Almanaque, 13 mar 2026

by | Mar 13, 2026 | Outras Notícias

 

Lisboa, 13 mar 2026 (Lusa) – Hoje é sexta-feira, 13 de março, septuagésimo segundo dia do ano. Dia Mundial do Sono. Faltam 293 dias para o final de 2026.

Este dia é dedicado aos Santos Rodrigo e Salomão, mártires, e a Santa Eufrásia, virgem.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a fase nova. Lua nova, dia 19, às 01:23.

O sol nasce às 06:51 e o ocaso regista-se às 18:42.

No porto de Lisboa, a baixa-mar verifica-se às 04:46, e às 17:10 a preia-mar às 11:17 e às 23:38.

Peixes é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se o astrónomo norte-americano Percival Lowell (1855), o compositor austríaco Hugo Wolf (1860) e o poeta turco George Seferis (1900).

Nesta data, em 1781, o astrónomo britânico William Hershel descobria o planeta Úrano.

Em 1881, o czar Alexandre II era assassinado por um militante da Vontade do Povo.

Em 1905, Margaretha Zella iniciava a carreira artística como bailarina, adotando o nome de Matta-Hari.

Em 1942, na II Guerra Mundial, aviões bombardeiros britânicos lançavam um ataque à cidade alemã de Colónia.

Em 1966, era fundada a União para a Independência Total de Angola (UNITA), sob a presidência de Jonas Malheiro Savimbi.

Em 1976, decorriam, no Porto, os trabalhos da cimeira da Internacional Socialista, com os principais líderes europeus, o português Mário Soares, o alemão Willy Brandt, Bruno Kreisky, da Áustria, Olof Palme, da Suécia, e François Mitterrand, da França.

Em 1977, morria, aos 70 anos, num hospital de Praga, o porta-voz da Carta-77 pelos direitos humanos Jan Pattocka.

Em 1987, registava-se, pelo segundo ano consecutivo, a morte de uma pessoa num acidente no Rali de Portugal.

Em 1990, o Congresso dos Deputados do Povo da URSS punha fim ao monopólio do Partido Comunista, adotando o sistema pluripartidário.

Em 1996, morria, aos 93 anos, o embaixador Ruy Teixeira Guerra.

Morria, aos 54 anos, o cineasta polaco Krzysztof Kieslowski, realizador de “O Decálogo”.

Em 1999, Ana Gomes, representante portuguesa em Jacarta, chegava a Díli – era a primeira representante do Estado português a pisar solo timorense desde 1975.

Em 2003, entrava em vigor, o novo sistema de comparticipação de medicamentos, em Portugal.

Era constituída a Fundação Luís Figo, em Lisboa.

Em 2004, uma manifestação espontânea em Madrid, em frente à sede do PP, reunia milhares de pessoas que exigiam a verdade sobre os atentados do dia 11.

Em 2005, a Síria assegurava a retirada total das tropas do Líbano antes das eleições, em maio.

Morria, aos 68 anos, Taïra Yoshihisa, compositor japonês.

Em 2006, o BCP fazia a Oferta Pública de Aquisição sobre o BPI.

O Ministério da Educação apresentava as novas regras de admissão à docência, no Ensino Superior.

Morria, aos 80 anos, Maureen Stapleton, atriz norte-americana, distinguida com um Óscar, um Emmy e dois Tony.

Morria, aos 86 anos, e Eduardo Leal Loureiro, médico, antigo dirigente do CDS, primeiro presidente eleito da Câmara de Viseu após o 25 de Abril.

Em 2007, realizava-se em Oeiras a primeira Cimeira Luso-Tunisina.

O Papa Bento XVI divulgava o “Sacramentum Caritatis” (O Sacramento da Caridade), o segundo texto mais importante do seu pontificado, em que defende a manutenção do celibato dos padres e a utilização do latim e do canto gregoriano na eucaristia, designadamente em celebrações internacionais.

O filme “Rapace”, do realizador português João Nicolau, conquistava o Grande Prémio da IV edição do Festival Europeu de Curtas-metragens de Réus, Espanha.

Em 2008, todas as pessoas casadas ao abrigo da lei portuguesa passavam a poder divorciar-se em poucos minutos através de um portal na Internet.

O cantor espanhol Plácido Domingo era eleito o melhor tenor de todos os tempos por um grupo de críticos britânicos para uma sondagem da publicação BBC Music Magazine.

Em 2009, o Governo português anunciava a criação de uma base de dados dos sem-abrigo.

Em 2010, morria, aos 68 anos, o jornalista José Gabriel Viegas, que se destacou antes do 25 de abril nas emissões em português da France Inter, da rádio pública francesa.

Morria, aos 79 anos, o cantor francês Jean Ferrat, defensor da ideologia comunista e autor de cerca de 200 canções.

Em 2013, era inaugurado o observatório ALMA, no Chile.

O cardeal arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, era eleito Papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco.

Em 2014, morria, aos 81 anos, Paulo Goulart, ator brasileiro.

Em 2015, morria, aos 88 anos, Tomé de Barros Queirós, cantor, intérprete de “Saudade de Sintra” e “Maria, minha Maria”.

Em 2017, um crânio com cerca de 400 mil anos era descoberto em Portugal era considerado o fóssil humano mais antigo encontrado no país.

Em 2019, morria, aos 76 anos, Amadeu Caronho, ator.

Morria, aos 84 anos, Armando Caldas, ator, encenador e um dos fundadores do Teatro Moderno de Lisboa.

Em 2020, a juíza Ekaterini Sakelaropulu tomava posse como Presidente da Grécia, era a primeira mulher a assumir o cargo de chefe de Estado no país.

Em 2022, a Rússia atacava a base ucraniana de Yavoriv, a cerca de 25 quilómetros da fronteira com a Polónia.

Morria, aos 71 anos, o ator norte-americano William Hurt, premiado com um Óscar de Melhor Ator em ‘O beijo da mulher aranha’1985).

Em 2023, a dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert (The Daniels) conquistava o Óscar de Melhor Realização, na 95.ª edição dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, por “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”.

Em 2024, o Parlamento Europeu aprovava aquela que classificou como uma “lei histórica” para regular a inteligência artificial na União Europeia, a primeira legislação ao nível mundial para esta tecnologia, para salvaguardar os direitos fundamentais, ao mesmo tempo que impulsiona a inovação, no espaço comunitário.

Em 2025, morria, aos 65 anos, Miguel Macedo, advogado e político, ministro da Administração Interna no XIX Governo Constitucional, entre 2011 e 2014.

 

==============.

(Fonte: Informação de dados astronómicos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Instituto Hidrográfico)

 

 

0 Comments

Related Articles