Lisboa, 23 jan 2026 (Lusa) – Hoje é sexta-feira, 23 de janeiro, vigésimo terceiro dia do ano e Dia Mundial da Liberdade. Faltam 343 dias para o final de 2026.
Este dia é dedicado a Santo Ildefonso, Bispo, e a São João Esmoler, Bispo.
Nos céus, a Lua encontra-se na fase crescente. Quarto crescente, dia 26, às 04:48.
O Sol nasce às 07:49 e o ocaso regista-se às 17:48.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:50 e às 18:13, a baixa-mar, às 11:46 e às 23:58.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário, destacando-se o pintor impressionista francês Edouard Manet (1832), o cineasta russo Sergei Eisenstein (1898) e o ator Randolph Scott (1903).
Nesta data, em 1777, o Marquês de Pombal mandava incendiar a Trafaria.
Em 1905 morria, aos 59 anos, em Lisboa, o caricaturista e ceramista Rafael Bordalo Pinheiro, criador da figura do Zé Povinho.
Em 1937, 17 dirigentes comunistas confessavam, em Moscovo, ter conspirado com Leon Trotsky para derrubar José Estaline.
Em 1949, realizava-se o comício de candidatura do general Norton de Matos à Presidência da República Portuguesa, pela Oposição Democrática, na Quinta das Pedreiras, antigo centro hípico, conhecido por comício da Fonte da Moura.
Em 1963, começava a luta armada do PAIGC pela independência da Guiné.
Em 1973, o Presidente dos EUA, Richard Nixon, anunciava o estabelecimento de um acordo para o termo da guerra do Vietname.
Em 1981, a escritora Marguerite Yourcenar tornava-se a primeira mulher a ser admitida na Academia Francesa, fundada em 1653.
Em 1986, no penúltimo dia da campanha eleitoral para a Presidência da República Portuguesa, o candidato comunista, Ângelo Veloso, desistia a favor de Salgado Zenha.
No Iémen do Sul, após dez dias de guerra civil e cerca de dez mil mortos, os rebeldes marxistas reivindicavam a vitória sobre o Presidente Ali Nasser Mohammed.
Em 1987, o nadador português Alexandre Yokochi conquistava a medalha de ouro nos 200 metros bruços no meeting internacional da Golden Cup, em Estrasburgo.
Em 1989, morria, aos 84 anos, o pintor surrealista espanhol Salvador Dali.
Em 1991, começava a guerra terrestre das forças dos EUA contra as forças iraquianas, no Kuwait.
Em 1992, zarpava de Lisboa, rumo a Timor-Leste, a Lusitânia Expresso, a bordo do qual seguiam dezenas de jovens de vários países dispostos a homenagear as vítimas do massacre do cemitério de Santa Cruz, em Díli.
A Procuradoria-Geral da República mandava arquivar, por falta de provas, o processo sobre o acidente de Camarate, que vitimou o então primeiro-ministro, Francisco Sá Carneiro, e o ministro da Defesa, Amaro da Costa.
Em 1995, o primeiro-ministro português Aníbal Cavaco Silva anunciava que não voltaria a candidatar-se à liderança do PSD.
Jacques Delors deixava, oficialmente, a presidência da Comissão Europeia, sendo substituído pelo luxemburguês Jacques Santer.
Em 1996, a República Checa apresentava o pedido de adesão à União Europeia.
Em 1998, a filha de Fidel Castro, Alina Fernandez Revuelta, pedia asilo político a Espanha.
Em 2002, morria, aos 71 anos, o sociólogo francês Pierre Bourdieu.
Em 2003, o Governo português decidia juntar, num mesmo organismo, os serviços nacionais de Bombeiros e de Proteção Civil.
Em 2004, realizava-se a greve geral dos professores portugueses.
A sonda europeia Mars Express, na órbita de Marte desde o dia de Natal, encontrava água e dióxido de carbono congelados no Pólo Sul do planeta.
Em 2005, tomava posse o Presidente eleito da Ucrânia, Viktor Iuschenko, vencedor das eleições de 26 de dezembro.
