Breves, Desporto

by | Jul 6, 2025 | Desporto

Celtics mudam de dono e Boston passa a ter uma nova equipa de basquetebol

 Grandes mudanças no mundo do basquetebol em Boston, os Boston Celtics têm novos donos e a cidade vai ter uma nova equipa da National Basketball Association (NBA).

A família Grousbeck anunciou a venda dos Celtics em 20 de março de 2025. O anúncio foi feito por Wyc Grousbeck, 67 anos, que gere a equipa e detém 3% das ações. O seu pai, Irving, detém pelo menos 20% e é o acionista principal.

Os Celtics são das mais lucrativas equipas da NBA. As receitas da equipa subiram para 121 milhões de dólares na temporada 2023/24, o que representou um aumento de aproximadamente 38% em relação à época anterior, quando a receita foi de 88 milhões de dólares.

O motivo oficial para a venda dos Celtics é o planeamento patrimonial da família Grousbeck, segundo Wyc Grousbeck.

Mas foi um belíssimo negócio. A família Grousbeck comprou os Boston Celtics em 2002 por 360 milhões de dólares e, 23 anos depois, vende por 6,1 mil milhões de dólares, um recorde para uma equipa desportiva dos EUA.

Wyc Grousbeck permanecerá como CEO e administrador da equipa até 2028, mas os novos donos dos Boston Celtics são um grupo de milionários liderado pelo executivo de private equity Bill Chisholm, ‘managing partner’ do Symphony Technology Group (STG).

Quando o sócio-gerente do grupo Boston Basketball Partners, H. Irving Grousbeck, anunciou planos para vender a equipa, Stephen Pagliuca anunciou que iria apresentar uma proposta para se tornar o proprietário maioritário.

Pagliuca era membro minoritário (3%) dos Boston Basketball Partners, mas era sócio-gerente e membro do comité executivo dos Celtics, além de ter desempenhado funções como membro do Conselho de Governadores e do Comité de Competição da NBA.

Stephen Pagliuca (nascido em 1955) é um investidor de private equity, copresidente da Bain Capital, de Boston, e sócio principal (55%) do Atalanta, clube da primeira liga italiana de futebol.

Pagliuca iniciou a sua carreira como especialista em impostos internacionais na Peat Marwick Mitchell & Company, na Holanda e, em 1982, ingressou na Bain & Company, uma consultora global.

Quando foi anunciado que os Celtics estavam à venda, Pagliuca apresentou uma proposta, mas não foi aceite e os Grousbecks optaram por vender a equipa a Bill Chisholm.

O Connecticut Sun, de Hartford, era propriedade da Tribo Mohegan, que gere o casino onde a equipa joga desde 2003. A tribo comprou a franquia por 10 milhões de dólares e transferiu-a de Orlando nesse ano.

Apesar da falta de instalações, o Sun tem sido uma das equipas de maior sucesso da liga, tendo chegado à pós-temporada em 16 épocas e com seis presenças consecutivas nas meias-finais. Mas a equipa foi agora duramente atingida com todos os cinco titulares da época passada a saírem e está atualmente em último lugar na WNBA.

O Connecticut Sun só jogará em Boston em 2027 e Pagliuca também contribuirá com 100 milhões de dólares para construção de um novo centro de treinos para a equipa em Boston. Mas a venda ainda está pendente da aprovação da WNBA e do seu Conselho de Governadores.

 

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Morreu Jorge Costa

Faleceu Jorge Costa, aos 53 anos, antigo internacional português, campeão europeu pelo FC Porto em 2003/04, que não resistiu depois de ter sofrido, ontem, terça-feira, uma paragem cardiorrespiratória enquanto se encontrava no centro de treinos dos dragões, no Olival. Foi, de imediato, assistido e transportado para o Hospital de São João em estado muito grave.

Figura incontornável da história da Seleção Nacional e do FC Porto, Jorge Costa levantou a Liga dos Campeões capitaneando a equipa de José Mourinho nos azuis e brancos, além de ter conquistado muitos outros títulos – como oito campeonatos, cinco Taças de Portugal e seis Supertaças – com a camisola portista.

Pela Seleção Nacional, além de ter sido campeão do mundo de sub-20 em 1991, somou um total de 50 internacionalizações.

Numa carreira recheada de bons momentos, Jorge Costa representou ainda clubes como Penafiel, Marítimo ou Charlton, todos por empréstimo do FC Porto, além do Standard Liège, onde viria a terminar a carreira em 2006. Atualmente, era diretor para o futebol profissional do FC Porto.

A saúde de Jorge Costa já tinha sofrido um revés em 2022, quando o ex-central sofreu um problema cardíaco que o levou, à data, a ser internado no Hospital de Santa Cruz. Foi submetido a uma intervenção cirúrgica, tendo acabado por recuperar.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Jogos da I e II Ligas portuguesas de futebol arrancam este fim de semana

Os campeonatos de futebol da I e II Ligas portuguesas arrancam já este fim de semana com os jogos referentes à primeira jornada:

– I LIGA –

Sexta-feira, 08 de agosto

Casa Pia – Sporting, 20h15

 

Sábado, 09 de agosto

Nacional – Gil Vicente, 15h30

Arouca – AFS, 18h00

FC Porto – V. Guimarães, 20h30

 

Domingo, 10 de agosto

Famalicão – Santa Clara, 17h030

SC Braga – CD Tondela, 20h30

Moreirense – FC Alverca, 20h30

 

Segunda-feira, 11 de agosto

Estoril – Estrela da Amadora, 20h15

23 de setembro

Benfica – Rio Ave, 20h15

 

– II LIGA –

Sábado, 09 de agosto

Paços Ferreira – FC Vizela, 11h00

Torreense – Sporting B, 14h00

Portimonense – FC Penafiel, 18h00

 

Domingo, 10 de agosto

GD Chaves – Benfica B, 11h00

Marítimo – L. Lourosa, 14h00

Leixões – FC Felgueiras, 15h30

UD Leiria – Académico Viseu, 18h00

FC Porto B – Feirense, 18h00

 

Segunda-feira, 11 de agosto

UD Oliveirense – Farense, 18h00

 

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Benfica vence Sporting e conquista Supertaça pela 10.ª vez

(with photos from LUSA)

O Benfica conquistou quinta-feira da semana passada a Supertaça Cândido de Oliveira de futebol pela 10.ª vez no seu historial, depois de vencer o Sporting, por 1-0, num jogo decidido com um golo do grego Pavlidis.

No Estádio Algarve, no jogo que atribuiu o primeiro troféu da época futebolística 2025/26, as ‘águias’, orientadas por Bruno Lage, marcaram o único golo da partida aos 50 minutos, num remate de pé direito de Pavlidis.

Com este triunfo, o Benfica, que na época passada venceu a Taça da Liga, isolou-se no segundo lugar do palmarés da Supertaça, com 10 conquistas, mais uma do que o Sporting, bicampeão nacional e detentor da Taça de Portugal, mas ainda distante do recordista FC Porto, que soma 24.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

 

 

0 Comments

Related Articles