Na Madeira, a Festa do Santíssimo Sacramento realiza-se em diversas paróquias e uma das características são os tapetes de flores nas ruas por onde passará a procissão.
Em New Bedford, a Festa do Santíssimo Sacramento, popularmente conhecida como Festa dos Madeiras, por ser promovida por madeirenses, não tem tapete de flores, mas compete para o Guinness Book of Records como o local dos Estados Unidos onde se bebe mais cerveja no mais curto espaço de tempo à volta de 600 barris.
Começou em 1915 por iniciativa de quatro madeirenses: Manuel Santana Duarte, Manuel Agrela Coutinho, Manuel Agrela e Manuel Gomes Sebastião, que decidiram criar uma festa idêntica à realizada na sua terra natal, o Estreito da Calheta. No primeiro ano, a festa foi no adro da igreja da Imaculada Conceição, que nesse tempo era na Acushnet Avenue e, segundo se conta, o grande sucesso foi um sino instalado no recinto e o pessoal pagava um tanto para dar umas badaladas.
No segundo ano, 1916, a festa já teve lugar no adro da atual igreja da Imaculada Conceição, 126 Earle Street, durou dois dias e foi animada por duas filarmónicas. Em 1917 a festa passou a realizar-se sexta, sábado e domingo e atualmente são quatro dias.
Nos primeiros tempos realizava-se também em New Bedford uma procissão do Santíssimo Sacramento nos moldes das que se fazem na Madeira, mas foi suspensa em 1932. Contudo, ainda hoje a festa começa sempre com a bênção dos festeiros na igreja da Imaculada Conceição, cuja porta é adornada com um enorme arco de verdura como nos arraiais na Madeira e as ruas circundantes também são decoradas com arcos de verdura e bandeiras brancas com a Cruz de Cristo.
Pendurar os greens é uma das tradições da festa. No domingo anterior à festa, os festeiros vão até Horseneck Beach, em Westport, cortar verduras que são utilizadas para decorar 70 arcos de metal que vão engalanar o recinto da festa e ruas circundantes.
No domingo da festa, os festeiros vão à missa na igreja da Imaculada Conceição, partilham depois um almoço de confraternização e dirigem-se para o Brooklawn Park, ponto de partida do desfile, que este ano começará às 2h00 da tarde e na qual se integram mais de 40 organizações e políticos regionais e estaduais.
Em geral, a parada leva 90 minutos a percorrer do Brooklawn Park, ao longo da Acushnet Avenue, desce na Earle Street, passa pela Igreja da Imaculada Conceição e termina no Madeira Field.
Ser marshal da parada é uma distinção para qualquer madeirense e a escolha recaiu este ano em Luíz Menezes, premiando a sua dedicação à festa.
Os políticos americanos gostam de desfilar na parada por ser presenciada por milhares de pessoas e o falecido senador Ted Kennedy deve ter sido o político que mais vezes veio à festa. Costumava botar discurso no Madeira Field no final da parada e depois regressava a casa, em Hyannis, com um presente especial: malassadas fritas propositadamente para ele por Alexandra, a mulher do seu amigo Sylvester Silvia, que foi festeiro largos anos.
Todos os anos há novidades e a grande novidade de 2025 é que 30 mulheres são pela primeira vez festeiras, membros da comissão organizadora da festa. Durante muitos anos só podiam ser festeiros madeirenses de nascimento, mas em 1945 passaram a ser também aceites descendentes de madeirenses.
Quanto às mulheres, sempre se voluntariaram, preparando a comida ou atendendo o público nas bancas, mas não podiam integrar a comissão da festa. Em 2024, sete mulheres de ascendência madeirense, uma das quais Jane Gonçalves, antiga vereadora de New Bedford, processaram o Club Madeirense S. S. Sacramento por não admitir mulheres na comissão organizadora da festa.
Sob ameaça de processo judicial, foi proposta uma alteração dos estatutos e à segunda tentativa conseguiu-se a maioria de 75% dos votos masculinos necessários para alterar os estatutos e as mulheres serem autorizadas a fazer parte da comissão.
O presidente da comissão da 109ª festa é Jim Gouveia, que começou a ir à festa na adolescência, ajudando o pai festeiro, e a organização esteve a cargo de Marcus Ferro e Chris McCarthy.
