Teve lugar sábado, 18 de outubro, no salão paroquial da igreja de Santo António em Pawtucket a receção da comunidade ao padre Nuno Miguel Rodrigues, a celebrar 25 anos de ordenação sacerdotal, numa vida pelo mundo em pedaços repartida.
O padre Nuno Miguel da Silva Rodrigues, filho de Manuel Pereira Rodrigues e Clarinda da Conceição Silva Rodrigues, nasceu a 28 de maio de 1974 na cidade de Lubango, Angola, tendo regressado a Portugal em 1975.
Depois dos estudos primários em Leiria, entrou em 1985 para o Seminário da Congregração dos Missionários do Espírito Santo em Godim, Vila Real, tendo depois frequentado o Seminário do Fraião em Braga e posteriormente o Seminário da Silva, Barcelos.
Licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa com a defesa da tese “Os Meios de Comunicação Social ao serviço da Evangelização”, contracena com esta posição, quando na recente deslocação a São Tomé e Príncipe nos 25 anos de ordenação social mantendo o espírito missionário com jovens que viviam sem energia elétrica, jovens a quem entregou material escolar, onde partiam um lápis ao meio para dar para dois, em que uma jovem com ataques epiléticos recebeu os medicamentos que o padre Nuno lhes levou como sendo uma benção dos céus, pela qualidade de vida que lhes iriam proporcionar. E tudo isto facilitado por um padre missionário, que nos seus 25 anos de sacerdócio mantém bem presente o espírito que o tem guiado nesta vida missionária ao que juntou a formatura universitária, mantendo bem presente e sem nunca esquecer o mundo de necessidade que o rodeia e onde consegue fazer a diferença.
Iniciou o curso filosófico/teológico na Universidade Católica do Porto. No ano de 1994 realizou o seu ano de Noviciado no Seminário da Silva, tendo feito a sua profissão religiosa no ano de 1995, em Barcelos.
Veio a terminar o seu curso universitário na Universidade Católica de Lisboa em 1998.
E perante uma audiência entusiasta e participativa consegue estabelecer laços de amizade com uma comunidade que vive a sua presença em terras dos EUA e que apoia quem a apoia.
Foram mais de 400 pessoas a encher o salão padre Fernando Freitas, o padre mais concretizador que passou por Santo António de Pawtucket e que deixou como herança as infraestruturas de que hoje usufruem os atuais paroquianos, que prestaram grandiosa homenagem ao padre Nuno Miguel Rodrigues sublinhando o seu meritório apostolado vivido junto de Santo António e traduzido na adesão dos paroquianos no passado domingo.
O sucesso do evento deve-se à ação de Joshua Lima, Nina Anastácio, Márcia Sousa, que foi mestre de cerimónias, e muitos outros elementos que veem no padre Nuno Rodrigues o fiel depositante da palavra de Deus que transmite a quem o rodeia e que recebeu novos paramentos ou vestes litúrgicas das mãos de Joshua Lima, Nina Anastácio, Patricia Estrela e Carla Lachapellle. Um presente fisico que estreou na missa de domingo.
Um pastor sempre rodeado pelas suas ovelhas a quem roubamos para duas palavras.
PT O que sente neste momento?
Padre Nuno – “Sinto o coração cheio. Uma alegria imensa. Ao aperceber-me que o povo celebra com o sacerdote e o sacerdote com o povo. Quando isto acontece é a certeza de que as coisas correm bem”.
PT – Esperava esta surpresa?
Padre Nuno – “Não, não esperava. Isto foi guardado em sigilo absoluto. Foi um segredo guardado a sete chaves. Antes do início da peregrinação perguntaram-me se podiam organizar qualquer coisa. Disse que não valia a pena. Durante a minha ausência fizeram várias reuniões. Tudo concluído nesta festa, que reuniu mais de 400 pessoas: paroquianos das mais diversas paróquias onde desenvolvo o meu apostolado, representantes do poder associativo, enfim um êxito de que me sinto muito alegre e feliz”.
PT – Satisfeito?
Padre Nuno – “Sem dúvida. Satisfeito e surpreendido pela adesão de tanta gente. Celebrar 25 anos de padre não é fácil. Tive a graça de celebrar na minha terra em Portugal com a minha família. Tive a graça de celebrar em África com os meus irmãos em São Tomé e Príncipe. E agora, aqui nos EUA”.
PT – Pode ser mais pormenorizado?
Padre Nuno – “Fizemos uma peregrinação a Roma. Foi um grupo de 45 pessoas provenientes da paróquia de Santo António e paróquias vizinhas. Estivemos na igreja de Santo António em Roma, onde celebrei missa. Recebemos a bênção papal e rezamos em Fátima aos pés de Nossa Senhora”.
Missa solene comemorativa dos 25 anos de ordenação sacerdotal
Eram 10:30 da manhã de domingo, 19 de outubro. O padre Nuno Rodrigues fazia o habitual trajeto: sacristia, altar da igreja de Santo António. Estava acompanhado pelo diácono Carlos Botelho. Uma caminhada entre os paroquianos numa igreja esgotada. Celebravavam-se os 25 anos de ordenação sacerdotal do padre Nuno Rodrigues. Foi eloquente no uso da palavra. Resumiu o trajeto de celebrações da efeméride, que traduziu num livro apresentado por Claúdia Calheiros.
Fotogaleria de PT/A. Pessoa:
Missa na igreja de Santo António em Pawtucket com o padre aniversariante Nuno Rodrigues.
Padre aniversariante.
Padre aniversariante com os padres Fernando Cabral e Carlos Jacob.
Padre aniversariante com Joshua Lima, Nina Anastácio, Peter Sousa, Patricia Estrela e Carla LaChapelle
Claudia Calheiros.
Herberto Silva.
Lançamento do livro na ocasião do aniversário.
Daniel da Ponte e Márcia Sousa da Ponte.
Celebrantes do aniversário.




0 Comments