Notícias, Portugal

by | Jul 30, 2025 | Noticias de Portugal

 

“Central de Valorização Energética de São Miguel é transição para modelo mais sustentável”

–  José Manuel Bolieiro

 

O presidente do Governo açoriano destacou sexta-feira que a Central de Valorização Energética da ilha de São Miguel simboliza “a transição dos Açores para um modelo de desenvolvimento ainda mais sustentável”, apesar das críticas ao projeto.

“É com grande sentido de missão e orgulho que hoje damos início oficial à operação da Central de Valorização Energética da Ilha de São Miguel, uma infraestrutura que simboliza, de forma inequívoca, a transição dos Açores para um modelo de desenvolvimento ainda mais sustentável, mais circular e mais resiliente, apesar do entendimento crítico de alguns aos longo dos últimos anos”, disse José Bolieiro.

O chefe do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) falava na inauguração da Central de Valorização Energética, localizada no Ecoparque de São Miguel, da empresa MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente.

O presidente do Governo Regional considerou tratar-se de “um momento histórico” para São Miguel, para os autarcas da ilha, para a cidadania, para o ambiente, para a valorização energética e para os Açores.

“Houve muita controvérsia que teve muito de exagero, mas também de utilidade, porque ajudou à perceção mais rigorosa e ajudou ao repensar do projeto e envolveu muito mais decisores do que na fase inicial” do projeto, assinalou José Manuel Bolieiro, salientando que a inauguração “marca anos de planeamento, investimento e compromisso” por “uma causa maior, o futuro ambiental da região”.

Segundo o governante, “o investimento obteve uma comparticipação comunitária no valor de 68 milhões de euros, foram contraídos financiamentos bancários, no valor de 27 milhões de euros, de longo prazo, tendo o restante investimento sido assegurado por fundos próprios dos municípios da ilha de São Miguel e consócios da MUSAMI”.

A nova central, juntamente com as unidades, já em funcionamento, de tratamento mecânico e tratamento biológico, “permite-nos cumprir integralmente as metas europeias para 2025”, evidenciou.

“É resultado de uma estratégia clara e determinada definida pela região há vários anos. Mas, agora, reforçada e atualizada pelo Governo dos Açores, com base no Programa Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos dos Açores, aprovado em 2023, que inclui mais de 60 medidas, a implementar até 2030, que tem vindo a ser concretizada com seriedade, ambição e resultados”, disse.

No seu discurso, José Manuel Bolieiro adiantou que, “entre 2021 e 2023, a reciclagem nos Açores cresceu cerca de 17%, atingindo uma taxa de preparação para a reutilização e reciclagem de 36,4% em 2023” e, segundo dados preliminares já disponíveis, “48%, em 2024”.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Governo quer organizar congresso da diáspora focado em negócios

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, disse  que tenciona organizar um congresso internacional da diáspora, em 2026, focado na área dos negócios, para potenciar o desenvolvimento económico do país.

“Nós somos o maior país do mundo. Não em termos geográficos, mas em termos de pessoas”, disse o governante, considerando que as comunidades portuguesas estão espalhadas por cerca de 200 países e constituem um “recurso extraordinário”.

“Saber aproveitar este recurso extraordinário pode ser o salto que nós precisamos para o nosso país”, reforçou Emídio Sousa na sessão de abertura do Fórum Madeira Global 2025, no Funchal, evento promovido pelo Governo Regional que reúne 350 congressistas de vários países onde vivem comunidades madeirenses, sob o tema “Autonomia: Identidade e Desenvolvimento”.

“Tenciono, no próximo ano, desenvolver um grande congresso internacional, não apenas de memórias, não apenas de convívio, mas acima de tudo de encontro de negócios”, disse o secretário de Estado.

O objetivo é reunir empresários e quadros de vários setores para analisar as melhores formas de “potenciar o desenvolvimento económico” do país através das comunidades de emigrantes.

“Acho que está na altura de nós assumirmos esta grande capacidade de ser português, esta capacidade de nos integrarmos, esta capacidade de criar riqueza”, sustentou, vincando que as comunidades portuguesas são caracterizadas por três aspetos fundamentais nos países de acolhimento: trabalho, boa integração e contributo para desenvolvimento dos territórios.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Ameaça de bomba em avião da SATA foi falso alarme

A ameaça de bomba num avião da SATA Azores Airlines, que obrigou hoje a uma aterragem de emergência no aeroporto de Lisboa, foi “falso alarme”, disse a empresa açoriana. “Na sequência deste falso alarme, dois passageiros foram detidos para interrogatório, por suspeita de responsabilidade na comunicação da ameaça”, indicou a empresa SATA Azores Airlines.

