Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra 2025: Convidados de Honra

by | Aug 20, 2025 | Eventos Comunitários

Vão acontecer pela 39.ª vez consecutiva numa simbiose de valores repartidos por milhares de pessoas.

VIVA FALL RIVER recebe entre 20 e 25 de Agosto mais uma edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra.

O programa é variado, mas sempre assente na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que dá lugar ao religioso e popular mas com exemplos reais assentes na solene eucaristia na procissão de coroação, na recitação do terço, na bênção e distribuição de pensões e nas sopas do Espírito Santo.

Tudo isto se completa com um vistoso cortejo etnográfico do bodo de leite, que sai do parque das  Portas da Cidade, sobe a Columbia Street, entra na South Main Street e conclui no Kennedy Park, com distribuição de massa e leite.

Temos a inauguração dos pavilhões de artesanato e atuação das folias do Espírito Santo, concertos de filarmónicas, festivais de música para as camadas mais jovens.

Para informações mais pormenorizadas consulte os programas publicados neste destacável do Portuguese Times.

São na verdade umas festas únicas. E se assim o dizemos é assente em declarações de ilustres convidados que dizem e que se encontra registado no Portuguese Times: “No mundo português que já visitei nunca encontrei nada semelhante”.

Curiosamente, podemos acrescentar que pessoalmente já fizemos reportagem em locais tidos por grandiosos, e que, se bem que se assemelhem à grandiosidade das Grandes Festas em Fall River, não atraem multidões idênticas.  Mas eles fazem o que podem. E nós fazemos o que sabemos e podemos. Sem concorrências fazemos o melhor que sabemos.

Mas escrevemos pelo que os convidados nos dizem, baseados nas visitas pelo mundo português.  E aquilo que presenciamos pessoalmente.

Mas agora. Vamos todos a Fall River, para a 39.ª edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra.

Vamos dar pessoalmente os parabéns aos coordenadores do cortejo etnográfico do bodo de leite, da missa e procissão de coroação, dos pavilhões da gastronomia, das malassadas, da coordenação do parque.

E para completar vamos dar os parabéns a Márcia Sousa por ter arriscado ter sido a primeira mulher a assumir a presidência das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra.

O que o futuro nos trará é uma incógnita. Já que somos crentes não apaguem a luz do Espírito Santo que iluminou Heitor Sousa na fundação das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra. Os desafios são grandes. Mas suscetíveis de resolução. Vamos a isso.

CONVIDADOS DE HONRA ÀS GRANDES FESTAS DO ESPÍRITO SANTO DA NOVA INGLATERRA

Foto: Assembleia Dos Acores

Luís Garcia

Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores

Luís Garcia nasceu a 26 de dezembro de 1971, na freguesia da Matriz, Horta, ilha do Faial.

É licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade dos Açores e membro da Ordem dos Engenheiros, tendo exercido a sua profissão como Técnico Superior da Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial e como Técnico da Associação de Jovens Agricultores do Faial.

Filiado no Partido Social-Democrata, iniciou funções como deputado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores em novembro de 2008, tendo exercido o cargo desde então.

Foi membro da Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e trabalho (CAPAT) da Comissão Permanente, da Comissão de Economia e da Comissão Eventual para a Reforma de Autonomia (CEVERA), tendo integrado a direção do Grupo Parlamentar do PSD-Açores e coordenado o Grupo Parlamentar do PSD/Açores na Comissão dos Açores na XI Legislatura.

Na vida política desempenhou funções como autarca, tendo sido vereador da Câmara Municipal da Horta (2005-2009 e 2013-2017) e vogal da Assembleia Municipal da Horta (1999-2001).

A nível partidário, foi presidente da Comissão Política da ilha do Faial do PSD (1999-2005 e 2006-2012) e presidente da Comissão Política da JSD/Faial (1998-1999).

Foi ainda membro dos órgãos sociais de várias associações, tendo exercido os cargos de vice-presidente da Associação de Futebol da Horta, presidente e vice-presidente da direção do Futebol Clube dos Flamengos, bem como presidente do seu Conselho Fiscal; dirigente do Grupo Desportivo Cedrense; presidente do Núcleo da Cáritas dos Flamengos; membro da direção da Cáritas da ilha do Faial e membro do Departamento da Pastoral Juvenil da ilha do Faial.

Luís Garcia é casado e tem um filho.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Foto: Diocese de Angra

Cónego Hélder Fonseca Mendes

Convidado Eclesiástico

O padre Helder Manuel de Sousa Mendes nasceu na cidade de Angra do Heroísmo em 1964. Completou o ensino no Liceu e no Seminário Episcopal na sua terra natal, onde foi ordenado padre em 1988. Foi pároco na Ribeirinha (1988-1997), na Sé de Angra (1999-2023) e na Matriz da Praia da Vitória (2023 até ao presente), na ilha Terceira. Foi secretário diocesano da Educação Cristã (1989-2005), diretor do Boletim Eclesiástico dos Açores, vigário geral da Diocese de Angra (2005-2023), administrador diocesano dos Açores, em 2021-2023.

Foi professor de Teologia Prática do Seminário Episcopal de Angra desde 2000, sendo licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa, com especialidade em Teologia Prática pelo Instituto Superior de Pastoral de Madrid. É ainda doutorado em Teologia pela Universidade Pontfícia de Salamanca.