Para além da dedicação dos festeiros, uma das razões da continuidade da festa foi a fundação do Clube Madeirense do Santíssimo Sacramento em 1951 e cujos estatutos foram redigidos pelo famoso Gibinha, aliás meretíssimo juiz John Baptista Nunes, presidente honorário vitalício da coletividade.
Nascido em 1905 no Caniço, Madeira, Gibinha era baixinho e marreco, o que lhe valeu a alcunha, mas isso não o impediu de formar-se em Direito em 1929 e fazer carreira na magistratura. Era juiz quando morreu em 1960, em Tucson, Arizona.
A ideia do Gibinha foi criar um clube gerido como uma empresa e a primeira medida foi a aquisição de uma velha serralharia na Hathaway Street para construção da sede do clube.
Em 1955 foram adquiridos os terrenos para o Madeira Field, que em 1957 foi dedicado à memória dos fundadores da festa com a construção de um pequeno monumento com a foto e o nome dos quatro Manéis à entrada do recinto.
Em 1979, Maria V. Quintal, uma novaiorquina que cresceu na Madeira, criou o Grupo Folclórico Madeirense do Santíssimo Sacramento, o maior grupo folclórico madeirense fora da Madeira e que tem levado o bailinho e o nome da Madeira a vários pontos dos Estados Unidos e Canadá.
Em 1999 foi inaugurado o Museum of Madeira Heritage, ideia do falecido Joseph Sousa e único na diáspora madeirense. É um prédio de estuque branco e telha vermelha na parte inferior do Madeira Field e cujo espólio inclui artesanato madeirense, nomeadamente bordados, e fotografias históricas da comunidade.
A festa começa sempre com o hastear das bandeiras americana, portuguesa e madeirense ao som de marcha militar executada pela Banda Senhor da Pedra, uma associação vizinha, um pequeno canhão dispara uma salva de homenagem aos fundadores e o Madeira Field transforma-se em local da peregrinação para cerca de 200.000 pessoas.
Ninguém morre à fome e à sede na Festa do Santíssimo Sacramento. E a primeira paragem costuma ser na réplica da típica e triangular casa de Santana, para um copo de vinho da Madeira gelado.
Deve ser o único lugar do mundo onde o vinho da Madeira é hoje vendido em barril, segundo se diz devido a acordo entre Alberto João Jardim e Joseph Fernandes, empresário que foi um dos donos do Portuguese Times.
Fernandes alegava que vinho Madeira em garrafa compra-se em qualquer liquor store de New Bedford, mas ao copo só no Madeira Field e por isso são importados anualmente da Madeira 30 barris de 60 galões.
A grande atração gastronómica da festa é a carne de espeto, que pode ser grelhada pelas pessoas na churrasqueira com enormes espetos de ferro e depois comida em convívio nas mesas de piquenique.
Mas também há quem prefira ir para o Museu da Herança Madeirense e sentar-se numa das mesas montadas no pátio saboreando o tradicional bolo de mel ou uma malassada (vende-se a média de 2.000 malassadas por dia) e desfrutar os acordes de um fado cantado por artistas locais.
Como em anos anteriores, deve vir este ano da Madeira um representante do governo regional, mas não sabemos quem. É importante este reconhecimento do governo madeirense, com a sua festa os madeirenses de New Bedford têm sido os maiores propagandistas da Madeira na América do Norte.
Carl Colangelo é o presidente da 109ª festa madeirense do Santíssimo Sacramento
Carl Colangelo é o novo presidente da comissão organizadora da festa madeirense do Santíssimo Sacramento, que este ano conhece a sua 109ª edição, que decorre a partir de amanhã, quinta-feira, terminando no domingo, 3 de agosto, com quatro dias festivos tendo por palco o Madeira Field ao norte da cidade de New Bedford. O ponto alto da festa é a parada que acontece no domingo a partir das 2:00 da tarde, como habitualmente.
Para qualquer madeirense ou descendente assumir o cargo de presidente destas festas é motivo de orgulho.
“Cresci em New Bedford e estive sempre envolvido nesta festa, a trabalhar e a conviver com familiares e amigos e a usufruir da nossa boa gastronomia e música”, sublinha Carl, que adianta:
“A festa este ano tem uma comissão constituída por mais de uma centena de dedicados homens e mulheres de vários escalões etários: dos 18 aos 80 anos e é para mim uma grande honra e gratificante poder trabalhar com todos eles e suas famílias, trazendo à comissão uma variedade de talentos para bem da festa”, reitera o novo presidente da festa madeirense do Santíssimo Sacramento de 2025.