A ameaça de bomba que levou à divergência do voo S4 504, que na manhã do passado sábado realizava a ligação entre Ponta Delgada e Bilbau (Espanha), “não foi validada pelas autoridades competentes, após uma inspeção rigorosa à aeronave e à bagagem”.

Como previsto no protocolo de segurança, “a aeronave foi encaminhada para uma zona isolada e segura” no aeroporto de Lisboa, “permitindo o desembarque tranquilo e seguro de todos os passageiros e tripulantes”.

Nesse mesmo comunicado, a SATA Azores Airlines indicou que o impacto na operação no dia de hoje está circunscrito ao voo de e para Bilbau, mantendo-se a restante operação conforme planeado.

A empresa reforçou ainda que a segurança dos passageiros e colaboradores “é a prioridade absoluta”, lamentando os constrangimentos que esta situação possa ter causado, “totalmente alheia à companhia”.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Álvaro Santos Pereira indigitado governador do Banco de Portugal

O economista Álvaro Santos Pereira foi escolhido para governador do Banco de Portugal (BdP), sucedendo no cargo a Mário Centeno, anunciou o Governo.

A indicação foi tomada na reunião  do Conselho de Ministros e anunciada no final, em conferência de imprensa, pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, António Leitão Amaro.

Álvaro Santos Pereira foi ministro da Economia e do Emprego de 2011 a 2013, no Governo de Pedro Passos Coelho (PSD/CDS-PP) e é atualmente o economista-chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Governo da Madeira aprova 545 mil euros  para Programa de Emergência Alimentar

O Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) aprovou a celebração de 12 acordos de cooperação, no montante total de cerca de 545 mil euros, para comparticipar despesas de funcionamento do Programa de Emergência Alimentar da região.

A decisão foi tomada na reunião semanal do Conselho do Governo madeirense, presidido pelo social-democrata Miguel Albuquerque, indica o executivo numa nota com as conclusões do encontro. Os 12 acordos são celebrados entre o Instituto de Segurança Social da Madeira e as várias entidades parceiras, “com vista a comparticipar despesas de funcionamento do Programa de Emergência Alimentar na Região Autónoma da Madeira (PEA RAM) até ao mês de dezembro de 2025”.

Entre outras deliberações, o executivo insular aprovou a celebração de 15 contratos-programa com rádios regionais com trabalho de divulgação de projetos de caráter económico, cultural e desportivo da região, no montante global de 176,2 mil euros.

Quatro detidos na Madeira por permanência ilegal do país

Quatro cidadãos de nacionalidade estrangeira foram detidos na Madeira por permanência ilegal no país, indicou o comando regional da Polícia de Segurança Pública, sem mencionar a nacionalidade. “Estas detenções surgem no seguimento das ações de fiscalização que têm vindo a ser realizadas pela PSP, no âmbito das novas competências em matéria de controlo de estrangeiros e fronteiras”, esclarece a autoridade policial em comunicado.

De acordo com a PSP, aqueles cidadãos, com idades compreendidas entre os 30 e os 41 anos, já tinham sido notificados, em março deste ano, para abandono voluntário do país, após fiscalização nas suas residências e locais de trabalho, nomeadamente estaleiros de obras e estabelecimentos de restauração e bebidas.

Governo açoriano lança concurso para duas Unidades de Saúde em São Miguel

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores lançou o concurso público para conceção e construção de duas Unidades de Saúde na ilha de São Miguel, pelo valor global de 7,8 milhões de euros destinado à empreitada de conceção-construção da Unidade de Saúde de São Roque e Livramento, no concelho de Ponta Delgada, e à empreitada de conceção-construção da Unidade de Saúde da Maia, no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel.

A empreitada relacionada com a construção da Unidade de Saúde de São Roque e Livramento tem o preço base de 4,9 milhões de euros, enquanto a da Unidade de Saúde da Maia apresenta o valor de 2,9 milhões de euros. Ambas as obras têm um prazo de execução de oito meses.

O novo polo de saúde da ilha de São Miguel “permitirá aliviar a pressão atualmente exercida sobre o Centro de Saúde de Ponta Delgada, melhorando o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população local”.

O projeto prevê uma construção em dois pisos, sendo um piso térreo para atividade clínica e outro piso para serviços de apoio e armazém.

Já a futura Unidade de Saúde da Maia, no concelho da Ribeira Grande, “será concebida para servir a população das freguesias da Maia, Lomba da Maia e Fenais da Ajuda”.

“Este novo equipamento permitirá concentrar recursos e otimizar a prestação de cuidados de saúde, substituindo as atuais instalações por um espaço moderno, funcional e com melhores condições para utentes e profissionais”, é referido no documento.

O Conselho do Governo aprovou a contratação das empreitadas de construção das unidades de saúde da Maia e de São Roque e Livramento, na ilha de São Miguel, na reunião do dia 26 de junho.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

 

0 Comments

Related Articles