representadas a nível da Assembleia Regional.  Isto seria a nossa autonomia na sua plenitude. Hoje aqui até o clima foi açoriano. Os nossos ranchos. As nossas filarmónicas a nossa cultura. Se me fosse hoje embora já levava o coração cheio”.

Mas Luís Garcia esteve até ao fim das Grandes Festas e disso damos conhecimento num destacável na próxima edição.

Domingo, 24 de Agosto de 2025

Depois de um pequeno almoço na Tabacaria Açoriana oferecido pela PALCUS e que teve a presença do engenheiro Luís Garcia, cónego Helder Fonseca Mendes e padre Nuno Sousa.

Seguiu-se pelo meio dia Missa Solene de Coroação na catedral de Santa Maria concelebrada por D. Edgar Cunha, Bispo de Fall River. Cónego Helder Fonseca Mendes e pelos padres Nuno Sousa e Maurice Gauvin.

Finda a missa de coroação seguiu-se a procissão para o Kennedy Park.

E ao terminar a procissão concluindo a manifestação de sabor religioso das Grandes Festas, que conjuntamente com o cortejo etnográfico do bodo de leite, constituem uma manifestação única da comunidade, entre o império e a coroa ouvimos o engenheiro Luís Garcia, que nos disse, ao perguntarmos : Agora que já viu tudo. O que é que o senhor engenheiro nos pode dizer. “Não sei o que dizer. Sinto-me em casa. Parece-me que não é preciso dizer mais nada. Ver as nossas tradições, a nossa cultura trazida por toda esta gente  de forma tão genuina, vejo que eu não saí dos Açores, estou nos Açores”.

Presidente da Assembleia desde 2020. Não compreendo como estive tanto tempo sem cá vir.  Porque qualquer presidente. Qualquer dirigente politico. Sem conhecer as Grandes Festas está incompleto.

A partir de hoje sinto-me mellhor preparado para vos representar.

Eu ainda sonho para ver a nossa diáspora representada no Parlamento dos Açores.

Para o ano celebramos 50 anos da nossa autonomia e aqui celebram-se 40 anos de Grandes Festas. Se estão representadas a nivel da Assembleia da República gostaria de as ver representadas a nivel da Assembleia Regional.  Isto seria a nossa autonomia na sua plenitude.

Hoje aqui.Até o clima foi açoriano.  Os nossos ranchos. As nossas filarmónicas a nossa cultura. Se já me fosse hoje embora.

Já levava o coração cheio.

Direi até com mais serenidade do que nos Açores. Tem sido uma experiêncaia muito enriquecedora.

A 39.ª edição das Grandes Festas do Dívino Espírito Santo da Nova Inglaterra encerrou segunda -feira 25 de Agosto de 2025 com um convívio que teve por palco o Centro Cultural em Fall River.

Dado a avançado da hora do encerramento das atividades festivas, esperamos na próxima edição poder apresentar um destável, no prosseguimento do primeiro em que trouxemos ao conhecimento da comunidade os programas diários das celebrações que agora traduzimos em dados reais do que foi na verdade mais um grandioso êxito.

 

0 Comments

Related Articles