Proporcionar a toda a comunidade quatro dias festivos celebrando a tradição trazida da terra de origem é o lema de Carl Colangelo.
“O nosso objetivo é continuar a preservar e celebrar todas estas tradições que foram sendo incutidas através das várias gerações e obviamente continuar a transmitir todos esses princípios e valores às novas gerações para assim assegurarmos a continuidade desta grande festa madeirense em New Bedford”, refere o presidente das festas, que deixa um convite:
“Quer seja residente por estas paragens ou em qualquer parte dos EUA ou do mundo, convidamos toda a gente a tomar parte nestes quatro dias da festa madeirense do Santíssimo Sacramento, de 31 de julho a 3 de agosto aqui na cidade baleeira de New Bedford”.
Variedade de pratos da cozinha tradicional madeirense
A Festa do Santíssimo Sacramento em New Bedford oferece uma grande variedade de pratos da gastronomia portuguesa e madeirense.
Os visitantes podem apreciar pratos tradicionais como chouriço, caçoila (carne de porco marinada), bifanas (sanduíches de carne de porco), carne de espeto (espetos de carne de vaca) e malassadas (massa frita) em diversas barraquinhas de comida. Sob o pavilhão, estão disponíveis refeições completas de frango, carne de vaca, cabrito ou atum à portuguesa, com batata, arroz e legumes.
Uma experiência única é cozinhar a sua própria carne de espetada numa grande brasa. As bebidas populares incluem vinho Madeira e poncha, um cocktail tradicional madeirense, para além de diversas qualidades de vinho tinto e branco e cerveja.
O visitante pode ainda deliciar-se com o milho frito, o bolo de caco, típicos da Madeira, como ainda apreciar os famosos pastéis de nata, pastéis de bacalhau, arroz doce, bolo de mel, etc…
Participe na festa e leve toda a sua família celebrando assim os costumes e tradições da Madeira.
Clube Madeirense do SS. Sacramento
A festa é organizada pelo Clube Madeirense do Santíssimo Sacramento, fundado em 1953. O clube tem cerca de três centenas de membros e a admissão é limitada a madeirenses ou seus descendentes.
O regulamento determina ainda que só se possa ser festeiro de cinco em cinco anos e presidente da comissão uma vez na vida. A comissão cessante é quem escolhe a comissão do ano seguinte.
Mal a festa termina, os festeiros reúnem-se no clube e anunciam os membros do próximo ano. Estes, por sua vez, têm a sua primeira reunião em setembro, procedendo à eleição do presidente da comissão e lançando mãos à obra. Tudo começa a ser planeado com um ano de antecedência.
ENTRETENIMENTO
QUINTA-FEIRA, 31 DE JULHO
PALCO 1
6:00PM – 6:45PM: Freeze Pops
7:45PM – 8:45PM: Grupo Folclórico
Madeirense do Santíssimo Sacramento
9:45PM – 10:00PM: Daily Raffle Draw
10:00PM – 11:45PM: Earth Wind and Fire
Tribute Band
PALCO 2
6:45PM – 9:45PM: Band Inc
PALCO 3
7:00PM – 9:20PM: Whiskey Affair
10:00PM – 11:00PM: DJ Rock the Mike
PALCO 4
6:00PM – 7:45PM: Jimmy James Acoustic
8:15PM – 10:00PM: Zizas
SEXTA-FEIRA, 1 DE AGOSTO
PALCO 1
5:30PM – 6:45PM: Unforgettable Fire
7:45PM – 8:45PM: Grupo Folclórico Madeirense do Santíssimo Sacramento
9:45PM – 10:00PM: Daily Raffle Draw
10:00PM – 11:45PM: Dookie
PALCO 2
6:45PM – 9:45PM: Booty Vortex
PALCO 3
7:00PM – 9:20PM: ProMix
10:00PM – 11:00PM: DJ Rock the Mike
PALCO 4
5:00PM – 7:15PM: Barefoot Brian
SÁBADO, 2 DE AGOSTO
Meio dia às 11:30PM – Walgreens Family Fun Day