Em 2006, António Mega Ferreira assumia a presidência do conselho de administração do Centro Cultural de Belém.
A Justiça turca anulava, em definitivo, o julgamento do escritor Orhan Pamuk, que viria a ser distinguido com o Nobel da Literatura, no mês de outubro.
Em 2007, era divulgado em Castelo Branco o programa de descentralização cultural Território Artes, iniciativa do Instituto das Artes, que prevê o investimento de 700 mil euros em cofinanciamento de produções artísticas.
Morria, aos 74 anos, Ryszard Kapuscinski, jornalista, ensaísta e escritor polaco, Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades 2003.
Morria, aos 88 anos, E. Howard Hunt, antigo agente da CIA, um dos responsáveis pelo escândalo Watergate que levou à demissão do Presidente norte-americano Richard Nixon.
Morria, aos 81 anos, Leopoldo Pirelli, engenheiro italiano, antigo presidente da empresa de cablagens e de pneus Pirelli.
Morria, aos 73 anos, António Henrique Rodrigo de Oliveira Marques, historiador, professor, antigo maçon, autor da “História de Portugal”, obra publicada em vários volumes e traduzida em diversas línguas.
Em 2008, dezanove pessoas morriam quando um avião polaco de transporte militar EADS Casa se despenhou na aterragem no aeroporto de Miroslawiec.
Em 2009, a maioria socialista aprovava, em votação final global, no Parlamento, a nova lei do pluralismo e da não concentração nos meios de comunicação social.
Em 2013, morria, aos 82 anos, Alda Pinto, atriz que fez teatro de revista, integrou as companhias do Vasco Morgado e do Teatro ABC, com as quais fez duas digressões às ex-colónias portuguesas em África.
Morria, aos 60 anos, Béla Várady, ex-futebolista húngaro medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, e segundo melhor marcador europeu em 1976/77.
Em 2015, morria, com 75 anos, Miguel Galvão Teles, advogado e antigo presidente da mesa da assembleia geral do Sporting.
Em 2017, morria, aos 75 anos, Gorden Kaye, ator britânico conhecido sobretudo por ter interpretado o papel de René Artois, na série televisiva de comédia “Alô, Alô!”.
Em 2018, morria, aos 78 anos, Hugh Masekela, trompetista de jazz sul-africano envolvido na luta contra o Apartheid.
Em 2019, morria, aos 96 anos, Jonas Mekas, realizador, referência do cinema norte-americano experimental e de vanguarda.
Em 2020, morria, aos 90 anos, José Lemos Ferreira, ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e antigo presidente do Conselho de Gerência na Aeroportos e Navegação Aérea.
Em 2021, morria, aos 83 anos, Carlos Antunes, antifascista, fundador das Brigadas Revolucionárias.
Morria, aos 87 anos, Larry King, apresentador de televisão norte-americano.
Morria, aos 95 anos, Hal Holbrook, ator norte-americano.
Em 2022, o Sporting conquistava pela primeira vez no seu historial a Taça Hugo dos Santos em basquetebol, ao vencer o Benfica por 66-64, na final disputada no Pavilhão Multiusos de Sines.
O francês Sébastien Loeb (Ford Puma) vencia o rali de Monte Carlo, prova de abertura do Campeonato do Mundo, tornando-se, aos 47 anos, no mais velho piloto de sempre a vencer uma prova mundial.
Em 2023, morria, aos 94 anos, José Júlio Gonçalves, fundador e antigo reitor da Universidade Moderna.
Em 2024, morria, aos 76 anos, Melanie Safka, cantora e compositora norte-americana, uma das três mulheres a atuar no festival de Woodstock, em 1969, com Joan Baez e Janis Joplin. Destacou-se com canções como “Look What They’ve Done to My Song Ma” e “Lay Down (Candles in the Rain)”.
Em 2025, o Presidente norte-americano, Donald Trump, exortava a Arábia Saudita e a OPEP a baixarem o preço do petróleo, argumentando que “se o preço baixasse, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia terminaria imediatamente”.
(Fonte: Informação de dados astronómicos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Instituto Hidrográfico)






0 Comments