No âmbito da sua missão de documentar e preservar a experiência luso-americana na região da Grande Boston, o Saab Center Saab for Portuguese Studies iniciou um projeto de três anos para estudar a história e a cultura do bairro “Back Central” de Lowell.
Esta área densamente povoada emergiu no início do século XX como o principal povoamento português da cidade. Inicialmente, os açorianos mudaram-se para os muitos prédios de apartamentos em redor das ruas Charles e Central, com a grande maioria a trabalhar nas fábricas de algodão de Lowell. Logo se lhes juntaram imigrantes portugueses da Madeira, bem como alguns de Portugal continental. Embora a maioria trabalhasse em várias fábricas, alguns acabaram por estabelecer pequenos negócios, principalmente ao longo das ruas Central, Gorham e Charles. Numa geração, Back Central abriu várias sociedades e clubes portugueses, bem como a Igreja Católica de Santo António, o que reforçou a identidade portuguesa do bairro.
Uma segunda vaga de imigrantes portugueses na década de 1960 e no início da década de 1980 revigorou a cultura étnica do bairro, e a Igreja de Santo António fervilhava de fiéis. Muitos portugueses continuaram a trabalhar em fábricas locais, incluindo nas indústrias de calçado e vestuário, juntamente com dois grandes empregadores, a Wang Computers e a Prince Pasta. Nas décadas seguintes, porém, estas indústrias entraram em declínio ou desapareceram, eliminando milhares de postos de trabalho. Com o falecimento de residentes portugueses de longa data, e com cada vez menos jovens optando por permanecer em Back Central, o bairro sofreu mudanças demográficas e sociais acentuadas. Embora a presença portuguesa seja ainda evidente nas empresas, clubes, igrejas e jardins do bairro, muitos com vinhas, Back Central tornou-se o lar de uma população etnicamente diversificada. Atualmente, quase 34% dos residentes de Back Central nasceram fora dos Estados Unidos, em comparação com 27% em toda a cidade. Os recém-chegados ao bairro incluem pessoas de países de língua espanhola, especialmente a República Dominicana, bem como brasileiros, do sul e sudeste asiáticos e africanos.
Muitas destas mudanças notáveis ocorreram no período relativamente curto de 20 anos, mas o futuro a longo prazo de Back Central, especialmente para os portugueses, é bastante incerto. Para melhor compreender a formação de um bairro urbano étnico e a multiplicidade de mudanças sociais e físicas neste local, o Saab Center for Portuguese Studies iniciou um estudo interdisciplinar de três anos sobre o Back Central. Com recursos fornecidos pelo Gabinete de Investigação e Inovação da UMass Lowell, este estudo interdisciplinar, conhecido como “Back Central Project”, incluiu professores e alunos de História, Arte e Design da UMass Lowell.
Iniciado no semestre de outono de 2022, o Projeto Back Central foi realizado em três fases: (1) pesquisa histórica para produzir uma história do bairro e dos seus moradores; (2) um levantamento arquitetónico e paisagístico histórico de Back Central para identificar e documentar as principais características culturais; (3) uma série de histórias orais de residentes do bairro para compreender as preocupações e perceções atuais sobre as mudanças recentes no bairro.
Os resultados deste trabalho estão destacados no site do projeto:
Projeto Central | UMass Lowell; material adicional, incluindo as histórias orais, está disponível no Arquivo Digital Luso-Americano:
Português Arquivo Digital Luso-Americano | UMass Lowell.
Fotos:
No final da década de 1920, quando esta foto foi tirada, um grande número de famílias portuguesas vivia na parte baixa da Chapel Street, em cortiços e habitações multifamiliares. (Fotografia da Câmara Municipal de Lowell, Departamento de Engenharia, Centro de História de Lowell da UML.)
Vista semelhante, olhando para norte na Chapel Street, verão de 2022. (Foto de Marie Frank, UML, Departamento de Arte e Design.)
Por toda a Back Central, encontram-se santuários religiosos nos muitos pequenos lotes residenciais virados para as ruas do bairro. Este, localizado na Rua Elm, inclui estátuas de Santo António de Pádua e de Jesus Cristo, para além do Sagrado Coração de Jesus, com o motivo comum (parcialmente danificado) representando Cristo na cruz, um coração ferido e uma coroa de espinhos. (Foto de Gray Fitzsimons, UML, Centro Saab de Estudos Portugueses.)
Portuguese American Civic League, Lowell, Massachusetts. (Fotografia ptUSAimages)
"Clube dos Vermelhos", equipa de futebol patrocinada pela Portuguese American Civic League. (Fotografia ptUSAimages)
Construído em 1873 por John J. Donovan, o primeiro presidente da Câmara católico-irlandês de Lowell, este notável exemplo de arquitetura do Segundo Império na Rua Central tornou-se, no final da década de 1950, a sede do clube Portuguese American Civic League (PACL). Esta organização cívica e cultural foi fundada em 1932. Hoje, é vulgarmente chamada de "Clube dos Vermelhos", em referência à equipa de futebol patrocinada pela PACL. (Fotografia de Gray Fitzsimons, Centro de Estudos Portugueses da UML Saab.)




0 Comments