PALCO 1
12:00 PM – 1:00 PM: Dance Extreme
1:30 PM – 2:30 PM: Discovery Language
Academy Folkloric Dance Group
3:00PM – 4:00PM: Taylor Swift Impersonator
5:30PM – 6:45PM: Moda Nova
7:45PM – 8:45PM: Rancho Folclórico de Nossa Senhora de Fátima
9:45PM – 10:00PM: Daily Raffle Draw
10:00PM – 11:45PM: Nélia
PALCO 2
4:30PM – 5:30PM: Só Alma / Berklee Group
6:45PM – 9:45PM: Saints in the City
PALCO 3
3:30PM – 6:00PM: Wheelhouse Band
7:00PM – 9:20PM: Trailer Trash
10:00PM – 11:00PM: DJ Ryan Duarte
PALCO 4
2:00PM – 4:30PM: Nelson Medeiros
5:00PM – 7:15PM: Jeff Francis Duo
7:45PM – 10:00PM: Somethin Else
DOMINGO, 3 DE AGOSTO
PALCO 1 – Cerimónias
5:30PM – 6:45PM: Great Escape
7:45PM – 8:45PM: Sandra & Ricardo
9:45PM – 10:00PM: Daily Raffle Draw
10:00PM – 11:45PM: Crazy on You
PALCO 2
4:30PM – 5:30PM: Banda Edge
6:45PM – 9:45PM: World Premier Band
PALCO 3
3:30PM – 4:30PM: No Rulz
5:00PM – 6:00PM: All Sinners
7:00PM – 9:20PM: Low Darts
10:00PM – 11:00PM: DJ Ryan Duarte
PALCO 4
3:30PM – 4:30PM: Tori Costa
5:00PM – 7:15PM: Billy Leetch
7:45PM – 10:00PM: Shell Shock Acoustic
A história da Festa do Santíssimo Sacramento em New Bedford
Para darem cumprimento à promessa que fizeram durante a perigosa travessia do oceano, quatro imigrantes madeirenses, Manuel Sardinha Duarte, Manuel d’Agrella, Manuel d’Agrella Coutinho e Manuel Santinho, reuniram-se no ano de 1915 e promoveram a primeira celebração da Festa do Santíssimo Sacramento em New Bedford.
Foi escolhido o primeiro domingo de Agosto, para essa celebração, porque nessa mesma data se celebrava anualmente, no distrito do Estreito da Calheta, na ilha da Madeira — local de nascimento dos quatro imigrantes — uma outra festividade precisamente chamada “Festa do Santíssimo Sacramento”.
Dessa forma decidiram escolher um fim de semana que coincidisse com o fim de semana daquelas festividades e, a partir de então, as festas começaram a ser levadas a efeito durante dois dias, sábado e domingo, sendo este, o dia da festa.
Nessa altura a igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição estava situada na parte Este da Acushnet Avenue, entre as ruas Holly e Sawyer. Foi no adro dessa igreja que as festas foram iniciadas.
Com o acabamento do atual edifício a celebração das festas começou a ter lugar, a partir de 1916, na Earle Street. Desde o seu início que uma grande tradição tem sido desenvolvida.
O primeiro domingo de Agosto continua a ser ainda o dia da festa e todos os membros da comissão eram até há pouco tempo homens madeirenses, ou descendentes de madeirenses, sendo escolhidos por um membro da comissão do ano transato e todo o serviço é gratuito. Recentemente houve alteração nos estatutos: as mulheres foram autorizadas a aderir à comissão. Como era de esperar a clebração no ano de 1915 teve uma projeção pequena não ultrapassando a dimensão da pequena comunidade em New Bedford.
A segundo celebração foi completamente realizada no interior do adro frontal da atual casa paroquial. Contudo a sua expansão começou a verificar-se logo nos primeiros tempos. E, se os primeiros acontecimentos tiveram apenas uma banda de música os de 1916 tiveram já a participação de duas bandas; em 1917 os dois dias de celebração foram prolongados com mais um dia, passando a festa a realizar-se durante três dias: sexta, sábado e domingo. Desde então o progresso tem sido contínuo.