Dentro da sua área de estudos e interesses tem publicado: Festas do Espírito Santo nos Açores – Para uma leitura teológica pastoral (Instituto Açoriano de Cultura, Angra do Heroísmo, 2001) e do Espírito Santo à Trindade.

É cónego – arcediago do Cabido da Catedral de Angra. Capelão Magistral da Ordem Soberana e Militar de Malta e Comendador da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém. É sócio efetivo do Instituto Histórico da ilha Terceira e do Instituto Açoriano de Cultura. Depois de ter servido em várias instituições de carácter social (IPSS) e Misericórdias, é atualmente presidente da Assembleia Geral da Confederação Operária Terceirense.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Photo: Fernando Santos

Fernando Santos e Kevin Santos

Representantes da Comunidade

Fernando Santos nasceu nas Furnas, São Miguel, em 1960. Veio para os EUA, aos 19 anos,  acompanhado pela família. Foi trabalhar para uma fábrica de barcos, tendo feito parte da equipa que construiu o iate para o milionário, advogado e antigo secretário de Estado dos EUA, entre 2013 e 2017, John Kerry durante a administração de Barack Obama. “Falei  várias vezes com John Kerry e a portuguesa Teresa Heinz Kerry, durante a construção do iate”, disse Fernando Santos.

Com o andar dos tempos e com o apoio da família fundou  a  Sociedade Cultural Açoriana em 1986 em Fall River, no 205 South Main Street e agora no 92 Covel Street.

“A nossa organização completa 40 anos em 2026. Somos da mesma idade das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra, que também completam 40 anos e sob a administração de Márcia Sousa”.

 

Foto: Kevin Santos

Kevin Santos é um jovem empresário, que, com o seu tio Fernando Santosm adquiriram a Tababaria Açoriana em Fall River. O célebre TA que foi propriedade do saudoso Alfredo Alves é um marco da cultura gastronómica e lugar de grandes reuniões e decisões comunitárias.

Kevin Santos frequentou o Diman Regional Vocation High School e o Bristol Community College em Fall River. É um ativo element comunitário.

É um grande apoiante da Sociedade Cultural Açoriana, junto do folclore, no serviço de almoços de Thanskgiving a mais de 800 pessoas, tendo ainda integrado a comissão das celebrações do Dia de Portugal em Fall River.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

José Andrade

Diretor Regional das Comunidades

José Andrade nasceu em Ponta Delgada, São Miguel, Região Autónoma dos Açores, em 1966. É licenciado em Ciências Sociais, na especialidade de Ciência Política, e integra o quadro de pessoal da RTP/Açores desde 1988. No exercício de sucessivas responsabilidades institucionais, tem dedicado especial atenção à diáspora açoriana. Enquanto chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada, organizou os processos de geminação da cidade de Ponta Delgada com Florianópolis (Santa Catarina) e Newport (Rhode Island), em 2003, e com Kaua’i (Havai), em 2018, e iniciou o processo de construção da réplica monumental das Portas da Cidade de Ponta Delgada em Fall River (Massachusetts), em 2004. Como presidente da Comissão Municipal de Toponímia de Ponta Delgada, propôs os topónimos locais “Rua Cidade de Fall River” (1998), “Rua Cidade de San Leandro” (2000), “Rua Cidade de Newport” (2003), “Rua Cidade de Toronto” (2003), “Rua Cidade de Florianópolis” (2003), “Rua Cidade de Porto Alegre” (2003) e “Alameda das Comunidades Açorianas” (2008).

Foi distinguido com o título de “Cidadão Honorário do Município de Florianópolis”, no Estado de Santa Catarina, Brasil (2023); com a “Moção de Honra ao Mérito” da Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina do Rio de Janeiro, Brasil (2023); com a “Sala Dr. José Maria de Medeiros Andrade” na Casa dos Açores do Estado do Espírito Santo, Brasil (2022); com o título de “Cidadão Honorário do Município de Viana”, no Estado do Espírito Santo, Brasil (2022); com o Troféu “Portugalidade” do jornal Audiência (2021); com o Diploma de Reconhecimento Municipal do Município de Ponta Delgada (2016); e com o Prémio “Personalidade Cultural do Ano” da revista Saber Açores (2012).

Exerce as funções de diretor regional das Comunidades no XIII Governo da Região Autónoma dos Açores desde 24 de dezembro de 2020. Tem 27 livros publicados, incluindo o mais recente, “Transatlântico – As Migrações nos Açores”, com prefácio de José Manuel Bolieiro, editado em 2023.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Padre Nuno Pacheco Sousa

 

O padre Nuno Pacheco Sousa nasceu em 1991 na Ribeirinha da Ribeira Grande. Aí cresceu e formou-se.

Depois do secundário fez o seu “gap year” com a comunidade emigrante portuguesa no norte da Alemanha.

Frequentou a área de Humanidade na Universidade dos Açores, ingressando depois no Seminário Episcopal de Angra.

Ordenado em 2020, foi vigário paroquial em Vila Franca do Campo, professor de EMRC, sendo nomeado sucessivamente administrador paroquial e pároco da Vila de Rabo de Peixe, Pico da Pedra e Calhetas.

É responsável pelo serviço de apoio ao Ensino Superior na Diocese de Angra e recém nomeado pároco da Vila de Capelas.

0 Comments

Related Articles