Exposição de fotografia do século XIX inclui trabalhos de Manuel Goulart

by | Jan 21, 2026 | Cultura, Notícias das comunidades

 

Está patente no New Bedford Whaling Museum uma exposição de fotografia proporcionando uma visão do mundo desta arte no século 19 bem como a vivência das pessoas desta região durante esse período.

“Look Pleasant, Please” (“Sorria, por favor”), fotografia de retrato no início da era da fotografia em New Bedford consta de mais de 300 retratos captados entre 1839, ano da invenção da fotografia, e 1900.

Patrocinada em parte pela Fundação William Wood, a exposição estará patente de 16 de janeiro a 7 de setembro na Galeria Wattles do museu. A coleção inclui artigos relacionados com os irmãos Goulart, incluindo impressões, negativos, diapositivos, estereoscópios, postais de Natal e até a máquina fotográfica de Manuel Goulart.

“Na minha pesquisa, encontrei mais de 200 fotógrafos que trabalharam em New Bedford, algures entre 1839 e 1900”, referiu ao PT a curadora Marina Wells na tarde da passada sexta-feira aquando da deslocação da nossa reportagem ao New Bedford Whaling Museum.

“A exposição celebra os fotógrafos de estúdio que impulsionaram o desenvolvimento da fotografia em New Bedford e examina o cenário cultural único que se desenvolveu à sua volta”, disse Marina Wells.

Manuel e José Goulart nasceram em Fayal, na vila de Flamengos, filhos de uma padeira e de um empreiteiro. Manuel era o mais interessado pela fotografia. Por volta de 1885, obteve algumas chapas secas preparadas comercialmente, quando estas se tornaram disponíveis em Lisboa. Foi para New Bedford em 1889 para se tornar fotógrafo.

Manuel geria o seu próprio estúdio desde 1892 na South Sixth Street, em New Bedford. 

Por sua vez, José era músico nos Açores, mas quando o irmão regressou em 1895, viajou com ele para registar imagens das ilhas. Produziram uma série de estereoscopias para o público em geral.

Os dois foram para New Bedford em 1896 e José estudou fotografia com Manuel, para poder abrir o seu próprio estúdio na Horta em 1900. Manuel viria a falecer em Mattapoisett em 1946, enquanto que José viveu nos Açores até à sua morte.

“Na minha pesquisa, encontrei John V. Azevedo, um fotógrafo em New Bedford que era provavelmente dos Açores (indicado no censo como proveniente das “Ilhas do Atlântico”), imigrara em 1888 com a sua mulher Mary e a sua mãe, ambas falantes apenas de português. No final da década de 1890, Azevedo colaborou com o fotógrafo austríaco William Kozorek, sob o nome de estúdio “Kozorek & Azevedo”, referiu ainda Marina Wells.

 

0 Comments

Related Articles