Maior espaço e mais instalações tornaram-se necessárias na medida em que a popularidade dos festejos ia crescendo. Os terrenos ao Oeste da casa paroquial onde está atualmente a escola, foram utilizados assim como o Centro Católico — um edifício com uma área não muito vasta. Alguns anos mais tarde o quadro diretivo escolar concedeu autorização para que fossem usados os pátios da escola Ottiwell, mas mesmo assim a comissão chegou à conclusão de que queria o espaço porque as instalações não serviam adequadamente os propósitos da festa. Finalmente a primeira aquisição de propriedade para benefício da festa verificou-se em 1951 com a compra de terreno e edifício de uma velha serraria, na rua Hathaway. Os elementos da comissão transformaram o edifício nas atuais instalações que de ano para ano têm vindo a ser melhoradas.
A partir deste aumento substancial já alcançado e das prometedoras perspetivas futuras a então comissão anteviu a necessidade de uma organização que proporcionasse uma forte e desejável base para o futuro desenvolvimento das festas. Como resultado foi legalizado o Clube Madeirense do Santíssimo Sacramento, Inc. em 1953. Desde a organização dessa associação e em virtude dela, tem havido um constante progresso em muitos campos.
Em 1955 com a construção de um moderno edifício o público pode começar a usar as instalações sanitárias. É nessa altura que se dá também a maior compra ao ser adquirido o “Madeira Field”. A partir de então o progresso tem sido anual. Foram comprados terrenos e edifícios, foi construída uma “estação elétrica” e em 1959, com os esforços conjuntos da comunidade, foi construído o novo pavilhão. Cada uma das comissões tem sido diretamente responsável pelo Clube Madeirense do Santíssimo Sacramento, Inc. também conhecido como a “Associação”, no asseio do terreno, na instalação de uma cozinha moderna, construção de mesas e de bancos assim como em outros possíveis melhoramentos. A comunidade através da associação olha para novas realizações no futuro. O passado tem servido como base de organização e experiência sobre a qual assentarão os melhoramentos posteriores.
Desde 1915 que os fundos têm sido encaminados para organizações de caridade. Os investimentos no “Madeira Field” têm tornado possível o aumento nas contribuições para fins de caridade. Uma nova e respeitada secção do “Madeira Field” foi dedicada, em 1957, à memória dos que originaram a Festa do SS. Sacramento, em New Bedford, ao ser erguido um apropriado monumento que indica a profunda força sentimental que a comunidade sente com esta celebração.
Pela primeira vez podem ser usados cartões de crédito
na Festa do Santíssimo Sacramento
Embora tenha tido início há mais de um século, a maior festa celebração portuguesa na América, a Festa do Santíssimo Sacramento, em New Bedford, ainda faz história.
A 109ª Festa começa na quinta-feira, 31 de julho, e prolonga-se até 3 de agosto e, pela primeira vez, os participantes poderão utilizar cartões de crédito ou débito nas barracas para comprar comida, bebidas ou souvenirs.
De acordo com o seu site, a Festa deixou de aceitar dinheiro há mais de uma década, e o sistema de compra de bilhetes tornou-se parte aceite da experiência. O cliente coloca as suas notas numa máquina, e esta emite bilhetes (cada bilhete vale um dólar) para fazer as suas compras.
No entanto, as filas de espera nestas máquinas podem tornar-se bastante longas e, para tentar eliminar essas demoras que podem ser muito frustrantes, o vice-presidente da festa, John Alves, anunciou que podem ser usados cartões de crédito em todos os balcões, mas as máquinas de bilhetes continuarão disponíveis e, quem quiser, poderá pagar em dinheiro.
A utilização de cartões de débito ou crédito ou do telefone para pagar artigos na Festa não será diferente de como já os utiliza para pagar noutros locais, e isto significa que não haverá troco ou contagem de bilhetes e será muito mais rápido, que é o que se pretende.
Tal como em anos anteriores, não se podem levar certos artigos para a Festa, a começar por mochilas por uma questão de segurança.
Apenas são permitidas mochilas transparentes, sacos ziplock, bolsas pequenas e bolsas médicas e de bebé são permitidas.
Também não se podem levar comidas e bebidas de fora, o que faz sentido visto tratar-se de um dos maiores eventos gastronómicos do ano em Massachusetts.
O vinho Madeira e a cerveja estarão disponíveis para pessoas com 21 anos ou mais.
Quanto a cães, apenas são permitidos cães de assistência a pessoas com deficiência.
Câmaras de vídeo, drones, armas, incluindo navalhas e canivetes, e drogas ilegais, tudo isso está na lista das coisas proibidas, portanto esqueça-se disso e desfrute a festa.
Mais fotos ptUSAimages:




0 Comments