Background: Originário da Terceira, no século XV, acredita-se que tem por base um guisado de cabra da região das Beiras, em Portugal, conhecido por chanfana. A alcatra era um prato associado aos senhores feudais, pois o guisado era feito com “as melhores partes” dos animais. Os agricultores da Terceira faziam a sua própria versão com as “partes menos boas”, tornando-se ironicamente mais popular do que o estilo da classe alta. A alcatra é tipicamente cozinhada numa tigela de barro e é popular durante o Domingo de Páscoa e as festas do Espírito Santo. A Alcatra está tão associada às taças de barro que salvou a produção de taças de barro do declínio da indústria.
Ingredientes:
- 2 kg de carne para assar • 5 cebolas grandes
- 250 g de bacon • 12 grãos de pimenta preta
- 2 folhas de louro • Sal e pimenta
- 1/4 de colher de chá de canela (opcional) • Vinho branco
- 1 colher de sopa de vinagre • 125 g de manteiga
Confecção:
– Pré-aqueça o forno a 205 °C (400 °F)
– Corte a carne em cubos. Unte uma tigela com manteiga (ou banha).
– Corte a cebola em fatias finas e o bacon em pedaços pequenos.
Coloque uma camada de cebola e bacon no fundo da taça.
– Adicione um pedaço de carne, seguido de cebola e bacon. Continue assim até que todos os ingredientes se esgotem e a última camada seja de cebola. Após as camadas, tempere com pimenta, louro, canela (opcional) e sal.
– Cubra tudo com vinho branco, uma chávena de água e vinagre.
– Por fim, polvilhe a manteiga em pedaços pequenos por cima. Leve ao forno durante cerca de 3 a 4 horas (dependendo da qualidade da carne), virando-a ocasionalmente. Adicione um pouco mais de água, se necessário.
– Reduza a temperatura do forno para 150 °C (300 °F) durante 3 horas. Deixe arrefecer e sirv
English:



0 Comments