– Kim Driscoll, vice-governadora do estado de Massachusetts
A cerimónia de abertura da 109ª festa madeirense do Santíssimo Sacramento aconteceu, como habitualmente todos os anos, na passada quinta-feira, 31 de julho, por volta das 5:30 da tarde, com a presença de todos os “festeiros”, presididos este ano por Carl Colangelo, tendo como vice-presidente John Alves.
Paul Ferreira, presidente das celebrações do Dia de Portugal em Taunton, e membro do comité, assumiu o papel de mestre de cerimónias, que deu as boas vindas a todos os presentes, e depois de interpretados os hinos da Região Autónoma da Madeira, de Portugal e dos EUA por Rachel Tiffany Ferreira-Silva e por Maxwell Kane, respetivamente, usaram da palavra várias entidades estaduais e municipais.
A cerimónia contou com a presença do secretário da Agricultura e Pescas do Governo Regional da Madeira, Nuno Maciel, acompanhado pela esposa Irene Maciel e pelo seu adjunto, Marco Cabral, do presidente do Instituto do Vinho da Madeira e Bordados, Tiago Freitas, da vice-governadora de Massachusetts, Kim Driscoll, do embaixador de Portugal em Washington, Francisco Duarte Lopes, do cônsul de Portugal em New Bedford, Tiago de Sousa, do presidente do Clube Madeirense do Santíssimo Sacramento, Tim Rodrigues, os deputados estaduais Tony Cabral e Mark Sílvia e vários conselheiros municipais de New Bedford.
No uso da palavra todos foram unânimes em realçar a forma como a comunidade madeirense tem preservado e cultivado as suas tradições por estas paragens e ainda o contributo nas respetivas sociedades de acolhimento nos EUA, em particular nesta região.
Timothy Rodrigues, presidente do Clube Madeirense do SS. Sacramento, no uso da palavra, fez questão de reconhecer o trabalho árduo e dedicado de antigos membros, alguns dos quais presentes na cerimónia de abertura desta 109ª edição da maior festa portuguesa da diáspora.
“Estamos perante o maior festival étnico nos EUA e isso acontece aqui precisamente em New Bedford”, referiu a vice-governadora de MA, Kim Driscoll na sua muito aplaudida intervenção.
“Sinto-me em casa e vou daqui com o coração cheio”
– Nuno Maciel, secretário regional da Agricultura e Pescas do Governo da Madeira
Nuno Maciel, secretário regional da Agricultura e Pescas do Governo da Madeira, na sua intervenção ao Portuguese Times e WJFD disse: “Sinto-me verdadeiramente em casa e isso não tem explicação… Tenho este sentimento de satisfação ao constatar que os nossos madeirenses e portugueses em geral estão bem enraizados nas comunidades, desenvolvem economicamente e contribuem para a estabilidade social de New Bedford e para além disso ainda organizam a maior festa portuguesa do mundo reafirmando os seus valores, cultura e desta forma assumem-se também como cidadãos do mundo e isso é para mim de gratidão, de justiça e em nome do Governo Regional da Madeira quero agradecer o convite que me foi endereçado e dizer que estão de parabéns, aqui a renovar aquele que foi o espírito de 1915 e que 109 anos depois com os fundadores que vieram do meu concelho, da Calheta, está aqui um membro do governo regional com uma emoção muito grande e vou daqui com o coração cheio e muito feliz por representar o governo madeirense aqui em New Bedford”.
Por sua vez, Carl Colangelo, presidente do comité organizador da 109ª festa madeirense do SS. Sacramento, manifestou o seu orgulho em assumir a presidência das festividades, lusodescendente. A sua mãe era natural do Arco da Calheta.
“Sinto grande orgulho e prazer em pertencer a esta organização e chegar aqui assumir a presidência da festa é na realidade um sonho que agora concretizo, rodeado de gente magnífica, que tem trabalhado incansavelmente para o sucesso desta festa ao longo de todo o ano, também eles com grande orgulho das suas raízes”, sublinhou o presidente das festas.
O embaixador de Portugal nos EUA, que participou pela primeira vez na festa madeirense do Santíssimo Sacramento, convidado pela comissão organizadora, sublinhou o trabalho das várias comissões ao longo dos anos.
“Já tinha ouvido falar muito desta festa, da importância que tem, e para mim é muito importante estar aqui para homenagear não só as pessoas que fazem este ano a festa mas também todos aqueles que têm dado o melhor de si ao longo dos anos para que a festa atinja o sucesso que merece e isto é verdadeiramente extraordinário constatar em pessoa todo o trabalho desta gente em prol deste grande evento a cidade de New Bedford e da diáspora lusa”, disse Francisco Duarte Lopes.
Mais fotos:
Paul Ferreira, mestre de cerimonias. ptUSAimages
Mayor Jonathan Mitchell, Mayor de New Bedford. ptUSAimages
Kim Driscoll, vice-governadora do estado de Massachusetts. ptUSAimages
Francisco Duarte Lopes, embaixador de Portugal nos EUA. ptUSAimages
Tiago Sousa, cônsul de Portugal em New Bedford. ptUSAimages
Nuno Maciel, secretario regional da Agricultura e Pescas. ptUSAimages
Ian Abreu, concelheiro at-large, cidade de New Bedford. ptUSAimages
Conselheira Maria Giesta, cidade de New Bedford. ptUSAimages
Um brinde com vinho da Madeira: Paul Ferreira, Tiago Freitas, presidente do Instituto do Vinho da Madeira e Bordados, Tiago Sousa, cônsul de Portugal em New Bedford, Nuno Maciel, secretario regional da Agricultura e Pescas do Governo da Madeira, Carl Colangelo, presidente da festa 2025, Leonel Teixeira, conselheiro das Comunidades Madeirenses e Irene Maciel. ptUSAimages




0 Comments